Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38359
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LarissadosSantosAguiar.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A quem posso contar ? As narrativas recepcionadas na Ouvidoria da UnB acerca da temática saúde mental na Instituição
Autor(es): Aguiar, Larissa dos Santos
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Coorientador(es): Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto: Universidade de Brasília
Ouvidoria da UnB
Participação social
Narrativas
Saúde mental
Referência: AGUIAR, Larissa dos Santos. A quem posso contar? As narrativas recepcionadas na Ouvidoria da UnB acerca da temática saúde mental na Instituição. 2019. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral avaliar as políticas públicas educacionais desenvolvidas na UnB no que se refere à prevenção e promoção de saúde mental no âmbito da sua comunidade interna (servidores e discentes), a partir das narrativas recepcionadas pela Ouvidoria da UnB no período de 2011 a 2018. A pesquisa foi do tipo exploratória e contemplou a abordagem qualitativa e dialógica. O trabalho teve como desafio a busca pela compreensão dos relatos falados, silenciados ou silenciosos, provenientes das manifestações acolhidas na Ouvidoria da Universidade de Brasília, as quais tiveram como eixo a saúde mental dos sujeitos atendidos. Ação muito tênue, pois implica apreender uma linguagem muitas vezes contraditória, incoerente e não real ao cotidiano, o que, por vezes, prejudica a sistemática institucional. Foi necessário estar sensível a essas escutatórias, a partir da experiência peculiar do indivíduo à realidade que a UnB oferece a ele, enquanto instituição promotora de participação e controle social mais ativa e menos retórica. Nesta perspectiva, discutiu-se o papel da educação superior, da Universidade de Brasília, das ouvidorias universitárias, focada na Ouvidoria da UnB, enquanto espaço de fala do cidadão. Além disso, conceitua-se a saúde mental e as probabilidades de implementação de ações nessa área como política pública, centrando-a no âmbito dessa Entidade e tendo como referência os setores vinculados na questão. Marcado como um tema ainda pouco discutido na literatura educacional brasileira, especialmente quando situado no âmbito da educação superior e das ouvidorias, revela-se um assunto complexo, visto que, para a Organização Mundial da Saúde, não há uma definição única e/ou oficial do que seja saúde mental, pois esta não consiste em definir e limitar os transtornos mentais existentes, mas apresentar níveis de qualidade de vida emocional e cognitiva do ser humano a partir de suas próprias vivências. A partir desse explanação, foi analisado o banco de dados desse setor de escutatória, contendo 8.357 manifestações (base empírica primária), e executadas entrevistas semiestruturadas com os seguintes gestores: Magnífica Reitora, Decano de Assuntos Comunitários, Ouvidora, Diretor da DSQVT e Diretora da DASU, acrescida da revisão bibliográfica e de análise documental, que contempla o anuário estatístico, leis, estatutos, regimentos, resoluções, atos, atas e instruções normativas pertinentes ao tema. Em seguida, são apresentadas narrativas que consubstanciam o tema, mediante o olhar do sujeito e a percepção desses gestores. Por sua vez, o desfecho do trabalho explicita, ainda, o aumento considerável no número de manifestações ligadas à temática (1.591%, registrado no ano de 2017). Enfatizam-se, por fim, algumas proposições acerca da questão da saúde mental no contexto da Universidade, no âmbito de sua Ouvidoria.
Abstract: This dissertation aimed to evaluate the public educational policies developed at UnB regarding the prevention and promotion of mental health within its internal community (servants and students), based on the narratives received by the Ombudsman's Office during 2011 to 2018. The research was exploratory and included the qualitative and dialogical approach. The work had as a challenge, in the daily deal, the search for the comprehension of the spoken, silent or silent reports, coming from the manifestations received in the Ombudsman's Office of the University of Brasilia, which had as their core the mental health of the subjects attended. Very tenuous action, because it implies apprehending a language often contradictory, incoherent and not real to everyday life, which sometimes undermines the institutional system. Thus, it was necessary to be sensitive to these listening, from the individual's peculiar experience to the reality that UnB offers to him, as an institution promoting more active and less rhetorical social control and participation. In this perspective, the role of higher education, the University of Brasilia, the university ombudsman's offices, focused on the Ombudsman's Ombudsman's Office, as a citizen's speaking space was discussed. In addition, mental health and the probabilities of implementing actions in this area as a public policy are conceptualized, centering it within the scope of this Entity and with reference to the sectors involved in the issue. Marked as a topic still little discussed in the Brazilian educational literature, especially when situated in the context of higher education and ombudsmanship, it is a complex subject, since for the World Health Organization there is no single and / or official definition. than mental health, because it is not to define and limit existing mental disorders, but to present levels of emotional and cognitive quality of life of the human being from their own experiences. From this explanation, we analyzed the database of this listening sector, containing 8,357 manifestations (primary empirical basis), and conducted semi-structured interviews with the following managers: Magnificent Dean, Dean of Community Affairs, Listener, Director of DSQVT and Director of DASU, plus the bibliographic review and document analysis, which includes the statistical yearbook, laws, statutes, bylaws, resolutions, acts, minutes and normative instructions pertinent to the theme. Then, narratives are presented that substantiate the theme through the subject's gaze and the perception of these managers. In turn, the outcome of the work also explains the considerable increase in the number of manifestations related to the theme (1,591%, recorded in 2017). Finally, we emphasize some propositions about the issue of mental health in the context of the University, within the Ombudsman.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.