http://repositorio.unb.br/handle/10482/38876
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_CláudioMartinsGonçalves.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Formação de professores para educação superior nas engenharias : potencialidades inovadoras |
Autor : | Gonçalves, Cláudio Martins |
Orientador(es):: | Machado, Liliane Campos |
Assunto:: | Inovações educacionais Professores - formação Professores - prática de ensino Engenharia - estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 3-jul-2020 |
Data de defesa:: | 19-may-2020 |
Citación : | GONÇALVES, Cláudio Martins. Formação de professores para educação superior nas engenharias: potencialidades inovadoras. 2020. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Esta pesquisa descreve um olhar no cenário de inovação no ensino superior: percepções didático- pedagógicas no ensino de engenharias nas universidades públicas brasileiras. Partindo do seguinte problema: quais práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes podem ser consideradas inovadoras no contexto de cursos de engenharias no ensino superior público brasileiro? Para responder a esta questão, utilizamos o método de pesquisa exploratória com enfoque qualitativo, tendo como apoio as análises obtidas por meio de uma revisão bibliográfica e o levantamento de dados resultado de visitas técnicas em que utilizamos métodos variados para a coleta de dados, sempre pautados por análises críticas e reflexivas do objeto de estudo. O objetivo geral foi identificar a existência ou a ausência de processos de inovação pedagógica em cursos de engenharia no ensino superior público no Brasil com destaque para a formação do professor de engenharia na educação superior e sua prática docente em universidades públicas brasileiras. Como suporte técnico para coleta de dados utilizamos o questionário que foi aplicado, no formato on-line, aos professores de curso de variadas engenharias das cinco instituições participantes. Na primeira etapa, da amostra de conveniência das universidades de diferentes regiões brasileiras, levantamos dados iniciais sobre as suas práticas no cotidiano da docência. Em uma segunda etapa, aplicamos a técnica de entrevista formatada no modelo de roteiro semiestruturado que possibilitou identificar com detalhes a percepção dos professores selecionados, também em uma amostra de conveniência, frente à temática das potencialidades inovadoras que são utilizadas pelos professores em sua atuação em cursos de engenharia. Para a análise crítica e reflexiva dos dados, dialogamos com alguns teóricos que versam a respeito do tema dando destaque aos principais: Carbonell (2016), Imbernón (2016), Kenski (2012), Masetto (2012), Pacheco (2019) e outros. Em uma terceira etapa, identificamos os desafios e os percursos sobre a inovação vivenciados pelos professores de engenharias nas universidades públicas brasileiras por meio dos relatos das experiências nos variados cursos de bacharelado em engenharia contemplados pela coleta de dados no ensino superior público no Brasil. Como resultado da análise de dados e o posicionamento crítico no trabalho, desenvolvemos como produto a criação de um núcleo de inovação pedagógica na estrutura do atual ecossistema de inovação da UnB. E ainda, como desfecho dos resultados, um recorte do cenário de potencialidades inovadoras no ensino e aprendizagem nas engenharias, identificamos os desafios enfrentado pelos professores quanto ao uso de tecnologia e à falta de um investimento maior para que fossem disponibilizados recursos para amenizar tal situação, evidenciamos a necessidade de aprimoramento do programa de formação continuada para os professores. Constatamos a necessidade de melhoramento da infraestrutura das salas de aula, bem como um maior investimento nas pesquisas que precisam de insumos e pessoal para serem realizadas. Descobrimos que os professores aprendem melhor com os outros professores e que a prática do compartilhamento de experiências é o melhor instrumento de ação no cenário da educação superior nas engenharias e em geral, haja vista que as universidades precisam assumir um compromisso rumo às inovações pedagógicas. |
Abstract: | This research describes a perspective at the scenario of innovation in higher education: didactic- pedagogical perceptions in engineering teaching in Brazilian public universities. Which pedagogical practices held by the professors can be considered innovative in the context of engineering courses in Brazilian public higher education? To answer this question, we used the exploratory research method with a qualitative focus, supporting in the analyses a bibliographic review and data collection through technical visits with the use of several methods for data collection, always guided by critical and reflective analyses of the object of study. The general objective is to identify the existence or absence of pedagogical innovation processes in engineering courses in public higher education in Brazil. The focus is on the training of the engineering professor in higher education and his or her teaching practice in Brazilian public universities. Based on the use of the data collection technique questionnaire that was applied in the online format to the professors of different engineering courses of the five institutions participating in the convenience sample of universities located in different Brazilian regions, initial data were collected about their practices in the daily teaching. In a second stage, the interview technique formatted in the semi-structured script model was applied, which made it possible to identify in detail the perception of the selected professor also in a convenience sample regarding the theme of innovative potentialities adopted by the professors in their performance in engineering courses. For critical and reflexive analysis of the data, we dialogued with some theorists who deal with the theme, highlighting Carbonell (2016), Imbernón (2016), Kenski (2012), Masetto (2012), Pacheco (2019) and others. We identified the challenges and paths on innovation experienced by engineering professors in Brazilian public universities through the reports of experiences in different bachelor's degrees in engineering courses considered by data collection in public higher education in Brazil. Summing up the data analysis and critical positioning of this research, the creation of a pedagogical innovation centre in the structure of the current innovation ecosystem of the University of Brasilia is developed as a product. And also, as an outcome of the results, a clipping of the scenario of innovative potentialities in teaching and learning in engineering, we identified challenges faced by the professors concerning the use of technology and the lack of a greater investment to make resources available, we highlight the need to improve the continuing education program for professors. It was verified the need to improve the infrastructure of the classrooms, as well as a greater investment in research that needs inputs and personnel to be carried out. We assumed that professors learn better from other professors and it means the practice of sharing experiences is the best instrument of action in the scenario of higher education in engineering and in general, as universities need to make a commitment towards pedagogical innovations. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.