http://repositorio.unb.br/handle/10482/39044
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_MannyMarcelleMarraNaves.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A dimensão sociopragmática em exames de segunda língua : uma análise sobre a avaliação da competência pragmática no CELPE-BRAS |
Autor : | Naves, Manny Marcelle Marra |
Orientador(es):: | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de |
Assunto:: | Competência pragmática Segunda língua Avaliação Sociopragmática Celpe-Bras Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros |
Fecha de publicación : | 6-jul-2020 |
Data de defesa:: | 24-mar-2020 |
Citación : | NAVES, Manny Marcelle Marra. A dimensão sociopragmática em exames de segunda língua: uma análise sobre a avaliação da competência pragmática no CELPE-BRAS. 2020. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Partindo da premissa de que o Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é um exame de natureza comunicativa e sociointeracional (LOPEZ et al., 2016); de que a pragmática é um elemento considerado pelas teorias mais influentes acerca da competência comunicativa (CANALE; SWAIN, 1983; CELCE-MURCIA et al., 1995; BACHMAN, 1990); e de que a sociopragmática é a dimensão social da pragmática (LEECH, 1983); o objetivo deste estudo foi analisar a maneira pela qual a competência sociopragmática é avaliada no exame. A revisão de literatura foi feita com base em teorias sobre pragmática, competência pragmática e avaliação da competência pragmática. O entendimento sobre a sociopragmática adotado nesta pesquisa reflete a visão encontrada no documento referente às Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) de que trata-se da dimensão da linguagem relacionada, entre outros aspectos, aos interlocutores, aos papéis sociais, aos propósitos e ao ambiente no qual os sujeitos estão engajados durante a interação. Sob essa perspectiva, a análise documental - de natureza qualitativa e interpretativa - foi feita com base nos enunciados das tarefas e nos Parâmetros de Avaliação da Parte Escrita do exame. O corpus da pesquisa foi constituído por quatro tarefas de dez edições diferentes do exame, totalizando assim 40 tarefas, e pelo documento referente aos Parâmetros de Avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. A análise dos enunciados centrou-se sobre os seguintes aspectos: a contextualização das tarefas (em relação ao fator da interlocução, ao papel dos participantes, ao grau de imposição da interação, à distância social e ao poder social) e o potencial para a mobilização de determinados atos discursivos (pedidos, pedidos de desculpas, ofertas, recusas, conselhos, agradecimentos, alertas, sugestões, elogios e reclamações). Em relação aos Parâmetros de Avaliação, os resultados das análises sugerem que elementos sociopragmáticos subjazem ao construto do Celpe-Bras, ainda que não haja menções explícitas à sociopragmática como critério de avaliação. As análises também sugerem que os enunciados do Celpe-Bras, atualmente, apresentam elementos sociopragmáticos na contextualização das tarefas - como a relação de interlocução, o papel social do enunciador, o propósito textual e as variáveis contextuais (distância e poder social entre os interlocutores e o grau de imposição das ações sugeridas) - e apresentar potencial para a mobilização de atos discursivos de natureza diretiva (SEARLE, 1979 [1995]) e estratégias de (im)polidez (LAKOFF, 1973; BROWN; LEVINSON, 1987; LEECH, 1983) por parte dos examinandos. Entretanto, dos atos definidos preliminarmente, foram encontrados somente pedidos, sugestões e conselhos como ação primária sugerida pelas tarefas. Além disso, o ambiente de interação simulado nessas tarefas é predominantemente centrado no mundo do trabalho e as relações entre os interlocutores é, em sua maioria, profissional. |
Abstract: | Assuming that Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) is an exam of communicative and interactionist nature (LOPEZ et al., 2019); that Pragmatics is an element taken into account by the most influential theories about communicative competence (CANALE; SWAIN, 1983; CELCE-MURCIA et al., 1995; BACHMAN, 1990); and that Sociopragmatics is the social dimension of Pragmatics (LEECH, 1983); this thesis aims to analyze the way sociopragmatics competence is evaluated on the exam. The literature review was done based on theories on Pragmatics, pragmatic competence and on the evaluation of the pragmatic competence. The understanding of Sociopragmatics adopted in this thesis reflects the view of the document “Orientações Curriculares para o Ensino Médio” (BRASIL, 2006), in which it is considered the dimension of language related, among other aspects, to interlocutors, social roles, purposes and to the environment in which the subjects are engaged during the interaction. From this perspective, the document analysis - qualitative and interpretive - was done based on Celpe-Bras’ tasks and on the correction parameters of the Written Part of the exam. The corpus of research was constituted of 40 tasks, and of the document regarding the Celpe-Bras` Written Part Evaluation Parameters. The tasks analysis was focused on these aspects: the contextualization of the tasks (in relation to interlocution, participants roles, size of imposition, social distance and social power) and the potential for mobilization of certain discursive acts (requests, apologies, offerings, refusals, advice, counseling, expression of gratitude, warnings, suggestions and complaints). Regarding the evaluation parameters, the results suggest that sociopragmatic elements underlie Celpe-Bras’ construct, even though there is no explicit mentions to Sociopragmatics as an evaluation criteria. Analysis also suggests that Celpe-Bras’ tasks currently seem to contain sociopragmatic elements in their contextualization - such as the interlocution, the social role of the enunciator, the textual purpose and the contextual variables (social distance and power distance among interlocutors and the size of imposition of the proposed actions). It also seems to show potential for the mobilization of discursive acts of directive nature (SEARLE, 1979 [1995]) and (im)politeness strategies (LAKOFF, 1973; BROWN; LEVINSON, 1987; LEECH, 1983). However, among the acts defined beforehand, only request, suggestions and advice were found as the primary actions suggested in the tasks. Moreover, the interaction environment simulated in these tasks is centered around work, predominantly, and the relation among interlocutors is mostly professional. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
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