Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mitjáns Martínez, Albertina | - |
dc.contributor.author | Santos, Mariana Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:28:46Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:28:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana Oliveira dos. Subjetividade social e aprendizagem na educação empresarial. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39060 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a relação entre uma prática
educativa empresarial e a forma como o indivíduo aprende, com foco na aprendizagem criativa.
O arcabouço teórico central que deu base ao trabalho foram os estudos de Mitjáns Martínez
sobre a criatividade como processo da subjetividade humana e a Teoria da Subjetividade
desenvolvida por González Rey. A metodologia da pesquisa teve como referência a
metodologia construtivo-interpretativa, fundamentado na proposta da Epistemologia
Qualitativa também desenvolvida por González para o estudo da subjetividade. A pesquisa de
campo consistiu no estudo de caso de uma prática educativa empresarial, voltada ao
desenvolvimento de líderes, que contemplou a imersão no curso fornecido por uma empresa
privada do ramo de consultoria e treinamento mediante inscrição aberta ao público, bem como
o estudo das configurações subjetivas da ação de aprender de um dos participantes do curso. A
construção da informação foi realizada com o apoio dos seguintes instrumentos: dinâmica
conversacional, complemento de frases, análise documental, observação participante e Técnica
de Explorações Múltiplas. Tal processo permitiu gerar inteligibilidade acerca de expressões da
subjetividade social que constituiu o espaço social da aprendizagem, da forma como a
aprendizagem se expressou nesse espaço, e de configurações subjetivas da ação de aprender do
participante pesquisado no contexto dessa prática educativa empresarial. A partir dessas
construções, formulamos a tese de que a subjetividade social do espaço de aprendizagem no
contexto da prática educativa empresarial estudada se expressa, de forma predominante, pelas
características do gerencialismo, bem como por relações pautadas pela competitividade e
disputa de poder. As caraterísticas dominantes da prática educativa empresarial estudada,
incluída a subjetividade social do espaço social em que se produz, favorecem a produção de
aprendizagens reprodutivas em relação ao conteúdo abordado e compreensivas em relação à
experiência da aprendizagem, não sendo favoráveis para a emergência de aprendizagem
criativa. As escassas expressões de criatividade na aprendizagem na prática educativa estudada
estão configuradas por sentidos subjetivos produzidos na história de vida do indivíduo, como
expressão da sua dimensão funcional da criatividade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Subjetividade social e aprendizagem na educação empresarial | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação empresarial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem criativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research had as general objective to understand the relation between the business
educational practice and how the individual learns, with a focus on creative learning. The
central theoretical framework on which the work was based were the studies by Mitjáns
Martínez on creativity as a process of human subjectivity and the Theory of Subjectivity
developed by González Rey. The research methodology was based on the constructive-
interpretative method, grounded on the proposal of Qualitative Epistemology also developed
by González for the study of subjectivity. The field research consisted of a case study of an
entrepreneurial educational practice, focused on the development of leaders, which included
immersion in the course provided by a private company that operates with consultancy and
training through registration open to the public, as well as the study of subjective configuration
of the action of learning by one of the course participants. The construction of the information
was carried out with the support of the following tools: conversational dynamics, complement
of phrases, documentary analysis, participant observation and Multiple Exploration Technique.
Such process allowed to generate intelligibility about expressions of social subjectivity that
constituted the social space of learning, of the way learning was expressed in that space, and of
subjective configurations of the learning action of the researched participant in the context of
this corporate educational practice. From these constructions, we formulate the thesis that the
social subjectivity of the learning space in the context of this business educational practice is
expressed, predominantly, by the characteristics of managerialism, as well as by relations based
on competitiveness and power dispute. The dominant characteristics of this business
educational practice, including the social subjectivity of the social space in which it is produced,
favor the production of reproductive learning in relation to the content addressed and
comprehensive in relation to the learning experience, not being favorable for the emergence of
creative learning. The scarce expressions of creativity in learning in this business educational
practice are configured by subjective meanings produced in the individual's life story, as an
expression of his functional dimension of creativity. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tuvo como objetivo general comprender la relación entre una práctica
educativa empresarial y la forma en que el individuo aprende, con un enfoque en el aprendizaje
creativo. El marco teórico central en el que se basó el trabajo fueron los estudios de Mitjáns
Martínez sobre la creatividad como proceso de subjetividad humana y la Teoría de la
subjetividad desarrollada por González Rey. La metodología de investigación se basó en el
método constructivo-interpretativo, basado en la propuesta de Epistemología cualitativa
también desarrollada por González para el estudio de la subjetividad. La investigación de campo
consistió en un estudio de caso de una práctica educativa empresarial, dirigida al desarrollo de
líderes, que incluyó la inmersión en el curso impartido por una empresa privada en el campo de
la consultoría y la capacitación a través del registro abierto al público, así como el estudio de
configuraciones subjetivas de la acción del aprendizaje por parte de uno de los participantes del
curso. La construcción de la información se realizó con el apoyo de los siguientes instrumentos:
dinámica conversacional, complemento de frases, análisis documental, observación
participante y técnica de exploración múltiple. Tal proceso permitió generar inteligibilidad
sobre las expresiones de subjetividad social que constituían el espacio social de aprendizaje, la
forma en que se expresaba el aprendizaje en ese espacio y las configuraciones subjetivas de la
acción de aprendizaje del participante investigado en el contexto de esta práctica educativa
corporativa. A partir de estas construcciones, formulamos la tesis de que la subjetividad social
del espacio de aprendizaje en el contexto de la práctica educativa empresarial estudiada se
expresa, principalmente, por las características del gerencialismo, así como por las relaciones
basadas en la competitividad y la disputa de poder. Las características dominantes de la práctica
educativa empresarial estudiada, incluida la subjetividad social del espacio social en el que se
produce, favorecen la producción de aprendizaje reproductivo en relación con el contenido
abordado y completo en relación con la experiencia de aprendizaje, no siendo favorable para la
aparición del aprendizaje creativo. Las escasas expresiones de creatividad en el aprendizaje en
la práctica educativa empresarial estudiada están configuradas por los significados subjetivos
producidos en la historia de vida del individuo, como una expresión de su dimensión funcional
de la creatividad. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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