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Título: A pesquisa institucional e a pós-graduação em universidades públicas : a distribuição interna de bolsas de estudo entre programas de pós-graduação da Universidade de Brasília
Autor(es): Batista, Valquíria Perilo Sandoval
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Pesquisa institucional
Indicadores institucionais
Política pública
Bolsa de estudo
Pós-graduação
Data de publicação: 6-Jul-2020
Referência: BATISTA, Valquíria Perilo Sandoval. A pesquisa institucional e a pós-graduação em universidades públicas: a distribuição interna de bolsas de estudo entre programas de pós-graduação da Universidade de Brasília. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho teve como objetivo estabelecer a relação entre a Pesquisa Institucional ou “Institutional Research”, os indicadores institucionais da UnB e o gerenciamento da política pública da concessão de bolsa de estudo pela Capes e a UnB. Houve um aprofundamento do conhecimento da percepção dos gestores e bolsistas de diversos Programas de Pós-graduação em variadas áreas do conhecimento a partir da última nota (2017) da avaliação quadrienal da Capes. Essa diversificação no estudo tinha como objetivo ouvir as diferentes vozes sobre o mesmo assunto e proceder uma triangulação dos dados. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada, análise de conteúdo. Os resultados demostraram que a distribuição de bolsas de estudo na pós-graduação das maiores universidades brasileiras não está relacionada com a quantidade de discentes totais de cada IES, nem com a quantidade de Programas de pós-graduação e tampouco com as notas de avaliação da Capes. Percebeu-se, nas entrevistas, que os bolsistas tinham opiniões superficiais sobre o que havia contribuído para que fossem selecionados para receber a bolsa de estudos. Os gestores de bolsa detalharam melhor esse processo. A conclusão da pesquisa foi que, por meio da pesquisa institucional, é possível obter informações para se entender e melhorar processos de gestão como a distribuição de bolsas pela Capes considerando as maiores IES do Brasil, entre elas a UnB. Esse processo possibilita uma melhor análise dos dados institucionais e as políticas públicas de concessão de bolsas de estudo. As informações institucionais são fundamentais para gerar transparência nas bolsas e na seleção de candidatos à pós-graduação na UnB.
Abstract: This work establishes the relationship between “Pesquisa Institucional” or Institutional Research, the UnB's institutional indicators and the management of public policy for granting scholarships by Capes and UnB. There was a deepening of knowledge on the perception by managers and scholarship holders of several Postgraduate Programs of several areas of knowledge since the last note (2017) of Capes' four-year evaluation. This diversification on the study aimed to hear different voices on the same subject and to triangulate the data. The methodology included bibliographic research, document analysis, a semi-structured interview and content analysis. The results showed that the distribution of scholarships for postgraduation from the largest Brazilian universities is not related to the number of total students from each, neither to the number of postgraduate programs, neither to Capes evaluation grades. It was noticed in the interviews that the scholarship holders had a superficial opinion about what had contributed to their selection, to receive the scholarship. Scholarship managers have detailed this process better. The conclusion was that, through institutional research, it is possible to obtain information to understand and improve management processes such as the distribution of scholarships by Capes considering the largest universities in Brazil, including UnB. This process allows a better analysis of institutional data and public policies for granting scholarships. Institutional information was essential to generate transparency on scholarships and postgraduation students selections at UnB.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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