http://repositorio.unb.br/handle/10482/38768
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_LidiaIsabelBarrosdosSantosSilveira.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Encaixando as peças : realidade virtual imersiva para treinar habilidade social de adolescentes do espectro autista |
Autor(es): | Silveira, Lídia Isabel Barros dos Santos |
Orientador(es): | Gomes, Marília Miranda Forte |
Assunto: | Autismo Realidade virtual Habilidade social Qualidade de vida |
Data de publicação: | 2-Jul-2020 |
Data de defesa: | 13-Mar-2020 |
Referência: | SILVEIRA, Lídia Isabel Barros dos Santos. Encaixando as peças: realidade virtual imersiva para treinar habilidade social de adolescentes do espectro autista. 2020. xvi, 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica). Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A Realidade Virtual (RV) é um recurso tecnológico que apresenta possibilidades ilimitadas. Há algumas décadas, seus recursos passaram a ser explorados no campo da saúde. Com aplicações mais robustas na reabilitação física e apresentando resultados promissores, observa-se a necessidade de investigar sua potencialidade na saúde mental. Ainda com expressão tímida, mas já com resultados instigantes, essa pesquisa se debruçou na investigação das possibilidades apresentadas pelo emprego do Ambiente Imersivo de Realidade Virtual (AIRV) na saúde mental. O AIRV é uma ramificação da Realidade Virtual (RV) com aplicabilidade nas mais diversas áreas da saúde. Entre elas, interessou- se pela investigação do emprego de AIRV no tratamento terapêutico de adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é o termo utilizado para os transtornos do neurodesenvolvimento apresentados segundo a díade dos seguintes achados: déficits na comunicação e interação social e padrões repetitivos, restritos de comportamento, interesses e/ou atividades. Para isso, objetivou-se apontar as diretrizes para desenvolver um AIRV adaptado para as necessidades sensoriais de adolescentes autistas. Para que dessa forma, fosse possível aumentar o tempo de imersão, bem como o engajamento do adolescente na terapia, de uma forma confortável e que instigue a curiosidade. Dessa forma, pretendeu-se possibilitar o treino terapêutico de habilidades sociais. Esta é uma dificuldade com extensões que podem transcender um traço da personalidade e acarretar danos persistentes e severos à saúde mental do sujeito e de seus familiares. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de se debruçar a esse campo de pesquisa e possibilitar a proposição de um AIRV específico para as necessidades de adolescentes com TEA. Para isso, foi necessário definir os requisitos funcionais (modo de jogo e interações) e não-funcionais (iluminação, texturização etc.). Foi realizado um levantamento bibliográfico da literatura existente. As bases de dados pesquisadas foram: ACM Digital Library Resource Center, Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), US Public National Library of Medicine (PubMed) e a base de dados de pesquisa da Terapia Ocupacional, Occupational Therapy Systematic Evaluation of Evidence (Otseeker). A pesquisa revelou que evidências acerca das necessidades sensoriais dos autistas estavam sendo negligenciados nas pesquisas existentes sobre RV para autistas. Muitos autistas possuem Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), que dificulta a imersão e pode ser um viés para os ganhos terapêuticos esperados. Percebeu-se a necessidade de fazer uma adaptação visual. Foram realizadas propostas de adaptar as luzes, as cores, as texturas dos objetos e do ambiente, a velocidade da câmera e o tempo de resposta do jogo. Para trabalhar as dificuldades observadas no TEA, propõe-se a utilização de Ambientes Imersivos de Realidade Virtual(AIRV). Em virtude das queixas frequentes em relação à adequação do comportamento dos adolescentes em situações sociais, há uma necessidade de antecipação de situações não cotidianas, que em geral são causadoras de estresse. Neste sentido, a proposta do AIRV pretendeu proporcionar um ambiente real, quanto possível for, para treinar habilidades sociais e prepará-los para situações não cotidianas. |
Abstract: | The Virtual Reality (VR) is an unlimited possibility technology resource. A few decades ago, it resources were explored in the health field. The most explored area was the physical rehabilitation and it achieved promising results. Therefore, its potentiality might be investigated in the mental health field. Although the VR researches on mental health field is faltering, it’s achieving thought-provoking results. Aiming to explore the scenario of early faltering researches achieving thought-provoking results, it research dedicated efforts investigating the possibilities of Immersive Virtual Reality Environments (IVRE) on the mental health. The IVRE is a ramification of the VR and it is applicable for the most areas of health. Among the areas, became interested in IVRE applied to autistic teenagers as therapy treatment. The Autism Spectrum Disorder (ASD) is the expression used for the neurodevelopment disorders according to the dyad of following clinical findings: deficits in communication and social interaction; repetitive & restrict patterns of behavior, interest and activities. To deal with those ASD sensory needs/characteristics, aimed to point a guideline to develop an adapted IVRE for those items. Thus, aim the social skills therapeutic train. This is a difficulty that goes beyond the personality and result in persistent and huge damage toe the mental health of the ASD and theirrelatives. As a result, realized the demand for more researches on it field that provide a proposal of an IVRE specific for the ASD teenagers. To achieve it, it was necessary to define the functional (game mode & interactions) and non-functional (illumination, texturing and so on) requirements. A bibliographical research was done, using the databases: ACM Digital Library Resource Center, Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), US Public National Library of Medicine (PubMed) and the database of research of the Occupational Therapy, Occupational Therapy Systematic Evaluation of Evidence (Otseeker). The research evidenced that the sensory needs of autistics were being neglected in the existing VR researches for autistics. Many autistics present Sensory Processing Disorder (SPD) that hinder the immersion and can be a bias to the expected therapeutic earnings. Realizing the visual adaptation need, were made adaptative proposals of lights, colors, environment objects textures, camera speed and for the system/game response time. To deal with the ASD difficulties, proposes the IVRE. Because of the frequent complaints associated to the fit of the teenager behavior in social situations, there is a requirement to anticipate the non-daily situations, that in general are stressful for ASD. In such a way, the proposal of IVREaimed to provide a real environment, as much as possible, for social skills training & prepare them for those non-daily situations. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica). Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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