Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38500
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaClaudiaDamasioAyresLopes.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A transição para a vida universitária de estudantes com alto rendimento escolar no ensino médio
Autor(es): Lopes, Ana Claudia Damasio Ayres
Orientador(es): Ferreira, Jane Farias Chagas
Assunto: Estudantes universitários - desempenho
Ensino médio
Ensino superior
Transição escolar
Adaptação
Rendimento escolar
Data de publicação: 30-Jun-2020
Referência: LOPES, Ana Claudia Damasio Ayres. A transição para a vida universitária de estudantes com alto rendimento escolar no ensino médio. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Na transição do Ensino Médio para o ambiente universitário o(a) estudante encontra desafios perante as rotinas, as evidências, as regras e as condutas que se apresentam ao longo do primeiro ano. O alto rendimento como preparação acadêmica para a universidade é ampliado em seus aspectos sociais e relacionais com o ambiente presentes na transição. Este estudo de casos múltiplos teve como objetivo investigar a transição para a vida universitária de estudantes de alto rendimento no Ensino Médio, tendo como objetivos específicos: (1) Identificar as características das relações escolares de estudantes de alto rendimento escolar com seus pares, família e professores; (2) Descrever a percepção do estudante de alto rendimento com relação ao seu processo de escolarização; especialmente aqueles vivenciados no Ensino Médio e primeiros semestres do Ensino Superior; e (3) Identificar fatores convergentes nas trajetórias de estudantes de alto rendimento, que podem explicar a sua performance acadêmica e o alinhamento de suas estratégias de estudo e de enfrentamento das mudanças que ocorrem ao longo desse processo. Para atingir os objetivos, foram realizadas entrevistas narrativas com 4 estudantes e seus familiares. Os dados foram analisados à luz da Teoria Fundamentada de Strauss e Corbin. Os resultados demonstraram que a transição para a universidade foi acompanhada de sentimentos de incerteza e tensões pelas mudanças na relação com o ambiente; pela busca de redes de apoio; e pela presença de práticas integrativas facilitadoras do processo. Com relação à família, os resultados evidenciaram a participação ativa nas relações escolares. As novas relações com o contexto acadêmico a partir das mudanças percebidas pelos estudantes demonstram que: (a) os(as) estudantes estabeleceram novas referências de ser “bom aluno”, aprender a trabalhar em grupo e valorizar as trocas com os estudantes veteranos; (b) os estudantes participam mais dos eventos de seus cursos; (c) a participação em movimentos sociais e políticos foi mencionada como uma forma de ação política mais ativa, mesmo que diferentes dos valores e crenças familiares; (d) a relação com o professor também se modifica. Entre as perspectivas para futuras pesquisas destacamos investigar (1) O alto rendimento feminino em cursos ou carreiras de maioria masculina; (2) As mudanças na dinâmica e rotinas familiares a partir do ingresso na universidade e de como essas novas configurações têm impacto na identidade dos filhos.
Abstract: During the transition from secondary school to the university environment, students will encounter new challenges in regard to routines, evidence, rules, and behaviors that appear over the course of the first year. The demands for high academic performance during preparation for university are expanded to encompass both social relationships and those between the student and the environment which comprises this transition. This multiple case study seeks to investigate the transition to college life of hig-income students in high school, and the specific objectives include: (1) Identifying the characteristics of school relationships between academically outstanding secondary school students and their peers, family, and teachers; (2) Describing the perception of academically outstanding secondary school students concerning their educational career; in particular those regarding their experiences in secondary school and during the first semesters in higher education; and (3) Identifying convergent factors in the trajectories of academically outstanding students, which may help to explain their academic performance and the alignment of their strategies for study and for dealing with the changes that occur throughout this process. Pursuant to these objectives, narrative interviews were conducted with 4 students and their families. The data collected was analyzed using Strauss and Corbin's Grounded Theory. The results showed that the transition to university was marked by feelings of uncertainty and tension caused by the changes in the students’ relationship with their environment; by the search for support networks; and by the presence of integrative practices that facilitate the transition process. Concerning the family, the results showed that the students’ parents were actively involved in school tasks. The new relationships with the academic environment by the students demonstrate that: (a) the students set new personal standards regarding the meaning of being a “good student”, learning to work as a team and valuing exchanges with senior students; (b) students participated more actively in their course events; (c) participation in social and political movements was mentioned as a more active form of political engagement, even if these differed from their family’s values and beliefs; (d) the students’ relationship with their professors also showed significant change. The most significant potential areas for future research include: (1) Academically outstanding female students in predominantly male courses or careers; (2) Changes in family dynamics and routines as a result of university ingress and how these new configurations impact the young people's identities.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.