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2020_FlávioHenriqueDinizOliveira.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antonio-
dc.contributor.authorOliveira, Flávio Henrique Diniz-
dc.date.accessioned2020-07-06T17:40:56Z-
dc.date.available2020-07-06T17:40:56Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.date.submitted2020-02-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávio Henrique Diniz. Percepção de justiça organizacional e de efetividade da avaliação de desempenho na Polícia Federal. 2020. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39076-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA Nova Administração Pública, partindo-se da premissa de otimização dos recursos, impôs ao gestor público uma gestão orientada ao resultados, sendo que para tanto, boas práticas, estratégias e ferramentas gerenciais utilizadas no setor privado passaram a compor o portifólio do novo serviço público brasileiro, com objetivo de atingir maior eficiência, eficácia, efetividade organizacional e satisfação dos administrados. Nesse cenário, a avaliação de desempenho individual apresenta-se como importante instrumento para a gestão de pessoas e, sendo percebida como justa no âmbito da organização, provavelmente também será percebida como efetiva pelos avaliadores, avaliados e stakeholders. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em testar, empiricamente, quais são os efeitos preditivos entre as variáveis ‘percepção de justiça organizacional’ (considerada em suas três dimensões, distributiva, interacional e processual) sobre a ‘percepção de efetividade da prática da avaliação de desempenho (nível individual), por servidores da polícia federal. A amostra final foi composta por 740 participantes, servidores da Polícia Federal, em todos os cargos policiais (agentes, delegados, escrivães, papiloscopistas e peritos) e administrativos, lotados nos 26 Estados e no Distrito Federal. O questionário adotado utilizou dois instrumentos: Escala de Percepção de Justiça Organizacional (EPJO) e Escala de Percepção de Efetividade da prática da avaliação de desempenho (EPEPAD), sendo a primeira validada por Mendonça et al (2003) e a última construída e validada para o presente estudo. Os resultados encontrados no modelo de regressão demonstraram que a justiça organizacional é importante preditora da percepção da efetividade da prática de avaliação de desempenho. Dentre as principais contribuições desta pesquisa apresentam-se a proposição e indícios de validade de uma medida para aferir a percepção de efetividade da prática de avaliação de desempenho individual; a demonstração empírica do construto justiça organizacional como preditor de percepção de efetividade da avaliação de desempenho individual e, por fim, uma revisão da literatura Nacional e Internacional sobre as principais dimensões da efetividade da AD.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção de justiça organizacional e de efetividade da avaliação de desempenho na Polícia Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEfetividadept_BR
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordJustiça organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordPolícia Federalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The New Public Management (NPM), based on the premise of resource optimization, imposed a result-oriented management on the public manager, and for that, good practices, strategies and managerial tools used in the private sector became part of the new public service portfolio, with the objective of achieving greater efficiency, efficacy, organizational effectiveness and consumers satisfaction. In this scenario, performance appraisal presents itself as an important tool for people management and, being perceived as fair within the organization, it will probably also be perceived as effective by appraisers, appraisers and stakeholders. Thus, the general objective of this research is to test, empirically, what are the predictive effects between the variables' perception of organizational justice '(considered in its three dimensions, distributive, interactional and procedural) on the' perception of effectiveness of the practice of performance appraisal by federal police officers. The final sample consisted of 740 participants, public servants of the Federal Police, in all law enforcement positions and administrative staff, located in the 26 States and the brazilian Federal District. The adopted questionnaire used two instruments: Scale of Perception of Organizational Justice (SPOJ) and Scale of Perception of Effectiveness of the practice of performance appraisal (SPEPA), the first being validated by Mendonça et al (2003) and the last one constructed and validated for the present study. The results found in the regression model demonstrated that organizational justice is an important predictor of the perception of the effectiveness of the performance evaluation practice. Among the main contributions of this research are the proposition and evidence of the validity of a measure to assess the perception of effectiveness of the practice of performance appraisal; the empirical demonstration of the organizational justice construct as a predictor of perception of effectiveness of performance appraisal and, finally, a review of the Brazilian and international literature on the main dimensions of the effectiveness of PA.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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