http://repositorio.unb.br/handle/10482/38855
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_AndréJorgeDiasdeMouraJunior.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Algoz ou herói : a participação do Estado brasileiro na internacionalização da Embraer S.A. (1994-2018) |
Authors: | Moura Junior, André Jorge Dias de |
Orientador(es):: | Menezes, Roberto Goulart |
Assunto:: | Embraer indústria aeronáutica Estado desenvolvimentista internacionalização de empresas |
Issue Date: | 2-Jul-2020 |
Data de defesa:: | 20-Mar-2020 |
Citation: | MOURA JR, André Jorge Dias de. Algoz ou herói: a participação do Estado brasileiro na internacionalização da Embraer S.A. (1994-2018). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Abstract: | Este trabalho buscou compreender como o Estado brasileiro participou do êxito da internacionalização da originalmente Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A., hoje apenas Embraer S.A.. A partir da revisão bibliográfica da literatura de Economia Política Internacional, da literatura especializada sobre indústria aeronáutica e da pesquisa de campo, usando como técnica de pesquisa a entrevista a atores relevantes do processo de internacionalização e capacitação tecnológica da empresa, analisamos nesse estudo de caso como e com quais ferramentas um Estado pode promover a sua indústria aeronáutica, com o objetivo de colher os frutos de contar em território nacional com um setor intensivo em tecnologia e capital e uma força de trabalho altamente capacitada, atentando-nos especialmente ao caso brasileiro. A pergunta de pesquisa é: qual a participação do Estado brasileiro no êxito da internacionalização da Embraer? Percebemos que embora haja um crescente conflito entre o público e o privado no capitalismo global, isso serve na dimensão material apenas para os países que não estão envolvidos nas camadas de maior complexidade da cadeia de valor de um produto, haja vista que o desenvolvimento a nível nacional baseado em indústrias inovadoras, como a aeronáutica, historicamente contou com um Estado, ou grupo de Estados, forte e atuante por trás do seu sucesso. Os resultados indicam que o Estado brasileiro foi decisivo para o maior êxito da internacionalização da Embraer, o que se sustentou em três vertentes: no processo de acúmulo tecnológico desde a era estatal; na demanda pública por inovação no segmento de Defesa & Segurança; e, por fim, pelas vantajosas condições de financiamento oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). |
Abstract: | This work sought to understand how the Brazilian State took part at the successful internationalization process of Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A., today only Embraer S.A.. Based on the literature review of International Political Economy literature, the specialized literature on the aeronautical industry and field research, using the relevant actors in the company's internationalization and technological training process as a research and interview technique, we analyzed this case study and with which tools can a state promote its aeronautical industry, with the objective of inherit the benefits of having a technology-intensive sector, capital and highly skilled workforce in the national territory. The research question is: what is the participation of the Brazilian State in the success of Embraer's internationalization process? It is noticed that, despite the growing rivalry between the public and the private in global capitalism, this only applies for countries that are not involved in the most complex layers of a product's value chain, considering that national development based on innovative industry, such as aeronautics, historically counted on a State, or group of States, strong and active behind its success. The result shows that the Embraer case was not different and the Brazilian State was decisive for the greatest success of Embraer's internationalization and this participation was sustained in three aspects: in the process of technological accumulation since Embraer was state-owned, of the public demand for innovation in the Defense and Security segment; and, finally, as advantageous financing conditions offered by the Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Relações Internacionais (IREL) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.