Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38587
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MateusPinheirodeFarias.pdf5,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação criativa : limites e possibilidades em uma escola de ensino médio
Autor(es): Farias, Mateus Pinheiro de
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Criatividade (Educação)
Prática de ensino
Currículos
Ensino médio
Data de publicação: 30-Jun-2020
Referência: FARIAS, Mateus Pinheiro de. Educação criativa: limites e possibilidades em uma escola de ensino médio. 2020. 214 f.. Tese (Doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta tese foi desenvolvida com o objetivo de investigar as variáveis pessoais (motivação para aprender, personalidade criativa e rendimento escolar), sociais (clima no ambiente de trabalho, ações da gestão escolar e práticas docentes) e culturais (documentos estruturantes para as ações educativas) que favorecem ou inibem a criatividade em uma escola de ensino médio. A amostra foi constituída por 62 alunos, 19 professores e o diretor da instituição de ensino. Para o alcance do objetivo proposto foram elaboradas as seguintes questões orientadoras: (1) Em que extensão a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, a minuta do currículo do novo ensino médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEEDF e a Proposta Pedagógica de uma escola de ensino médio contempla ações relativas ao “criar”, conforme a taxonomia de Bloom revisada e orientações para auxiliar as intervenções na escola e na sala de aula para promovê-la? (2) De que maneira o contexto social (ações da gestão escolar e práticas docentes) contribui para o desenvolvimento da expressão criativa dos estudantes de ensino médio? (3) Existe relação entre os fatores pessoais para a criatividade de alunos de ensino médio (motivação para aprender, a personalidade criativa e o rendimento escolar) e o ambiente de sala de aula, identificado pela percepção das práticas dos seus professores? Empregamos um delineamento misto com abordagens qualitativas e quantitativas buscando focalizar aspectos relevantes relacionados à complexidade da educação criativa. Foram utilizados técnicas e estratégias de coleta de dados para capturar a complexidade do fenômeno combinando análise de documentos, entrevista, aplicação de questionários e escalas. Para a análise dos dados qualitativos aplicamos a análise de conteúdo e para os dados quantitativos utilizamos procedimentos estatísticos, tais como cálculo de estatísticas descritivas, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram limites e possibilidades para o desenvolvimento da educação criativa em uma escola de ensino médio. Em relação à BNCC e ao currículo da SEEDF, o estudo revelou que não há uma definição explícita e clara sobre criatividade, existe um baixo percentual em relação a habilidade criar, faltam orientações e subsídios na BNCC para a formulação dos currículos de ensino médio de Estados, Municípios e Distrito Federal que favoreçam a expressão criativa dos alunos. A Proposta Pedagógica apresentou alguns projetos que destacaram objetivos relacionados ao desenvolvimento da criatividade. Esses projetos, segundo os alunos, contribuem para a sua expressão criativa e exigem trabalho árduo, necessitam de muito tempo para desenvolvê-los, exigem prática, orientação e são interdisciplinares. De um modo geral, o clima no ambiente de trabalho é favorável para o desenvolvimento da criatividade, segundo os professores, entretanto, com algumas barreiras como: falta de espaço para o desenvolvimento das atividades, falta de recursos e excesso de alunos em sala de aula. As barreiras pessoais foram: falta de tempo, formação docente, materiais/recursos, condições do ambiente e bloqueios pessoais. Identificamos na fala do diretor uma barreira cultural ao desenvolvimento da criatividade no ambiente escolar relacionada com a avaliação para os exames de acesso ao ensino superior. De acordo com os alunos, os professores têm contribuído pouco para o desenvolvimento da criatividade deles, privilegiando a preparação para o vestibular, cultura da resposta única, cultivo do medo e do fracasso acadêmico. Corroborando isso, os professores não demonstraram um entendimento claro sobre o que seja criatividade, apesar de discutirem essa temática nas coordenações pedagógicas. Por outro lado, os professores e os alunos demonstraram um entendimento de acordo com a literatura sobre o que seria um aluno criativo e uma aula criativa. As práticas docentes mais bem avaliadas pelos alunos que favorecem a criatividade foram o desenvolvimento de habilidades de análise crítica e o incentivo a independência dos alunos. Existem correlações positivas entre motivação para aprender, personalidade criativa e rendimento escolar de alunos de ensino médio. As variáveis pessoais (motivação intrínseca para aprender, rendimento escolar e personalidade criativa) são preditoras da percepção do ambiente, identificado na avaliação das práticas docentes que favorecem a criatividade. Esperamos que esse estudo tenha chamado a atenção para a importância do desenvolvimento da educação criativa, demonstrando os limites e as possibilidades de efetivação em escolas de ensino médio.
Abstract: This thesis was developed with the aim of investigating the personal (motivation to learn, creative personality and school performance), social (work environment climate, school management actions and teaching practices) and cultural variables (structuring documents for educational actions) that favor or inhibit creativity in a high school. The sample consisted of 62 students, 19 teachers and the director of the educational institution. In order to achieve the proposed objective, the following guiding questions were elaborated: (1) To what extent the Base Nacional Comum Curricular (name in Portuguese), BNCC, in the curriculum of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (name in Portuguese), SEEDF and the Pedagogical Proposal of a high school contemplates actions related to “create”, according to Bloom's revised taxonomy and guidelines to assist interventions at school and in the classroom to promote it? (2) How does the social context (school management actions and teaching practices) contribute to the development of high school students' creative expression? (3) Is there a relationship between personal factors for the creativity of high school students (motivation to learn, creative personality and school performance) and the classroom environment, identified by the perception of their teachers' practices? We employ a mixed design with qualitative and quantitative approaches seeking to focus on relevant aspects related to the complexity of creative education. Data collection techniques and strategies were used to capture the complexity of the phenomenon, combining document analysis, interview, questionnaire application and scales. For the analysis of qualitative data we applied content analysis and for quantitative data we used statistical procedures, such as calculation of descriptive statistics, Pearson's correlation and multiple linear regression. The results indicated limits and possibilities for the development of creative education in a high school. Regarding the BNCC and the SEEDF curriculum, the study revealed that there is no explicit and clear definition of creativity, there is a low percentage in relation to the ability to create, there is a lack of guidance and subsidies in the BNCC for the formulation of the high school curricula of States, Municipalities and the Federal District that favor students' creative expression. The Pedagogical Proposal presented some projects that highlighted objectives related to the development of creativity. These projects, according to the students, contribute to their creative expression and require hard work, require a lot of time to develop them, require practice, guidance and are interdisciplinary. In general, the atmosphere in the work environment is favorable for the development of creativity, according to the teachers, however, with some barriers such as: lack of space for the development of activities, lack of ix resources and excess of students in the classroom. The personal barriers were: lack of time, teacher training, materials / resources, environmental conditions and personal blocks. In the director's speech, we identified a cultural barrier to the development of creativity in the school environment related to the evaluation for the exams for access to higher education. According to the students, the teachers have contributed little to the development of their creativity, privileging the preparation for the entrance exam, culture of the unique answer, cultivation of fear and academic failure. Corroborating this, teachers did not demonstrate a clear understanding of what creativity is, despite discussing this topic in the pedagogical coordinations. On the other hand, teachers and students demonstrated an understanding according to the literature about what would be a creative student and a creative class. The teaching practices best evaluated by students that favor creativity were the development of critical analysis skills and the encouragement of students' independence. There are positive correlations between motivation to learn, creative personality and school performance of high school students. Personal variables (intrinsic motivation to learn, academic performance and creative personality) are predictors of the perception of the environment, identified in the evaluation of teaching practices that favor creativity. We hope that this study has drawn attention to the importance of the development of creative education, demonstrating the limits and possibilities of effectiveness in high schools.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.