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Título: Tecnologia assistiva
Autor(es): Barbosa, Paulo Henrique Ferreira de Araujo
Silva, Danielle Brasil Barros da
Uechi, Cristina Akemi Shimoda
Martins, Emerson Fachin
Assunto: Engenharia biomédica
Reabilitação
Inovações tecnológicas
Data de publicação: 2017
Editora: EDUERN
Referência: BARBOSA, Paulo Henrique Ferreira de Araújo et al. Tecnologia assistiva. In: LEITE, Cicília Raquel Maia; Suelia Rodrigues Fleury Rosa (org.). Novas tecnologias aplicadas à saúde: integração de áreas transformando a sociedade. Mossoró, RN: EDUERN, 2017. p. 57-77. Disponível em: http://www.sbeb.org.br/site/wp-content/uploads/LivroVersaoFinal15-07-2017.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.
Resumo: Este capítulo surge da experiência adquirida pelos coautores ao trabalhar de forma cooperativa a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em Tecnologia Assistiva, inserindo o tema também nas atividades de ensino e extensão da Universidade de Brasília no âmbito do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação (NTAAI). Nos primeiros sete anos de existência do NTAAI, nos foi notório constatar que, embora a grande maioria dos estudantes, pesquisadores e professores tenham internalizado uma noção do que é uma Tecnologia Assistiva, nem todos tinham sucesso em diferenciar apropriadamente a Tecnologia Assistiva de outras Tecnologias em Saúde. Por este motivo, já na primeira seção deste capítulo iremos discutir quais características uma tecnologia necessita possuir para ser qualificada como assistiva, permitindo-se então compreender, pela leitura das seções subsequentes, o processo de evolução nas abordagens semântica e político-social pelas quais as tecnologias ditas assistiva passaram no Brasil. Uma vez compreendido esse processo, as diferentes classes de tecnologias assistivas estão caracterizadas de maneira a empoderar o leitor de conhecimento que o permita aprimorar e desenvolver soluções tecnológicas para assistência nas atividades humanas, bem como inovar por meio de produtos e planos de negócios que envolvam Tecnologia Assistiva.
Abstract: This chapter appears from the coauthors experience acquired in a cooperative work to provide research, development and innovation in Assistive Technology, also including the theme in the teaching and extra mural activities of the Universidade de Brasília under the Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação (NTAAI). Over the first seven years’ lifetime in the NTAAI, we notably realize that although the large majority of the students, researchers and professors have internalized a notion of what the Assistive Technology meaning, they do not had success to differentiate appropriately Assistive Technology from other Health Technologies. For this reason, already fallen in the first section of this chapter, we are going to discuss what characteristics must a technology has to be qualified as assistive, allowing to understand through the subsequent sections the process of evolution in the semantic and social-policy approaches by which the technologies named assistive went through in Brazil. Once understood this process, the different classes of assistive technologies are characterized to empower the reader of knowledge, allowing him to improve and develop technological solutions to assist human activities, as well as to innovate by mean of products and business models which includes Assistive Technology.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA)
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Chefe da Editora Universitária da UERN, Professora Anairam de Medeiros e Silva, em 21 de maio de 2020, para disponibilizar o texto integral da obra Novas tecnologias aplicadas à saúde: integração de áreas transformando a sociedade, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.
Aparece nas coleções:Livros e afins

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