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Título : Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
Autor : Mendes, Linidelly Rocha
Orientador(es):: Filice, Renísia Cristina Garcia
Assunto:: Política de assistência estudantil
Ensino técnico
Mulheres negras
Instituto federal de Brasília (IFB)
Fecha de publicación : 29-jun-2020
Citación : MENDES, Linidelly Rocha. Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : A presente dissertação de mestrado tem como objetivo realizar um estudo sobre a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Brasília - Campus São Sebastião, para verificar em que medida esta política contribui para a permanência das estudantes negras do curso técnico subsequente em Secretaria Escolar e Técnico Subsequente em Secretariado. Especificamente, estudantes que solicitaram apoio da assistência estudantil no período entre 2015 e 2018, momento em que a política foi reformulada e a equipe multidisciplinar foi constituída. Para análise da consolidação da Política de Assistência Estudantil do IFB no Instituto Federal de Brasília, buscou-se compreender como a referida política contribui para a permanência das estudantes negras segundo as demandantes, e quais os principais desafios apontados para sua efetivação na perspectiva da instituição; se o fator racial, de gênero e econômico foram considerados como componente da avaliação. Os percursos aparecem imbricados na seleção das participantes, bem como na política no IFB. Para tanto, a posição das mulheres negras na sociedade, e o quanto foi negado direito a elas em todo o contexto histórico. Foi utilizada a contribuição das feministas negras na abordagem da perspectiva interseccional como método (AKOTIRENE, 2018; CRENSHAW, 2002; DAVIS, 2016). O percurso metodológico incluiu revisão bibliográfica e análise documental do IFB-Campus São Sebastião acerca dos registros das estudantes na Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social do Campus. Foram realizadas entrevista e aplicação de questionário para as estudantes e com a equipe multidisciplinar para buscar compreender a percepção das demandantes e da equipe em relação à política. Como resultado foi possível concluir o quanto a assistência estudantil contribuiu e foi essencial para a formação das estudantes nos cursos técnico subsequentes do Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião, em sua grande maioria mulheres negras na faixa etária entre 18 e 50 anos, com filhos pequenos e chefes de família. Podemos considerar a Política de Assistência Estudantil como um mecanismo de suma importância para viabilizar o direito à educação e a profissionalização das mulheres negras.
Abstract: This dissertation aims to conduct a study on the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Brasilia - Campus São Sebastião, to verify the extent to which this policy contributes to the permanence of black students of the subsequent technical course in School Secretary and Subsequent Technical in Secretariat. Specifically, students who requested student support from 2015 to 2018, when the policy was reformulated and the multidisciplinary team was formed. To analyze the consolidation of the IFB Student Assistance Policy at the Federal Institute of Brasilia, we sought to understand how this policy contributes to the permanence of black female students according to themselves, and what are the main challenges pointed to their implementation in the perspective of the institution; whether racial, gender and economic factors were considered as part of the evaluation. The courses appear intertwined in the selection of participants as well as in the IFB policy. To this end, the position of black women in society, and how much rights have been denied to them throughout the historical context. A contribution from black feminists was used to approach the intersectional perspective as a method (AKOTIRENE, 2018; CRENSHAW, 2002; DAVIS, 2016). The methodological path included bibliographic review and document analysis of the IFB-Campus São Sebastião about the female students records at the Student Assistance and Social Inclusion Coordination of the Campus. Interviews and questionnaires were conducted for the students and the multidisciplinary team to seek to understand the perception of the applicants and the team regarding the policy. As a result it was possible to conclude how much student assistance contributed and was essential for the formation of the students in the subsequent technical courses of the Federal Institute of Brasilia Campus São Sebastião, mostly black women aged between 18 and 50 years, with small children and heads of household. We can consider the Student Assistance Policy as a very important mechanism to enable the right to education and professionalization of black women.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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