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Título : Políticas linguísticas na educação bilíngue para surdos : reflexões críticas acerca de uma escola bilíngue no Distrito Federal
Autor : Bueno, Milene Galvão
Orientador(es):: Silva, Kleber Aparecido da
Assunto:: Política linguística
Surdos - Educação bilíngue
Língua brasileira de sinais
Surdos - educação
Fecha de publicación : 3-jul-2020
Citación : BUENO, Milene Galvão. Políticas linguísticas na educação bilíngue para surdos: reflexões críticas acerca de uma escola bilíngue no Distrito Federal. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : Esta dissertação origina-se de um problema social: as lacunas das leis e dos documentos que fragilizam um modelo educacional bilíngue para surdos, afetando diretamente a implementação de escolas bilíngues que queiram cumprir o que as leis regem no direito da oferta e do acesso à educação de surdos. Assim, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico – embasada em Lükde e André (2013), Flick (2009) e Creswell (2010) – tem como objetivo caracterizar e analisar criticamente tanto a praxis adotada numa escola bilíngue a partir de documentos legais e institucionais que a estabelecem quanto o fazer diário da sala de aula e os profissionais que ali atuam, trazendo uma discussão reflexiva sobre a única escola bilíngue implementada no Distrito Federal. Partindo disso, pretendo apresentar um levantamento crítico de políticas linguísticas que norteiam caminhos para um modelo de educação bilíngue para surdos e, assim, refletir criticamente sobre sua representatividade, através da análise dos dados. Sendo assim, tem-se a Lei da Libras nº 10.432/2002, o Decreto nº 5.626/2005, a Lei da Inclusão – PNE (2014) e, por fim, a Base Nacional Comum Curricular (2018). Dado isso, recorri à análise de dados coletados à luz de teóricos no campo da educação de surdos, valendo-me da Linguística Aplicada Crítica, dentre outras categorias teórico-metodológicas. Conforme constatado, os resultados demonstraram que há discrepâncias entre as concepções teóricas estabelecidas nos documentos oficiais e no Projeto Político-Pedagógico (PPT) da Escola Bilíngue de Libras e Português por Escrito de Taguatinga (EBT), corroborando com o relato das práticas por meio do discurso dos atores sociais envolvidos. Os documentos oficiais foram construídos a partir da concepção hegemônica ouvintista em sua maioria, resultando em omissões e silenciamentos na sua constituição, o que acarretou parâmetros rasos para sua interpretação e implementação na prática escolar bilíngue para surdos. Ainda sobre a ótica da escola-campo, apurou-se que, apesar de haver falhas na prática da instituição, discrepâncias no projeto, falta de profissionais capacitados e limitações hegemônicas impostas por instâncias educacionais no poder, ainda assim ela busca tentativas de contribuir para que o bilinguismo aconteça. Dado isso, é notório que as instituições governamentais e as autarquias educacionais que regem a atual educação brasileira devem se voltar para o alunado surdo, repensando e reformulando o sistema educacional de maneira que preencham as brechas nelas existentes, aprofundando essas políticas.
Abstract: The social problem that this theses seeks to study is the lacks in laws and documents that are related to a bilingual educational model to the deaf, what affects directly the existence of bilingual schools that wants to follow what the laws says about the offer’s rights and the access to education of the deaf. Therefore, this qualitative research with ethnographic nature – which is based on Lükde and André (2013), Flick (2009) and Creswell (2010) – seeks to characterize and analyze critically both the praxis of a bilingual school, with a view that consider the legal and institutional documents that establishes it and the daily routine of classes and the professionals who work there, bringing a reflective discussion that involves the only bilingual school of Distrito Federal, Brazil. Based on this, I intend to present a critical approach of linguistic policies that guide the paths to a model of bilingual education for deaf, reflecting on their representativity through the analyzes of data. Thinking of achieving that goals, these documents are studied: Libras Law (no 10.432/2002), Decree no 5.626/2005, the Inclusion Law – PNE (2014), and, finally, the Common Curricular Nacional Bases (2018). Thus, I appealed to analyze the collected data based on theorists in the deaf education field, using Critical Applied Linguistics among others theoretical and methodological categories. As noted, the results showed discrepancies between the theoretical conceptions of the official documents and in the Political-Pedagogical Project (PPT) of the Bilingual School of Libras and Writing Portuguese of Taguatinga (EBT), confirming the report of practices through the discourse of the social actors involved. The official documents were mostly built based on the hegemonic conception of listeners, resulting in omissions and silencing in their foundations. This makes these documents being led to shallow related to its interpretation and implementation in bilingual school practices for the deaf. This work brings that, although exists failures on the institution's practice, discrepancies on the project, lack of trained professionals and hegemonic limitations imposed by educational institutions in power, the school seeks to contribute to bilingualism as reality. Its noted that the governmental institutes and educational autarchies that guides current Brazilian education mus\zt turn their attention to deaf students, rethinking and reformulating the educational system, fulfilling the lacks, giving a deepening sense to these politics.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Agência financiadora: Capes
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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