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Título: Dinâmicas de significação e vivência escolar de adolescentes em medida socioeducativa
Autor(es): Silva, Vanessa Rosa Bastos da
Orientador(es): Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Assunto: Adolescência
Medidas socioeducativas
Dialogismo
Leitura dialógica
Referência: SILVA, Vanessa Rosa Bastos da. Dinâmicas de significação e vivência escolar de adolescentes em medida socioeducativa. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente dissertação investiga as dinâmicas de significação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa em relação às vivências escolares. O contexto de investigação é o de uma Unidade de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto situada em uma região administrativa do Distrito Federal. Participaram do estudo adolescentes em cumprimento de prestação de serviços à comunidade que realizavam atividades em uma biblioteca pública, assim como os profissionais de acompanhamento socioeducativo responsáveis por eles. O arcabouço teórico utilizado apresenta a leitura dialógica como ferramenta para a construção de dados, a concepção de adolescências na perspectiva da psicologia histórico-cultural, fundamentos normativos da socioeducação, dialogismo e desenvolvimento humano, a teoria do self dialógico, a teoria dos núcleos de significação e a teoria de análise de episódios de interação. Os objetivos que direcionam o trabalho são: compreender as significações da experiência escolar de adolescentes em cumprimento de prestação de serviços à comunidade por meio de narrativas produzidas em contexto de leitura dialógica e entrevistas; refletir sobre como as possibilidades de interação entre adolescentes e profissionais da Unidade de Acompanhamento Socioeducativo em Meio Aberto podem ilustrar as tensões dialógicas presentes no trabalho em socioeducação; e avaliar o valor heurístico do método de leitura dialógica em estudos sob a perspectiva da psicologia dialógica do desenvolvimento humano. A discussão dos resultados indica que as vivências escolares dos adolescentes participantes da pesquisa são atravessadas por elementos individuais e sociais que destacam na experiência escolar à função de fornecer certificação, reconhecida como algo que possibilita o acesso a outras atividades relacionadas ao universo do trabalho ou profissionalização. Foi possível observar a presença significativa de elementos contrastantes nas narrativas sobre a vivência escolar, de maneira que a ambivalência e a indefinição se apresentam como aspectos característicos da experiência escolar dos adolescentes participantes da pesquisa. Sobre as tensões dialógicas encontradas na interação entre profissionais e adolescentes, foi possível observar distância entre os universos de produção semiótica do adolescente e do sistema que o atende, comprometendo a qualidade da comunicação e consequente interação entre as pessoas envolvidas no processo de acompanhamento socioeducativo. Por fim, em relação ao valor heurístico da leitura dialógica, acreditamos que a técnica possibilitou um caminho para a emergência e a reflexão de aspectos desenvolvimentais relevantes para a investigação em análise qualitativa através da criação de espaços de produção de narrativas junto aos profissionais responsáveis pelo acompanhamento socioeducativo e com os adolescentes em cumprimento de medidas. As reflexões e recomendações apresentadas nas considerações finais têm o objetivo de aprofundar os estudos sobre a temática, assim como fortalecer o acompanhamento das medidas socioeducativas em meio aberto como momento propicio para a construção de trajetórias de vida em comunidade.
Abstract: This dissertation investigates the dynamics of meaning production regarding to schooling by adolescents in conflict with law in the juvenile justice system. The research context is a halfway house located in the Federal District, Brazil. The study participants were adolescents fulfilling Community Service which included activities in a public library, as well as the social care professionals responsible for supervising them. The theoretical framework includes: Dialogic Reading, used as a tool for data construction; Historical-Cultural Psychology studies on adolescence: normative and legal foundations of socio educational care; and Dialogical approaches in Human Development, the theory of the Dialogic Self, the theory of Nuclei of Meaning and Interaction Episode Analysis theory. The objectives that guide the work are: Understand the sensemaking about the school experience of adolescents in providing services to the community through narratives produced in the context of dialogical reading and interviews; Reflect on how the possibilities of interaction between adolescents and professionals of the halfway house illustrate the dialogical tensions present in the work in socio-education; And to evaluate the heuristic value of the dialogical reading method in studies from the perspective of the dialogical psychology of human development. The discussion of results indicates that the school experience of the adolescents are crossed by individual and social elements that demonstrate it has the function of providing certification that allows access to other activities related to the universe of work or professionalization. It was possible to observe the significant presence of contrasting elements in the narratives about school experience, so that ambivalence and lack of definition are characteristic aspects of the school experience. About the dialogic tensions in the interaction between professionals and adolescents, it was possible to observe the distance between the universes of semiotic production of the adolescent and the system that assists him, compromising the quality of communication and consequent interaction between the people involved in the process of social and educational monitoring. Concerning the heuristic value of Dialogic Reading, we believe that the technique has enabled a path for the emergence and reflection of developmental aspects relevant to the qualitative analysis research observed through the creation of narrative production spaces made by professionals responsible for socio-educational monitoring and with adolescents. The reflections and recommendations presented in the final considerations aim to deepen the studies on the theme, as well as to strengthen the measures of social and educational monitoring in the open environment as a propitious moment for the construction of life trajectories in community.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
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Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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