http://repositorio.unb.br/handle/10482/38666
File | Description | Size | Format | |
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2020_SimoneBragaFarias.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Disciplinas de serviço na Universidade de Brasília : estudo de caso dos programas unificados |
Authors: | Farias, Simone Braga |
Orientador(es):: | Souza Júnior, Celso Vila Nova de |
Coorientador(es):: | Cabello, Andrea Felippe |
Assunto:: | Plano unificado Plano integrado Disciplinas de serviço Universidade de Brasília |
Issue Date: | 1-Jul-2020 |
Data de defesa:: | 28-Feb-2020 |
Citation: | FARIAS, Simone Braga. Disciplinas de serviço na Universidade de Brasília : estudo de caso dos programas unificados. 2020. 75 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Abstract: | A presente dissertação está estruturada em formato multipaper, composto por dois artigos que discorrem sobre disciplinas de serviço na Universidade de Brasília e a adoção de um programa unificado nessas disciplinas. O primeiro artigo, intitulado “Disciplinas de Serviço na Universidade de Brasília: resquícios do ciclo básico”, tem como objetivo sanar uma lacuna na literatura ao propor uma definição para o conceito de disciplina de serviço e demonstrar quais disciplinas na Universidade de Brasília podem ser definidas como tal, de acordo com a classificação estabelecida. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um mapeamento com todas as disciplinas da Universidade com dados extraídos do Sistema de Graduação da Universidade (SIGRA), referentes a três semestres. Para a seleção das disciplinas foram considerados o número de vagas ocupadas; após o somatório de todas as turmas, em cada semestre, foram calculadas a média de vagas de três semestres. Após a classificação foram consideradas as disciplinas com mais de 250 alunos matriculados. Como resultado, chegou-se a 44 disciplinas selecionadas, que são consideradas de serviço por apresentar algumas das seguintes características: disciplinas com alta demanda, com várias turmas, obrigatórias para outros cursos; adoção de programa unificado. Possibilidade de trabalhos como esse podem contribuir com uma melhor distribuição interna de recursos, propondo que o cálculo seja feito em função do número de horas/aulas, e não da relação de aluno/equivalente. O segundo artigo, intitulado “Programas Unificados: instrumento de gestão para disciplinas de serviço”, tem como objetivo analisar as experiências pedagógicas e metodológicas que são adotadas por alguns departamentos/institutos que adotam programas unificados/integrados nas disciplinas introdutórias, e investigar por que outros departamentos com disciplinas de serviço não adotam programa unificado/integrado. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário assistido aplicado às 44 maiores disciplinas da Universidade de Brasília. Foram respondidos 37 questionários, dentre estes, todos relativos às disciplinas com plano unificado. Os resultados mostram que há 15 disciplinas que adotam programa unificado/integrado em níveis diferentes de compartilhamento de recursos, em que o ponto ótimo da unificação é fazer uma prova unificada. Os resultados informam também que há barreiras na expansão, dentre elas a falta de professores que se comprometam com o processo e a falta de conhecimento do unificado por outros departamentos. Percebe-se que, em algumas áreas do conhecimento, os professores são reticentes quanto à adoção de programa unificado; pois, além da dificuldade de fazer uma prova unificada, acreditam que esse tipo de organização compromete a autonomia docente. Os resultados mostram que, entre os principais ganhos na adoção de um programa unificado, há padronização da disciplina, transparência e isonomia em relação aos alunos. Percebe-se que a questão da padronização é bem recepcionada em algumas áreas do conhecimento e rejeitada em outras. Como limitação deste estudo, apontamos a falta de uma análise comparativa temporal dos índices de aprovação/reprovação das disciplinas com plano unificado/integrado. Estudo como este seria importante para mostrar se a eficiência dos sistemas unificados/integrados se restringe a recursos materiais ou se estende também a outros índices. |
Abstract: | This dissertation is structured in a multipaper format, composed of two articles that discuss service disciplines at the University of Brasilia and the adoption of a unified program in these disciplines. The first article, entitled “Service Disciplines at the University of Brasilia: remnants of the basic cycle”, aims to fill a gap in the literature by proposing a definition for the concept of service discipline and demonstrating which disciplines at the University of Brasilia can be defined as such, according to the established classification. To achieve the proposed objective, a mapping was carried out with all the disciplines of the University with data extracted from the University's Graduation System (SIGRA), referring to three semesters. For the selection of subjects, the number of vacancies was considered; after the sum of all classes, in each semester, the average of vacancies of three semesters was calculated. After classification, subjects with more than 250 students enrolled were considered. As a result, 44 selected subjects were reached, which are considered to be of service because they present some of the following characteristics: subjects with high demand, with several classes, mandatory for other courses; adoption of a unified program. Possibility of work like this can contribute to a better internal distribution of resources, proposing that the calculation be made according to the number of hours / classes, and not the student / equivalent ratio. The second article, entitled “Unified Programs: management tool for service disciplines”, aims to analyze the pedagogical and methodological experiences that are adopted by some departments / institutes that adopt unified / integrated programs in the introductory disciplines, and to investigate why others departments with service disciplines do not adopt a unified / integrated program. Data collection was carried out through the application of an assisted questionnaire applied to the 44 major disciplines at the University of Brasília. 37 questionnaires were answered, among them, all related to disciplines with a unified plan. The results show that there are 15 disciplines that adopt a unified / integrated program at different levels of resource sharing, in which the optimum point of unification is to take a unified test. The results also inform that there are barriers to expansion, among them the lack of teachers who are committed to the process and the lack of knowledge of the unified by other departments. It is noticed that, in some areas of knowledge, teachers are reticent about the adoption of a unified program; because, in addition to the difficulty of taking a unified test, they believe that this type of organization compromises teaching autonomy. The results show that, among the main gains in the adoption of a unified program, there is standardization of discipline, transparency and equality in relation to students. It is clear that the issue of standardization is well received in some areas of knowledge and rejected in others. As a limitation of this study, we point out the lack of a comparative temporal analysis of the pass / fail rates of the disciplines with a unified / integrated plan. A study like this would be important to show whether the efficiency of unified / integrated systems is restricted to material resources or also extends to other indexes. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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