Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38571
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_TiagodeSáHaag.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Percepção docente dos efeitos do ruído sobre o ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Haag, Tiago de Sá
Orientador(es): Barrios González, Alia Maria
Assunto: Ruído
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Data de publicação: 30-Jun-2020
Referência: HAAG, Tiago de Sá. Percepção docente dos efeitos do ruído sobre o ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os efeitos do ruído no ambiente escolar sobre o desempenho das atividades pedagógicas tem sido tema de poucas investigações científicas, sobretudo de caráter qualitativo e sistêmico. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo investigar o ruído no ambiente escolar e seus possíveis efeitos sobre o ensino e a aprendizagem no contexto dos anos finais do ensino fundamental, a partir da percepção dos professores. Como percurso metodológico foi realizado um estudo de caso com análise qualitativa em uma escola pública do Distrito Federal, tendo como instrumento de construção de dados uma entrevista semiestruturada realizada com 08 professores da escola pesquisada. Também foi feita a medição do nível de ruído em diferentes tempos e espaços da escola em situações naturais de trabalho por meio de um decibelímetro. A base teórico-metodológica da pesquisa foi a teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano do psicólogo Urie Bron-fenbrenner, a qual aborda de forma sistêmica a influência dos diferentes contextos envolvidos. A análise dos dados foi feita por meio de análise temática de conteúdo. Entre vários resultados de interesse, a pesquisa verificou que o ruído no ambiente escolar é tido como uma característica naturalizada, apesar dos prejuízos consideráveis que oferece às atividades pedagógicas. Diante da sua naturalização não acontecem a discussão e a reflexão sobre o assunto na escola, como também não ocorre a elaboração de estratégias eficientes para a sua diminuição. É de grande importância que se façam mais estudos sobre o assunto, sobretudo de caráter qualitativo e sistêmico. Como produto técnico da pesquisa foi apresentado um vídeo com as principais informações da investigação destinado aos professores da escola e gestores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O video busca contribuir para a formação docente e a formulação de políticas públicas relacionadas ao tema do ruído na escola.
Abstract: The effects of noise in the school environment on the performance of pedagogical activities have been the subject of few scientific investigations, mainly of a qualitative and systemic nature. Thus, this research aimed to investigate noise in the school environment and its possible effects on teaching and learning in the context of the final years of elementary school, from the teachers' perception. As a methodological approach, a case study with qualitative analysis was carried out in a public school in the Federal District, using a semi-structured interview with 08 teachers from the researched school as a data construction tool. The noise level was also measured at different times and spaces in the school in natural work situations using a decibel meter. The theoretical and methodological basis of the research was the Human Development Bioecology theory by psychologist Urie Bronfenbrenner, which addresses in a systemic way the influence of the different contexts involved. Data analysis was done through thematic content analysis. Among several results of interest, the research found that noise in the school environment is considered a naturalized characteristic, despite the considerable losses it offers to pedagogical activities. Given its naturalization, there is no discussion and reflection on the subject at school, as well as the development of efficient strategies for its reduction. It is of great importance to carry out more studies on the subject, especially of a qualitative and systemic nature. As a technical product of the research, a video was presented with the main research information for school teachers and managers of the Education Department of the Federal District. The video seeks to contribute to teacher training and the formulation of public policies related to the theme of noise at school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.