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Título: Indisciplina na escola : a educação física como mecanismo de castigo
Autor(es): Souza, Hadamo Fernandes de
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Indisciplina
Educação física
Exclusão
Punição
Data de publicação: 30-Jun-2020
Referência: SOUZA, Hadamo Fernandes de. Indisciplina na escola: a educação física como mecanismo de castigo. 2020. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este estudo constitui uma investigação realizada no interior do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, da área de concentração de “Educação Física escolar”, da linha de pesquisa “Educação Física no Ensino Fundamental”, tendo como tema a “Indisciplina na Escola”. Buscou compreender a percepção dos estudantes de uma escola do campo da rede pública de Planaltina-DF com relação à sua exclusão das aulas de Educação Física por motivos indisciplinares, a fim de se propor uma experiência pedagógica de forma a aprimorar ações no enfrentamento à indisciplina. Os objetivos específicos consistiram em caracterizar o cenário do processo de exclusão dos estudantes das aulas de Educação Física, identificar os sentimentos vivenciados pelos estudantes após sofrerem os castigos e experimentar o modelo de ensino Sport Education em contraposição aos castigos. A fundamentação teórica está estruturada a partir de cinco eixos temáticos: o primeiro conceitua a indisciplina escolar, o segundo orienta sua análise para a Educação Física escolar, o terceiro enfatiza o percurso histórico dos castigos escolares, o quarto aborda a exclusão das aulas de Educação Física como castigo, e, por fim, o quinto apresenta exemplos de tentativas de minimização da indisciplina escolar. Segundo os procedimentos técnicos, a pesquisa com abordagem qualitativa, se caracterizou como uma pesquisa exploratória e, na sequência, desenvolvemos uma pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram questionários e grupos focais. A análise e discussões são realizados à luz de uma concepção crítica de ensino da Educação Física (SOARES et al., 1992). Os resultados indicaram que os estudantes concordam com o procedimento adotado pela Equipe Gestora, sendo possível perceber que existe uma naturalização dos castigos na escola. Suas ocorrências não causam nenhuma estranheza, pois os estudantes já estão acostumados com essas práticas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Após a experimentação do modelo de ensino Sport Education destaca-se o reconhecimento da importância individual de cada estudante no desenvolvimento das ações, a maximização e o incremento do trabalho coletivo e, por fim, o clima de festividade proporcionado pela organização e participação nos “X Jogos Internos do Rio Preto (JIRP)”. Grosso modo, acreditamos na existência de duas vertentes de ideias para a perpetuação da exclusão dos estudantes das aulas de Educação Física: de um lado, a Educação Física é a disciplina preferida dos estudantes, o que leva à exclusão do estudante indisciplinado das atividades dessa disciplina como castigo, de outro, há uma hierarquização dos componentes curriculares, pois, como os estudantes precisam ser castigados, opta-se por se aplicar tais punições nos espaços-tempos destinados às disciplinas consideradas de menor importância, no caso, a Educação Física. Por fim, acreditamos ter promovido um debate acerca do uso da Educação Física como mecanismo de castigo, sempre compreendendo a sensibilidade para se tratar desse objeto. Temos absoluta convicção das limitações e provisoriedade dos resultados alcançados, todavia, nosso desejo é o surgimento de outras investigações que possam contribuir com a temática, preenchendo as possíveis lacunas deixadas por nós, e, certamente, nos contrapondo em muitos posicionamentos.
Abstract: This study consists an investigation made within the Professional Master’s Degree Program in Physical Education for a National Net, in the field of concentration about “scholar Physical Education”, in the line of research about “Elementary School Physical Education”, having as a theme the “Indiscipline at School”. It also sought to understand the students’ perception from a public countryside school in Planaltina-DF regarding the exclusion of Physical Education classes due to indiscipline issues, in order to propose a pedagogical experience that aims to improve actions that confront the indiscipline. The specific goals for this project were about characterizing the students’ exclusion process scenario during Physical Education classes, identifying the feelings lived by the students after suffering the punishments and try the Sport Education teaching system, instead of punishments. The theoretical background is structured from five axes themes: the first concepts the school indiscipline, the second orientates its analysis focusing on the scholar Physical Education, the third emphasizes the historical path of school punishments, the forth addresses the exclusion as punishment in Physical Education classes and, lastly, the fifth shows examples of the attempts to minimize the scholar indiscipline. According to the technical procedures, this research, with quantitative approach, was portrayed as an exploration research and, afterwards, a research-action was developed. The used instruments were surveys and focus group. The analysis and discussions were accomplished in the light of a critical concept for Physical Education teaching (SOARES et al., 1992). The results indicated that the students agree with the adopted procedure by the Administration Team, being possible to realize that there is a naturalization about punishments at school. Its occurrences do not cause any strangeness, because the students are already used to these practices since the initial years in Elementary school. After the experimentation of the Sport Education teaching model, it is highlighted the acknowledgment of the individual importance of each student during the development of the actions, the maximization and increment for the collective work and, lastly, the festivities environment provided by the organization and participation of the “X Internal Games of Rio Preto”. We basically believe that there are two strands of ideas for spreading the exclusion of students during Physical Education classes: in one side, P.E. is the student’s favorite subject, which leads to the undisciplined student’s exclusion from the activities as a punishment. On the other hand, there is a hierarchy of the curricular components because, since the students must be punished, the option ends up being applying these punishments on the subjects considered less important, in this case, P.E. Lastly, we believe we promoted a debate about the use of Physical Education as punishment, always understanding the sensitivity to talk about this issue. We are aware of the limitations in the accomplished results, however, our wish is the surging of other investigations that can contribute with the theme, filling the possible gaps left by us, and, certainly, opposing us in many issues.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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