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Título: Subjetividade social e aprendizagem na educação empresarial
Autor(es): Santos, Mariana Oliveira dos
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Assunto: Educação empresarial
Subjetividade - aprendizagem
Aprendizagem criativa
Data de publicação: 6-Jul-2020
Referência: SANTOS, Mariana Oliveira dos. Subjetividade social e aprendizagem na educação empresarial. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a relação entre uma prática educativa empresarial e a forma como o indivíduo aprende, com foco na aprendizagem criativa. O arcabouço teórico central que deu base ao trabalho foram os estudos de Mitjáns Martínez sobre a criatividade como processo da subjetividade humana e a Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey. A metodologia da pesquisa teve como referência a metodologia construtivo-interpretativa, fundamentado na proposta da Epistemologia Qualitativa também desenvolvida por González para o estudo da subjetividade. A pesquisa de campo consistiu no estudo de caso de uma prática educativa empresarial, voltada ao desenvolvimento de líderes, que contemplou a imersão no curso fornecido por uma empresa privada do ramo de consultoria e treinamento mediante inscrição aberta ao público, bem como o estudo das configurações subjetivas da ação de aprender de um dos participantes do curso. A construção da informação foi realizada com o apoio dos seguintes instrumentos: dinâmica conversacional, complemento de frases, análise documental, observação participante e Técnica de Explorações Múltiplas. Tal processo permitiu gerar inteligibilidade acerca de expressões da subjetividade social que constituiu o espaço social da aprendizagem, da forma como a aprendizagem se expressou nesse espaço, e de configurações subjetivas da ação de aprender do participante pesquisado no contexto dessa prática educativa empresarial. A partir dessas construções, formulamos a tese de que a subjetividade social do espaço de aprendizagem no contexto da prática educativa empresarial estudada se expressa, de forma predominante, pelas características do gerencialismo, bem como por relações pautadas pela competitividade e disputa de poder. As caraterísticas dominantes da prática educativa empresarial estudada, incluída a subjetividade social do espaço social em que se produz, favorecem a produção de aprendizagens reprodutivas em relação ao conteúdo abordado e compreensivas em relação à experiência da aprendizagem, não sendo favoráveis para a emergência de aprendizagem criativa. As escassas expressões de criatividade na aprendizagem na prática educativa estudada estão configuradas por sentidos subjetivos produzidos na história de vida do indivíduo, como expressão da sua dimensão funcional da criatividade.
Abstract: This research had as general objective to understand the relation between the business educational practice and how the individual learns, with a focus on creative learning. The central theoretical framework on which the work was based were the studies by Mitjáns Martínez on creativity as a process of human subjectivity and the Theory of Subjectivity developed by González Rey. The research methodology was based on the constructive- interpretative method, grounded on the proposal of Qualitative Epistemology also developed by González for the study of subjectivity. The field research consisted of a case study of an entrepreneurial educational practice, focused on the development of leaders, which included immersion in the course provided by a private company that operates with consultancy and training through registration open to the public, as well as the study of subjective configuration of the action of learning by one of the course participants. The construction of the information was carried out with the support of the following tools: conversational dynamics, complement of phrases, documentary analysis, participant observation and Multiple Exploration Technique. Such process allowed to generate intelligibility about expressions of social subjectivity that constituted the social space of learning, of the way learning was expressed in that space, and of subjective configurations of the learning action of the researched participant in the context of this corporate educational practice. From these constructions, we formulate the thesis that the social subjectivity of the learning space in the context of this business educational practice is expressed, predominantly, by the characteristics of managerialism, as well as by relations based on competitiveness and power dispute. The dominant characteristics of this business educational practice, including the social subjectivity of the social space in which it is produced, favor the production of reproductive learning in relation to the content addressed and comprehensive in relation to the learning experience, not being favorable for the emergence of creative learning. The scarce expressions of creativity in learning in this business educational practice are configured by subjective meanings produced in the individual's life story, as an expression of his functional dimension of creativity.
Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo general comprender la relación entre una práctica educativa empresarial y la forma en que el individuo aprende, con un enfoque en el aprendizaje creativo. El marco teórico central en el que se basó el trabajo fueron los estudios de Mitjáns Martínez sobre la creatividad como proceso de subjetividad humana y la Teoría de la subjetividad desarrollada por González Rey. La metodología de investigación se basó en el método constructivo-interpretativo, basado en la propuesta de Epistemología cualitativa también desarrollada por González para el estudio de la subjetividad. La investigación de campo consistió en un estudio de caso de una práctica educativa empresarial, dirigida al desarrollo de líderes, que incluyó la inmersión en el curso impartido por una empresa privada en el campo de la consultoría y la capacitación a través del registro abierto al público, así como el estudio de configuraciones subjetivas de la acción del aprendizaje por parte de uno de los participantes del curso. La construcción de la información se realizó con el apoyo de los siguientes instrumentos: dinámica conversacional, complemento de frases, análisis documental, observación participante y técnica de exploración múltiple. Tal proceso permitió generar inteligibilidad sobre las expresiones de subjetividad social que constituían el espacio social de aprendizaje, la forma en que se expresaba el aprendizaje en ese espacio y las configuraciones subjetivas de la acción de aprendizaje del participante investigado en el contexto de esta práctica educativa corporativa. A partir de estas construcciones, formulamos la tesis de que la subjetividad social del espacio de aprendizaje en el contexto de la práctica educativa empresarial estudiada se expresa, principalmente, por las características del gerencialismo, así como por las relaciones basadas en la competitividad y la disputa de poder. Las características dominantes de la práctica educativa empresarial estudiada, incluida la subjetividad social del espacio social en el que se produce, favorecen la producción de aprendizaje reproductivo en relación con el contenido abordado y completo en relación con la experiencia de aprendizaje, no siendo favorable para la aparición del aprendizaje creativo. Las escasas expresiones de creatividad en el aprendizaje en la práctica educativa empresarial estudiada están configuradas por los significados subjetivos producidos en la historia de vida del individuo, como una expresión de su dimensión funcional de la creatividad.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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