Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Marília Miranda Forte | - |
dc.contributor.author | Silveira, Lídia Isabel Barros dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T14:24:51Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T14:24:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Lídia Isabel Barros dos Santos. Encaixando as peças: realidade virtual imersiva para treinar habilidade social de adolescentes do espectro autista. 2020. xvi, 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica). Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38768 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica). Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Realidade Virtual (RV) é um recurso tecnológico que apresenta possibilidades ilimitadas. Há algumas
décadas, seus recursos passaram a ser explorados no campo da saúde. Com aplicações mais robustas na
reabilitação física e apresentando resultados promissores, observa-se a necessidade de investigar sua
potencialidade na saúde mental. Ainda com expressão tímida, mas já com resultados instigantes, essa
pesquisa se debruçou na investigação das possibilidades apresentadas pelo emprego do Ambiente Imersivo
de Realidade Virtual (AIRV) na saúde mental. O AIRV é uma ramificação da Realidade Virtual (RV) com
aplicabilidade nas mais diversas áreas da saúde. Entre elas, interessou- se pela investigação do emprego
de AIRV no tratamento terapêutico de adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA é o termo utilizado para os transtornos do neurodesenvolvimento apresentados segundo a díade
dos seguintes achados: déficits na comunicação e interação social e padrões repetitivos, restritos de
comportamento, interesses e/ou atividades. Para isso, objetivou-se apontar as diretrizes para desenvolver
um AIRV adaptado para as necessidades sensoriais de adolescentes autistas. Para que dessa forma, fosse
possível aumentar o tempo de imersão, bem como o engajamento do adolescente na terapia, de uma forma
confortável e que instigue a curiosidade. Dessa forma, pretendeu-se possibilitar o treino terapêutico de
habilidades sociais. Esta é uma dificuldade com extensões que podem transcender um traço da
personalidade e acarretar danos persistentes e severos à saúde mental do sujeito e de seus familiares.
Sendo assim, percebeu-se a necessidade de se debruçar a esse campo de pesquisa e possibilitar a
proposição de um AIRV específico para as necessidades de adolescentes com TEA. Para isso, foi
necessário definir os requisitos funcionais (modo de jogo e interações) e não-funcionais (iluminação,
texturização etc.). Foi realizado um levantamento bibliográfico da literatura existente. As bases de dados
pesquisadas foram: ACM Digital Library Resource Center, Institute of Electrical and Electronic Engineers
(IEEE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências
da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), US Public National
Library of Medicine (PubMed) e a base de dados de pesquisa da Terapia Ocupacional, Occupational
Therapy Systematic Evaluation of Evidence (Otseeker).
A pesquisa revelou que evidências acerca das necessidades sensoriais dos autistas estavam sendo
negligenciados nas pesquisas existentes sobre RV para autistas. Muitos autistas possuem Transtorno do
Processamento Sensorial (TPS), que dificulta a imersão e pode ser um viés para os ganhos terapêuticos
esperados. Percebeu-se a necessidade de fazer uma adaptação visual. Foram realizadas propostas de
adaptar as luzes, as cores, as texturas dos objetos e do ambiente, a velocidade da câmera e o tempo de
resposta do jogo. Para trabalhar as dificuldades observadas no TEA, propõe-se a utilização de Ambientes
Imersivos de Realidade Virtual(AIRV). Em virtude das queixas frequentes em relação à adequação do comportamento dos adolescentes em situações sociais, há uma necessidade de antecipação de situações não cotidianas, que em geral são
causadoras de estresse. Neste sentido, a proposta do AIRV pretendeu proporcionar um ambiente real,
quanto possível for, para treinar habilidades sociais e prepará-los para situações não cotidianas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Encaixando as peças : realidade virtual imersiva para treinar habilidade social de adolescentes do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habilidade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Virtual Reality (VR) is an unlimited possibility technology resource. A few decades ago, it resources
were explored in the health field. The most explored area was the physical rehabilitation and it achieved
promising results. Therefore, its potentiality might be investigated in the mental health field. Although the VR
researches on mental health field is faltering, it’s achieving thought-provoking results. Aiming to explore the
scenario of early faltering researches achieving thought-provoking results, it research dedicated efforts
investigating the possibilities of Immersive Virtual Reality Environments (IVRE) on the mental health. The
IVRE is a ramification of the VR and it is applicable for the most areas of health. Among the areas, became
interested in IVRE applied to autistic teenagers as therapy treatment.
The Autism Spectrum Disorder (ASD) is the expression used for the neurodevelopment disorders
according to the dyad of following clinical findings: deficits in communication and social interaction; repetitive &
restrict patterns of behavior, interest and activities. To deal with those ASD sensory needs/characteristics,
aimed to point a guideline to develop an adapted IVRE for those items. Thus, aim the social skills therapeutic
train. This is a difficulty that goes beyond the personality and result in persistent and huge damage toe the
mental health of the ASD and theirrelatives.
As a result, realized the demand for more researches on it field that provide a proposal of an IVRE
specific for the ASD teenagers. To achieve it, it was necessary to define the functional (game mode &
interactions) and non-functional (illumination, texturing and so on) requirements. A bibliographical research
was done, using the databases: ACM Digital Library Resource Center, Institute of Electrical and Electronic
Engineers (IEEE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em
Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), US Public
National Library of Medicine (PubMed) and the database of research of the Occupational Therapy,
Occupational Therapy Systematic Evaluation of Evidence (Otseeker).
The research evidenced that the sensory needs of autistics were being neglected in the existing VR
researches for autistics. Many autistics present Sensory Processing Disorder (SPD) that hinder the
immersion and can be a bias to the expected therapeutic earnings. Realizing the visual adaptation need,
were made adaptative proposals of lights, colors, environment objects textures, camera speed and for the
system/game response time.
To deal with the ASD difficulties, proposes the IVRE. Because of the frequent complaints associated to
the fit of the teenager behavior in social situations, there is a requirement to anticipate the non-daily
situations, that in general are stressful for ASD. In such a way, the proposal of IVREaimed to provide a real
environment, as much as possible, for social skills training & prepare them for those non-daily situations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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