Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Roque-Specht, Vânia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Mack, Thaliane Tereza Araujo Dias | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T17:54:01Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T17:54:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MACK, Thaliane Tereza Araujo Dias. Percepção dos consumidores do Distrito Federal acerca dos atributos nutricionais e de qualidade da carne suína. 2020. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39081 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os padrões de produção de carne suína sofreram evidentes transformações nas
últimas décadas, as quais são atribuídas a muitas razões como melhoramento
genético, maior preocupação em atender o consumidor e suas exigências
sensoriais, nutricionais e de qualidade. Todavia, ainda que estes fatores sejam
importantes, são vários os aspectos que impactam na percepção dos consumidores
sobre a carne suína, que incluem aspectos culturais, sociais e sociodemográficos.
Desta forma, este estudo objetivou avaliar a percepção de 1664 consumidores do
Distrito Federal sobre os atributos nutricionais e de qualidade da carne suína, com
ênfase em entender quais destes atributos são esperados pelos consumidores e
como impactam no consumo da carne. Foi aplicado survey contendo 70 itens que
contemplavam aspectos sociodemográficos, conhecimento sobre carnes, auto
percepção sobre a própria alimentação e conhecimentos sobre os aspectos
nutricionais e de qualidade da carne suína. Utilizou-se como base a Teoria do
Comportamento Planejado (TCP). Os dados foram analisados utilizando estatística
descritiva, análise fatorial e regressão logística. Os resultados indicam que a
qualidade, as atitudes e a consciência saudável são os fatores que impactam
fortemente na percepção dos consumidores. Seriam importantes estratégias de
marketing que informassem aos consumidores sobre a forma de criação, variedade
de cortes, possibilidades de preparo, bem como quanto aos aspectos nutricionais
da carne suína objetivando mudar o panorama de consumo na população estudada. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção dos consumidores do Distrito Federal acerca dos atributos nutricionais e de qualidade da carne suína | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carne suína | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do comportamento planejado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Production standards of pork meat have undergone evident changes in the last few
decades, which are attributed to many reasons such as genetic improvement,
greater concern in serving the consumer and his sensory, nutritional and quality requ
irements. However, although these factors are important, there are several aspects
that impact consumers' perception of swine protein, which include cultural, social
and sociodemographic aspects. Thus, this study aimed to assess the perception of
1664 consumers in the Federal District about the nutritional and quality attributes of
pork, with an emphasis on understanding which of these attributes are expected by
consumers and how they impact on protein consumption. A survey was applied
containing 70 items that contemplated sociodemographic aspects, knowledge about
meat, self-perception about their own food and knowledge about the nutritional and
quality aspects of pork. The Theory of Planned Behavior (TPB) was used as
framework. The data were analyzed using descriptive statistics, factor analysis and
logistic regression. The results indicate that quality, attitudes and a healthy
conscience are the factors that strongly impact the perception of consumers. They
would be important marketing strategies that would inform consumers about the form
of creation, variety of cuts, preparation possibilities, as well as about the nutritional
aspects of swine protein. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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