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Título: Educação centrada em estudantes de licenciaturas : um processo de tornar-se docente
Autor(es): Lopes, Juliana Crespo
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Licenciatura
Professores - formação
Prática de ensino
Estudantes universitários
Data de publicação: 3-Jul-2020
Referência: LOPES, Juliana Crespo. Educação centrada em estudantes de licenciaturas: um processo de tornar-se docente. 2020. 193 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As universidades brasileiras têm encontrado sistemáticas críticas discentes a respeito das abordagens didático-pedagógicas em suas autoavaliações institucionais. Somado a isso, a estrutura acadêmica se configura enquanto opressora e colonizadora de saberes. Em um recorte específico em cursos de licenciatura, existe ainda a falta de interesse por seguir a carreira docente na Educação Básica. Esta tese teve o objetivo de produzir conhecimentos acerca de um processo de práxis e relações educativas centradas em estudantes de cursos de Licenciatura. Através da metodologia de Pesquisa Ação em Educação, foi oferecida duas vezes a disciplina de Desenvolvimento Psicológico e Ensino para estudantes de diferentes cursos de Licenciaturas da Universidade de Brasília. A Educação Centrada em Estudantes (ECE) pautou as posturas e práticas utilizadas na disciplina. Estudantes responderam questionários abertos no início e no final do semestre e produziram materiais reflexivos em forma de diários, nomeados de licentiae hypomnemata. A pesquisadora também produziu seu próprio licentîa hypomnema. Foram analisados todos os 97 questionários - 56 no início e 41 no final dos semestres - e 12 licentiae hypomnemata de estudantes. Para fornecer subsídio à construção das aulas, foram entrevistados dois professores universitários brasileiros e visita técnica à Universidade de Helsinki, com observações de aulas e entrevistas a docentes e discentes da instituição. Ao analisar os materiais produzidos na pesquisa, é possível encontrar uma contribuição positiva na formação pessoal e profissional de estudantes, bem como uma boa receptividade das práticas e posturas adotadas. A ECE se mostrou uma abordagem que pode ser utilizada em cursos de licenciatura de forma a proporcionar uma formação mais humanizada, significativa e decolonial. Faz-se necessário que se produza uma identidade brasileira e latino-americana da ECE, pautada em nossas realidades e contextos e comprometida com uma pedagogia decolonial.
Abstract: Brazilian universities have found systematic criticism of didactic-pedagogical approaches in their institutional self-assessments. Added to this, the academic structure is configured as an oppressor and colonizer of knowledge. In a specific approach in undergraduate courses, there is still a lack of interest in following the teaching career in Basic Education. This thesis had the goal of producing knowledge about a process of praxis and educational relations centered on undergraduate students. Through the methodology of Action in Education Research, the discipline of Psychological Development and Teaching was offered twice to students of different undergraduate courses at the University of Brasilia. The Student Centered Education (ECE) guided the postures and practices used in the discipline. Students answered open questionnaires at the beginning and end of the semester and produced reflective materials in the form of diaries, named licentiae hypomnemata. The researcher also produced her own licentiae hypomnema. All 97 questionnaires —56 at the beginning and 41 at the end of the semesters— and 12 licentiae hypomnemata of students were analyzed. In order to provide a subsidy to prepare the classes, two Brazilian university professors were interviewed and a technical visit to the University of Helsinki was made, with observations of classes and interviews with professors and students of the institution. By analysing the materials produced in the research, it is possible to find a positive contribution in the personal and professional training of students, as well as a good receptivity to the practices and postures adopted. The ECE proved to be an approach to be used in undergraduate courses in order to provide a more humanized, meaningful and decolonial training. It is necessary to produce a Brazilian and Latin American ECE identity, closer to reality and contexts and committed to a decolonial pedagogy.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Tese (Doutorado) -- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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