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dc.contributor.advisorRoque-Specht, Vânia Ferreira-
dc.contributor.authorMack, Thaliane Tereza Araujo Dias-
dc.date.accessioned2020-07-06T17:54:01Z-
dc.date.available2020-07-06T17:54:01Z-
dc.date.issued2020-06-06-
dc.date.submitted2020-02-27-
dc.identifier.citationMACK, Thaliane Tereza Araujo Dias. Percepção dos consumidores do Distrito Federal acerca dos atributos nutricionais e de qualidade da carne suína. 2020. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39081-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020.pt_BR
dc.description.abstractOs padrões de produção de carne suína sofreram evidentes transformações nas últimas décadas, as quais são atribuídas a muitas razões como melhoramento genético, maior preocupação em atender o consumidor e suas exigências sensoriais, nutricionais e de qualidade. Todavia, ainda que estes fatores sejam importantes, são vários os aspectos que impactam na percepção dos consumidores sobre a carne suína, que incluem aspectos culturais, sociais e sociodemográficos. Desta forma, este estudo objetivou avaliar a percepção de 1664 consumidores do Distrito Federal sobre os atributos nutricionais e de qualidade da carne suína, com ênfase em entender quais destes atributos são esperados pelos consumidores e como impactam no consumo da carne. Foi aplicado survey contendo 70 itens que contemplavam aspectos sociodemográficos, conhecimento sobre carnes, auto percepção sobre a própria alimentação e conhecimentos sobre os aspectos nutricionais e de qualidade da carne suína. Utilizou-se como base a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva, análise fatorial e regressão logística. Os resultados indicam que a qualidade, as atitudes e a consciência saudável são os fatores que impactam fortemente na percepção dos consumidores. Seriam importantes estratégias de marketing que informassem aos consumidores sobre a forma de criação, variedade de cortes, possibilidades de preparo, bem como quanto aos aspectos nutricionais da carne suína objetivando mudar o panorama de consumo na população estudada.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção dos consumidores do Distrito Federal acerca dos atributos nutricionais e de qualidade da carne suínapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCarne suínapt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordTeoria do comportamento planejadopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Production standards of pork meat have undergone evident changes in the last few decades, which are attributed to many reasons such as genetic improvement, greater concern in serving the consumer and his sensory, nutritional and quality requ irements. However, although these factors are important, there are several aspects that impact consumers' perception of swine protein, which include cultural, social and sociodemographic aspects. Thus, this study aimed to assess the perception of 1664 consumers in the Federal District about the nutritional and quality attributes of pork, with an emphasis on understanding which of these attributes are expected by consumers and how they impact on protein consumption. A survey was applied containing 70 items that contemplated sociodemographic aspects, knowledge about meat, self-perception about their own food and knowledge about the nutritional and quality aspects of pork. The Theory of Planned Behavior (TPB) was used as framework. The data were analyzed using descriptive statistics, factor analysis and logistic regression. The results indicate that quality, attitudes and a healthy conscience are the factors that strongly impact the perception of consumers. They would be important marketing strategies that would inform consumers about the form of creation, variety of cuts, preparation possibilities, as well as about the nutritional aspects of swine protein.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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