Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de | - |
dc.contributor.author | Silva, Vanessa Rosa Bastos da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T14:00:33Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T14:00:33Z | - |
dc.date.submitted | 2020-01-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Rosa Bastos da. Dinâmicas de significação e vivência escolar de adolescentes em medida socioeducativa. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38374 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação investiga as dinâmicas de significação de adolescentes em
cumprimento de medidas socioeducativa em relação às vivências escolares. O contexto de
investigação é o de uma Unidade de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto situada em
uma região administrativa do Distrito Federal. Participaram do estudo adolescentes em
cumprimento de prestação de serviços à comunidade que realizavam atividades em uma
biblioteca pública, assim como os profissionais de acompanhamento socioeducativo
responsáveis por eles. O arcabouço teórico utilizado apresenta a leitura dialógica como
ferramenta para a construção de dados, a concepção de adolescências na perspectiva da
psicologia histórico-cultural, fundamentos normativos da socioeducação, dialogismo e
desenvolvimento humano, a teoria do self dialógico, a teoria dos núcleos de significação e a
teoria de análise de episódios de interação. Os objetivos que direcionam o trabalho são:
compreender as significações da experiência escolar de adolescentes em cumprimento de
prestação de serviços à comunidade por meio de narrativas produzidas em contexto de leitura
dialógica e entrevistas; refletir sobre como as possibilidades de interação entre adolescentes e
profissionais da Unidade de Acompanhamento Socioeducativo em Meio Aberto podem ilustrar
as tensões dialógicas presentes no trabalho em socioeducação; e avaliar o valor heurístico do
método de leitura dialógica em estudos sob a perspectiva da psicologia dialógica do
desenvolvimento humano. A discussão dos resultados indica que as vivências escolares dos
adolescentes participantes da pesquisa são atravessadas por elementos individuais e sociais
que destacam na experiência escolar à função de fornecer certificação, reconhecida como algo
que possibilita o acesso a outras atividades relacionadas ao universo do trabalho ou
profissionalização. Foi possível observar a presença significativa de elementos contrastantes
nas narrativas sobre a vivência escolar, de maneira que a ambivalência e a indefinição se
apresentam como aspectos característicos da experiência escolar dos adolescentes
participantes da pesquisa. Sobre as tensões dialógicas encontradas na interação entre
profissionais e adolescentes, foi possível observar distância entre os universos de produção
semiótica do adolescente e do sistema que o atende, comprometendo a qualidade da
comunicação e consequente interação entre as pessoas envolvidas no processo de
acompanhamento socioeducativo. Por fim, em relação ao valor heurístico da leitura dialógica,
acreditamos que a técnica possibilitou um caminho para a emergência e a reflexão de aspectos
desenvolvimentais relevantes para a investigação em análise qualitativa através da criação de
espaços de produção de narrativas junto aos profissionais responsáveis pelo acompanhamento
socioeducativo e com os adolescentes em cumprimento de medidas. As reflexões e
recomendações apresentadas nas considerações finais têm o objetivo de aprofundar os
estudos sobre a temática, assim como fortalecer o acompanhamento das medidas
socioeducativas em meio aberto como momento propicio para a construção de trajetórias de
vida em comunidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dinâmicas de significação e vivência escolar de adolescentes em medida socioeducativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura dialógica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation investigates the dynamics of meaning production regarding to
schooling by adolescents in conflict with law in the juvenile justice system. The research context
is a halfway house located in the Federal District, Brazil. The study participants were
adolescents fulfilling Community Service which included activities in a public library, as well as
the social care professionals responsible for supervising them. The theoretical framework
includes: Dialogic Reading, used as a tool for data construction; Historical-Cultural Psychology
studies on adolescence: normative and legal foundations of socio educational care; and
Dialogical approaches in Human Development, the theory of the Dialogic Self, the theory of
Nuclei of Meaning and Interaction Episode Analysis theory.
The objectives that guide the work are: Understand the sensemaking about the school
experience of adolescents in providing services to the community through narratives produced
in the context of dialogical reading and interviews; Reflect on how the possibilities of interaction
between adolescents and professionals of the halfway house illustrate the dialogical tensions
present in the work in socio-education; And to evaluate the heuristic value of the dialogical
reading method in studies from the perspective of the dialogical psychology of human
development.
The discussion of results indicates that the school experience of the adolescents are crossed by
individual and social elements that demonstrate it has the function of providing certification that
allows access to other activities related to the universe of work or professionalization. It was
possible to observe the significant presence of contrasting elements in the narratives about
school experience, so that ambivalence and lack of definition are characteristic aspects of the
school experience.
About the dialogic tensions in the interaction between professionals and adolescents, it was
possible to observe the distance between the universes of semiotic production of the adolescent
and the system that assists him, compromising the quality of communication and consequent
interaction between the people involved in the process of social and educational monitoring.
Concerning the heuristic value of Dialogic Reading, we believe that the technique has enabled a
path for the emergence and reflection of developmental aspects relevant to the qualitative
analysis research observed through the creation of narrative production spaces made by
professionals responsible for socio-educational monitoring and with adolescents.
The reflections and recommendations presented in the final considerations aim to deepen the
studies on the theme, as well as to strengthen the measures of social and educational
monitoring in the open environment as a propitious moment for the construction of life
trajectories in community. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|