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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/39007
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Titre: Análise numérica das tensões de cantoeiras de aço formadas a frio, sob tração e conectadas por parafusos
Auteur(s): Fontes, Brenda Vieira Costa
Orientador(es):: Bezerra, Luciano Mendes
Coorientador(es):: Rocha, Jorge Douglas Bonilla
Assunto:: Estruturas metálicas
Conexões parafusadas
Engenharia civil
Référence bibliographique: FONTES, Brenda Vieira Costa. Análise numérica das tensões de cantoeiras de aço formadas a frio, sob tração e conectadas por parafuso. 2020. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Este trabalho é um estudo numérico das tensões de cantoneiras de aço formadas a frio, conectadas por parafusos e sob carga de tração. Devido à conexão parafusada, a cantoneira não se deforma uniformemente, surgindo então um fenômeno conhecido como shear lag, o qual reduz a capacidade resistente da cantoneira. Este fenômeno é também investigado neste trabalho. Para o cálculo da capacidade última da peça tracionada, a hipótese de ruptura da seção líquida é examinada e o fenômeno de shear lag levado em conta através do fator 𝐶𝑡. Com o intuito de verificar o comportamento de cantoneiras formadas a frio com conexões parafusadas, submetidas a tração, foram modeladas diversas cantoneiras com a ajuda do pacote comercial de análise por elementos finitos ABAQUS, considerando a não-linearidade geométrica e de material. Os resultados obtidos na análise numérica foram comparados com resultados de ensaios experimentais, chegando-se a uma boa concordância entre os mesmos. Contudo, constatou-se a viabilidade da modelagem numérica no apoio e complementação das pesquisas experimentais envolvendo perfis de chapas finas.
Abstract: This work is a stress numerical study of cold-formed tensile-loaded steel angles with bolt-connections. Due to the bolted connection, the angle does not deform evenly, resulting in a phenomenon known as shear lag, which reduces the resistant capacity of the angle under tension. This phenomenon is also investigated in this work. For the calculation of the piece final capacity, the hypothesis of rupture of the net section is examined and the phenomenon of shear lag considered through the factor 𝐶𝑡. In order to verify the behavior of cold-formed angles with bolted connections subjected to traction, several angles were modeled using the ABAQUS commercial finite element analysis package, considering geometric and material non-linearity. The results obtained in the numerical analysis were compared with results of experimental tests, reaching a good agreement between them. However, it was verified the feasibility of numerical modeling in the support and complementation of experimental research involving thin sheet profiles.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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