http://repositorio.unb.br/handle/10482/38364
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Title: | Uma escola comunicativa de línguas : retrato de um fazer orientado por teoria |
Authors: | Pontes, Laís Paula Soares |
Orientador(es):: | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Assunto:: | Língua estrangeira - estudo e ensino Ensino de línguas Língua estrangeira |
Data de defesa:: | 13-Dec-2019 |
Citation: | PONTES, Laís Paula Soares. Uma escola comunicativa de línguas: retrato de um fazer orientado por teoria. 2019. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | Dentre as abordagens comunicativa e gramatical no ensino de língua estrangeira, a abordagem comunicativa destaca-se como uma opção muito eficiente, capaz de possibilitar aos aprendentes a aquisição de uma nova língua. Este trabalho investiga as práticas do ensino baseadas na abordagem comunicativa por meio de estudo de caso da Escola Submarino – Imersão em Língua e Cultura, com o objetivo de compreender a relação entre a teoria e a situação real de pesquisa. O presente trabalho utilizou observações de aula como instrumento de coleta de dados para a pesquisa qualitativa, e com o uso de entrevistas e análise de plano de curso, material didático e avaliação mostrou que a base de apoio do ensino comunicacional reside na rejeição da predominância e centralidade da gramática na organização do trabalho de ensinar como um todo. |
Abstract: | Among the communicative and grammatical approaches in foreign language teaching, the communicative approach stands out as a very efficient option, enabling learners to acquire a new language. This paper investigates the teaching practices based on the communicative approach through a case study of Escola Submarino – Imersão em Língua e Cultura, in order to understand the relationship between theory and the actual research situation. The present work used class observations as a data collection instrument for qualitative research, and the use of interviews and analysis of syllabus, didactic material and assessment showed that the basis of communication teaching support lies in the rejection of the predominance and centrality of grammar in the organization of the job of teaching as a whole. |
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