Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | - |
dc.contributor.author | Batista, Valquíria Perilo Sandoval | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T14:56:18Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T14:56:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-18 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Valquíria Perilo Sandoval. A pesquisa institucional e a pós-graduação em universidades públicas: a distribuição interna de bolsas de estudo entre programas de pós-graduação da Universidade de Brasília. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39045 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho teve como objetivo estabelecer a relação entre a Pesquisa Institucional ou
“Institutional Research”, os indicadores institucionais da UnB e o gerenciamento da
política pública da concessão de bolsa de estudo pela Capes e a UnB. Houve um
aprofundamento do conhecimento da percepção dos gestores e bolsistas de diversos
Programas de Pós-graduação em variadas áreas do conhecimento a partir da última
nota (2017) da avaliação quadrienal da Capes. Essa diversificação no estudo tinha
como objetivo ouvir as diferentes vozes sobre o mesmo assunto e proceder uma
triangulação dos dados. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise
documental, entrevista semiestruturada, análise de conteúdo. Os resultados
demostraram que a distribuição de bolsas de estudo na pós-graduação das maiores
universidades brasileiras não está relacionada com a quantidade de discentes totais
de cada IES, nem com a quantidade de Programas de pós-graduação e tampouco
com as notas de avaliação da Capes. Percebeu-se, nas entrevistas, que os bolsistas
tinham opiniões superficiais sobre o que havia contribuído para que fossem
selecionados para receber a bolsa de estudos. Os gestores de bolsa detalharam
melhor esse processo. A conclusão da pesquisa foi que, por meio da pesquisa
institucional, é possível obter informações para se entender e melhorar processos de
gestão como a distribuição de bolsas pela Capes considerando as maiores IES do
Brasil, entre elas a UnB. Esse processo possibilita uma melhor análise dos dados
institucionais e as políticas públicas de concessão de bolsas de estudo. As
informações institucionais são fundamentais para gerar transparência nas bolsas e na
seleção de candidatos à pós-graduação na UnB. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A pesquisa institucional e a pós-graduação em universidades públicas : a distribuição interna de bolsas de estudo entre programas de pós-graduação da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores institucionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolsa de estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work establishes the relationship between “Pesquisa Institucional” or Institutional
Research, the UnB's institutional indicators and the management of public policy for
granting scholarships by Capes and UnB. There was a deepening of knowledge on the
perception by managers and scholarship holders of several Postgraduate Programs of
several areas of knowledge since the last note (2017) of Capes' four-year evaluation.
This diversification on the study aimed to hear different voices on the same subject
and to triangulate the data. The methodology included bibliographic research,
document analysis, a semi-structured interview and content analysis. The results
showed that the distribution of scholarships for postgraduation from the largest
Brazilian universities is not related to the number of total students from each, neither
to the number of postgraduate programs, neither to Capes evaluation grades. It was
noticed in the interviews that the scholarship holders had a superficial opinion about
what had contributed to their selection, to receive the scholarship. Scholarship
managers have detailed this process better. The conclusion was that, through
institutional research, it is possible to obtain information to understand and improve
management processes such as the distribution of scholarships by Capes considering
the largest universities in Brazil, including UnB. This process allows a better analysis
of institutional data and public policies for granting scholarships. Institutional
information was essential to generate transparency on scholarships and
postgraduation students selections at UnB. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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