Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Flávio Henrique Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T17:40:56Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T17:40:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Flávio Henrique Diniz. Percepção de justiça organizacional e de efetividade da avaliação de desempenho na Polícia Federal. 2020. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39076 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Nova Administração Pública, partindo-se da premissa de otimização dos
recursos, impôs ao gestor público uma gestão orientada ao resultados, sendo que para
tanto, boas práticas, estratégias e ferramentas gerenciais utilizadas no setor privado
passaram a compor o portifólio do novo serviço público brasileiro, com objetivo de
atingir maior eficiência, eficácia, efetividade organizacional e satisfação dos
administrados. Nesse cenário, a avaliação de desempenho individual apresenta-se como
importante instrumento para a gestão de pessoas e, sendo percebida como justa no
âmbito da organização, provavelmente também será percebida como efetiva pelos
avaliadores, avaliados e stakeholders. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa
consiste em testar, empiricamente, quais são os efeitos preditivos entre as variáveis
‘percepção de justiça organizacional’ (considerada em suas três dimensões, distributiva,
interacional e processual) sobre a ‘percepção de efetividade da prática da avaliação de
desempenho (nível individual), por servidores da polícia federal. A amostra final foi
composta por 740 participantes, servidores da Polícia Federal, em todos os cargos
policiais (agentes, delegados, escrivães, papiloscopistas e peritos) e administrativos,
lotados nos 26 Estados e no Distrito Federal. O questionário adotado utilizou dois
instrumentos: Escala de Percepção de Justiça Organizacional (EPJO) e Escala de
Percepção de Efetividade da prática da avaliação de desempenho (EPEPAD), sendo a
primeira validada por Mendonça et al (2003) e a última construída e validada para o
presente estudo. Os resultados encontrados no modelo de regressão demonstraram
que a justiça organizacional é importante preditora da percepção da efetividade da
prática de avaliação de desempenho. Dentre as principais contribuições desta pesquisa
apresentam-se a proposição e indícios de validade de uma medida para aferir a
percepção de efetividade da prática de avaliação de desempenho individual; a
demonstração empírica do construto justiça organizacional como preditor de percepção
de efetividade da avaliação de desempenho individual e, por fim, uma revisão da
literatura Nacional e Internacional sobre as principais dimensões da efetividade da AD. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção de justiça organizacional e de efetividade da avaliação de desempenho na Polícia Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polícia Federal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The New Public Management (NPM), based on the premise of resource
optimization, imposed a result-oriented management on the public manager, and for
that, good practices, strategies and managerial tools used in the private sector became
part of the new public service portfolio, with the objective of achieving greater efficiency,
efficacy, organizational effectiveness and consumers satisfaction. In this scenario,
performance appraisal presents itself as an important tool for people management and,
being perceived as fair within the organization, it will probably also be perceived as
effective by appraisers, appraisers and stakeholders. Thus, the general objective of this
research is to test, empirically, what are the predictive effects between the variables'
perception of organizational justice '(considered in its three dimensions, distributive,
interactional and procedural) on the' perception of effectiveness of the practice of
performance appraisal by federal police officers. The final sample consisted of 740
participants, public servants of the Federal Police, in all law enforcement positions and
administrative staff, located in the 26 States and the brazilian Federal District. The
adopted questionnaire used two instruments: Scale of Perception of Organizational
Justice (SPOJ) and Scale of Perception of Effectiveness of the practice of performance
appraisal (SPEPA), the first being validated by Mendonça et al (2003) and the last one
constructed and validated for the present study. The results found in the regression
model demonstrated that organizational justice is an important predictor of the
perception of the effectiveness of the performance evaluation practice. Among the main
contributions of this research are the proposition and evidence of the validity of a
measure to assess the perception of effectiveness of the practice of performance
appraisal; the empirical demonstration of the organizational justice construct as a
predictor of perception of effectiveness of performance appraisal and, finally, a review
of the Brazilian and international literature on the main dimensions of the effectiveness
of PA. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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