http://repositorio.unb.br/handle/10482/38682
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_LygianneBatistaVieira.pdf | 7,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação matemática crítica na perspectiva de educar em Direitos Humanos : conexões entre políticas públicas e formação de professores |
Autor(es): | Vieira, Lygianne Batista |
Orientador(es): | Moreira, Geraldo Eustáquio |
Assunto: | Educação matemática Direitos humanos Professores |
Data de publicação: | 1-Jul-2020 |
Data de defesa: | 20-Fev-2020 |
Referência: | VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática crítica na perspectiva de educar em Direitos Humanos: conexões entre políticas públicas e formação de professores. 2020. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal situar a Educação Matemática Crítica na perspectiva de Educar em Direitos Humanos. Com isso, intencionou-se responder as questões: É possível desenvolver o conteúdo e a forma da Educação Matemática de tal modo que possam servir como ferramenta para uma Educação em Direitos Humanos? Em que medida as orientações legais para a formação de professores e as políticas públicas estão envolvidas no processo de construção de uma educação pautada nos Direitos Humanos? Este trabalho está estruturado no formato multipaper, que é um conjunto de artigos científicos que se articulam de forma independente para responder o objetivo geral da pesquisa e foi organizado em três artigos que correspondem aos objetivos específicos da tese. Para o primeiro artigo, objetivou-se compreender a Educação Matemática Crítica na perspectiva de educar em Direitos Humanos. No segundo artigo, verificou-se o processo em que os Direitos Humanos se tornaram uma política pública vinculada à educação; por fim, no terceiro artigo, intencionou-se verificar a perspectiva da Educação em Direitos Humanos, revelada na formação de professores de matemática. Quanto à metodologia, no primeiro fez- se uma revisão de literatura por meio de levantamento bibliográfico, utilizando a metodologia revisão sistemática. No segundo artigo, realizou-se um estudo do tipo exploratório, utilizando-se da pesquisa bibliográfica da literatura. E, no terceiro artigo, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental. Para análise documental, utilizamos a técnica da análise de conteúdo baseada em Bardin (2006) e em Sá-Silva et al. (2009). A partir da construção dos artigos, verificou-se que o professor necessita ressignificar seu papel frente aos desafios da sociedade contemporânea. É preciso pensar no seu posicionamento político e social, nas suas ações, nas suas falas, no seu afeto, na forma como ele enxerga a matemática, nas suas formas de avaliação, na sua postura diante das injustiças, da diversidade, sempre considerando as dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Verificou-se, também, que, embora tenhamos avanços na promoção dos direitos humanos e na criação de políticas públicas para a Educação em Direitos Humanos, ainda estamos distantes de assegurar a cultura desses direitos em todos os âmbitos da sociedade e da gestão pública. Percebe-se um retrocesso diante de pautas, como questões de gênero, de diversidade, da comunidade LGBTQIAP+, de racismo, dos indígenas, da educação libertária e tantas outras agendas mais progressistas que não representam as prioridades dos legisladores. Em resumo, identificou-se que, paulatinamente, a inclusão de temáticas dos Direitos Humanos tem sido incorporada na formação de professores de matemática, mas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Matemática ainda precisam avançar muito para alcançarem a formação nos princípios da Educação Matemática Crítica articulados à Educação em Direitos Humanos. Viu- se que as ações para a criação de disciplinas nos cursos de licenciatura em matemática, relacionadas à Educação em Direitos Humanos, são inexpressivas. |
Abstract: | This work has as main objective to situate Critical Mathematical Education in the perspective of Education in Human Rights. With this, we intend to answer the questions: Is it possible to develop the content and form of Mathematical Education, in such a way that they can serve as a tool for a Education in Human Rights? To what extent are teacher training and public policies involved in the process of building an education based on Human Rights? This work is structured in multipaper format, which is a set of scientific articles that are articulated independently to respond to the overall objective of the research and was organized into three articles that correspond to the specified objectives of the these. For the first article, we aim to understand Critical Mathematical Education from the perspective of human rights education. In the second article, we verified the process in which Human Rights became a public policy linked to education, finally, in the third article, we intend to verify the perspective of Education in Human Rights revealed in the training of mathematics teachers. Regarding the methodology, in the first article we did a literature review through a bibliographic survey using the systematic review methodology. In the second article, we did an exploratory study, using the literature bibliographic research. And in the third article, we used bibliographic and documentary survey that were analyze based on Bardin (2006) and that Sá-Silva et al. (2009). From the construction of the articles, we found that the teacher needs to resignify his role in the face of the challenges of contemporary society. It is necessary to think about the teacher's political and social position, his actions, his statements, his affection, in the way he sees mathematics, his forms of evaluation, his posture towards injustices, diversity, Always considerind the learning difficulties of students. We also see that while we have progress in promoting human rights and creating public policies for Human Rights Education, we are still far from ensuring the culture of these rights in all areas of society and public management. There is a setback in the face of agendas such as gender issues, diversity, LGBTQIAP + community, racism, indigenous peoples, libertarian education and so many other more progressive agendas that do not represent the priorities of legislators. In summary we found that gradually the inclusion of Human Rights themes has been incorporated into the training of mathematics teachers, but that the Pedagogical Projects of the Mathematics Courses are long before achieving training in the principles of Critical Mathematical Education articulated to Education in Human Rights. We have seen that the actions for creating disciplines in mathematics courses related to Human Rights Education are inexpressible. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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