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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38698
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Title: Percepção do consumidor sobre alimentos funcionais
Authors: Neves, Nádia Carolina da Rocha
Orientador(es):: Roque-Specht, Vânia Ferreira
Assunto:: Consumidores - preferência
Alimentos funcionais
Consumidores - perfil
Hábitos alimentares
Issue Date: 1-Jul-2020
Citation: NEVES, Nádia Carolina da Rocha. Percepção do consumidor sobre alimentos funcionais. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Os alimentos funcionais ganharam força diante da preocupação do consumidor em relação aos bons hábitos alimentares. Preocupações do consumidor ligadas a alimentos e saúde são características de uma sociedade industrial moderna. A produção de alimentos na sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pela crescente complexidade e aumento da cadeia de alimentos, com grande participação da indústria e ciências no fornecimento de alimentos comparado com o passado. O mundo está assistindo a grandes mudanças nos hábitos alimentares, afetado por mudanças sociais, gosto culinário e tecnologia disponível. O objetivo do estudo foi identificar os fatores que influenciam o consumidor na compra desses produtos, a definição perante as margens cientificas dos alimentos funcionais e mostrar qual a visão dos mesmos em relação a esse tipo de alimento, além de tentar identificar se de fato o consumidor consegue identificar a saudabilidade desses alimentos ou ingredientes. Os dados foram coletados junto a 111 consumidores do Distrito Federal e região do entorno de Brasília, declarantes de serem consumidores dos alimentos referidos, utilizando a plataforma Google Forms como instrumento de coleta de dados. Dentre os aspectos avaliados os que chamaram mais atenção foram que 76,58% dos entrevistados eram do sexo masculino esses se mostraram indiferentes com os benefícios tragos pelo consumo regular desses alimentos, ao contrário, consumidores do gênero feminino mostram um interesse maior por esse tipo de alimento, se preocupam mais com a saúde, e podem ser grandes influenciadores de consumo principalmente em seu meio social e familiar.
Abstract: Functional foods gained strength in the face of consumer concerns about good eating habits. Consumer concerns about food and health are characteristic of a modern industrial society. Food production in contemporary Western society is characterized by increasing complexity and an increase in the food chain, with a large share of industry and science in the supply of food compared to the past. The world is witnessing major changes in eating habits, affected by social changes, culinary tastes and available technology. The objective of the study was to identify the factors that influence the consumer in the purchase of these products, the definition in view of the scientific margins of functional foods and to show what they see in relation to this type of food, in addition to trying to identify whether the consumer can identify the healthiness of these foods or ingredients. The data were collected from 111 consumers in the Federal District and the region surrounding Brasília, who declared themselves to be consumers of the mentioned foods, using the Google Forms platform as a data collection instrument. Among the aspects evaluated, the ones that drew the most attention were that 76.58% of the interviewees were male, they were indifferent with the benefits brought by the regular consumption of these foods, on the contrary, female consumers show a greater interest in this type of food, are more concerned with health, and can be major influencers of consumption mainly in their social and family environment.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
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Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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