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Título: Análise dos impactos decorrentes da integração de veículos elétricos em uma rede de distribuição
Autor(es): Souza, Lúcio Sidney de Oliveira
Orientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Geração distribuída de energia elétrica
Impactos ambientais
Mobilidade
Veículos elétricos
Energia elétrica - distribuição
Data de publicação: 30-Jun-2020
Referência: SOUZA, Lúcio Sidney de Oliveira. Análise dos impactos decorrentes da integração de veículos elétricos em uma rede de distribuição. 2020. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nas últimas décadas, diversos países têm, por meio de seus dirigentes e catedráticos da área, externado preocupação com às mudanças climáticas decorrentes da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Na busca por alternativas que atenuem os impactos ambientais da atividade antrópica, a utilização dos veículos elétricos (VE) têm sido apontada como uma das possíveis ferramentas que pode amenizar tais efeitos. Entretanto, essa solução, cuja adoção vem crescendo significativamente, gera preocupações às distribuidoras de energia elétrica e aos órgãos reguladores no tocante aos seus impactos no sistema de distribuição. Os efeitos desse novo elemento pode variar em função do consumo de energia por quilômetro, da distância diária percorrida pelos moradores da região, das condições ambientais, das condições de trânsito da cidade, da potência dos carregadores, e ainda, do horário de início do carregamento. Concomitantemente à expansão dos VE, tem-se a adoção de geração distribuída fotovoltaica (GDVF), e em menor quantidade, dos sistemas de armazenamento (SA). Neste contexto, surgiu a ideia de desenvolvimento deste trabalho que tem como objetivo principal identificar o impacto da integração de VE na demanda de pico, nas perdas técnicas, nas tensões, no desequilíbrio, nos carregamentos dos transformadores e dos condutores do sistema de distribuição. Para tanto, são adotados cenários em que se tem somente VE, VE e GDFV, e VE, GDFV e SA. Inicialmente, é executada uma análise comparativa entre os métodos de quantificação de energia existentes na literatura. Em seguida, empregando-se os dados de um alimentador real do Distrito Federal, são realizadas simulações computacionais para o cálculo dos citados impactos utilizando a ferramenta computacional OpenDSS. Para tanto, é utilizado o método de Monte Carlo para a escolha das unidades consumidoras que receberão as tecnologias. A análise dos efeitos da integração de VE na rede elétrica mostra que a presença desta tecnologia no sistema elétrico tende a impactar negativamente a demanda, as perdas, as tensões e o desequilíbrio de tensão. Ainda nesta condição, constata-se um leve aumento dos carregamentos dos transformadores e dos condutores. A instalação de GDFV no alimentador que já possui VE culmina em um pico de produção de energia em um momento diferente ao de maior demanda. Consequentemente, os impactos provocados pelo recarregamento dos VE não são alterados significativamente. Já a inserção dos SA em redes que contam com a presença de VE e GDFV, além de evitar a inversão do fluxo de potência, provoca uma melhora nos indicadores de qualidade da energia. Este tipo de estudo constitui uma contribuição para o planejamento e a preparação do Brasil frente às modificações que ocorrerão no perfil de consumo de energia decorrentes da entrada de soluções de mobilidade elétrica.
Abstract: In the last decades, several countries with their representatives and experts in the area have expressed concern about climate changes caused by greenhouse gases emissions. Seeking for alternatives that mitigate impacts of human activities in the environment, electrical vehicles have been pointed out as an important tool to overcome these effects. However, this solution, whose adoption has grown significantly, raises several questions regarding its effects on eletrical system to utility and regulatory bodies. The effects of this new element may vary depending on energy consumption, daily travelled distance by households, environmental and traffic conditions, power charges and arrival time. Concomitantly to the expansion of eletrical vehicles (EV), there are the adoption of solar distributed generation (DG) and, in smaller scale, storaged system (SS). In this context, the objective of this research is to identify the impacts of the integration of electrical vehicles in peak demand, technical losses, voltage levels, unbalace, transformer and conductors loading in distributed system. For this purpose, scenarios with EV, EV and GD, and EV, GD and SS were considered. Initially, a comparative analysis is performed between the energy quantification methods in the literature. Then, using data from a real feeder in Distrito Federal, computer simulations are performed to calculate the aforementioned impacts using the software OpenDSS. In this work, method of Monte Carlo is applied to choose which consumer will receive any of the tecnologies. The analysis of the effects of EV integration in the electrical network shows that this technology tends to negatively impact demand, losses, voltages and voltage imbalance in the electrical system. Even in this condition, there is a slight increase in the loadings of transformers and conductors. The inclusion of DG in a feeder in which car are recharged results in a peak of energy production at a time different from that of greatest demand. Consequently, the impacts caused by the EV recharging are not significantly changed. The inclusion of SS in systems which the others tecnologies already take place not only avoid the inversion of power flow, but also causes an improvement in energy quality indicators. This type of study is a contribution to the planning and preparation of Brazil for the changes that will occur in the energy consumption profile resulting from the entry of electric mobility solutions.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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