Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | - |
dc.contributor.author | Anjos, Suelen Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T14:03:16Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T14:03:16Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Suelen Gonçalves dos. Hip hop e as práticas educativas : um estudo a partir das experiências do coletivo família hip hop, Santa Maria - DF. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38492 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto resulta de uma pesquisa de autoetnografia coletiva, tendo como ponto de
partida uma narrativa autobiográfica a partir da minha vivência no Hip Hop, junto aos
coletivos Família Hip Hop, das experiências construídas junto ao Coletivo ArtSam e
ao grupo Sobreviventes de Rua. Utilizamos narrativas e processos documentados por
esses sujeitos coletivos, entrevistas individuais com seus integrantes e minhas
memórias.
São então abordadas algumas práticas da Cultura Hip Hop capazes se contribuir em
práticas pedagógicas decoloniais para a juventude periférica. Ou seja, voltadas para
o enfrentamento de silenciamentos, apagamentos, racismos e violências epistêmicas
que são produzidas e reproduzidas dentro e fora do espaço escolar e o engajamento
na reconstrução da realidade social na qual estão inseridos/as. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Hip hop e as práticas educativas : um estudo a partir das experiências do coletivo Família Hip Hop, Santa Maria - DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hip hop | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hip hop - movimento artístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas culturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The text results from research using collective autoethnography, having as its starting
point an autobiographical narrative from my experience with Hip Hop as well as with
the Família Hip Hop collectives, the ArtSam Collective and the Sobreviventes de Rua
group.
We used the narratives and processes documented by these collective subjects,
individual interviews with their members as well as my memories. This research shows
that some practices of Hip Hop culture can contribute to decolonial education for
peripheral youth by facing the confrontation of silences, erasures, racisms and
epistemic violations that are produced and reproduced within the school space and
through the engagement in the reconstruction of the social reality in which the youth is
inserted. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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