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Titre: A gestão da educação a distância dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise comparada dos sentidos e significados da EaD no contexto da educação profissional
Auteur(s): Medeiros, Jennifer de Carvalho
Orientador(es):: Moraes, Raquel de Almeida
Assunto:: Ensino a distância
Ensino profissional
Gestão da educação a distância
Estudos comparados - educação
Date de publication: 29-jui-2020
Référence bibliographique: MEDEIROS, Jennifer de Carvalho. A gestão da educação a distância dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: uma análise comparada dos sentidos e significados da EaD no contexto da educação profissional. 2019. 250 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Esta tese aborda a temática da Educação a Distância (EaD) na educação profissional, tendo como delimitação do objeto a gestão da EaD nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético, da abordagem crítica da educação comparada, da reflexão sobre a educação a distância na Sociedade do Conhecimento e suas implicações na reconfiguração das demandas de formação para o trabalho, buscaremos problematizar os seguintes questionamentos: como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia realizam a gestão dos cursos a distância, considerando os marcos regulatórios e as práticas dos sujeitos envolvidos na materialidade dos cursos ofertados? Quais sentidos e significados da EaD são revelados a partir das diferentes formas de gestão dos cursos a distância encontradas nos Institutos Federais? Em que medida os sentidos e significados revelados acerca da EaD indicam as tensões e contradições da gestão no processo de implantação e operacionalização dos cursos? A partir dessas indagações, o objetivo geral foi investigar as perspectivas de gestão dos cursos a distância adotadas por cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando os marcos regulatórios, as práticas dos sujeitos envolvidos e a forma como a EaD é assumida pelos diferentes Institutos, dado que a educação a distância está inserida em todos os Institutos Federais. Para definição da amostra, foi escolhido um Instituto Federal de cada região do país. A escolha por região foi definida a partir da comparação das perspectivas de gestão adotadas pelos diferentes Institutos Federais, considerando o critério da diversidade das estruturas organizativas da EaD de modo que fosse possível realizar a análise comparada das realidades estudadas. Os resultados apontam que as perspectivas de gestão dos Institutos Federais pesquisados constituem formas organizativas distintas entre si, porém com semelhanças estruturais relacionadas à EaD no seu sentido mais amplo, nas quais revelam-se o distanciamento entre planejamento e execução, a dualidade entre o consentimento e a negação à EaD e o processo de institucionalização da modalidade. Percebemos que a intensificação do trabalho e a formação para atuar na EaD são pontos recorrentes em todas as realidades observadas. A intensificação do trabalho é manifestada na alta demanda da gestão da EaD, não compatível com a estrutura que se tem, além da alta produtividade como forma de mostrar a existência da EaD para o Instituto Federal na qual faz parte. A formação também se constitui ponto estratégico para mostrar a EaD ao restante da instituição e sinalizar que é preciso ter um conhecimento especializado para atuar na modalidade. Como conclusão, assinalamos que a gestão da EaD no contexto da educação profissional pode fomentar estratégias que articulem visões até então fragmentadas. Um projeto de formação integral advém de uma unidade entre teoria e prática, que não se limita ao projeto em si, mas reflete toda a forma de organização da instituição, tendo a práxis como categoria constituinte da gestão da educação a distância. Os significados que encontramos sobre a EaD e a gestão da EaD nos levaram a pensar na importância da práxis enquanto movimento de unidade entre teoria e prática dos processos próprios da gestão, de aproximar a dimensão do planejamento da execução, de ter noção do todo que envolve a educação profissional e os elementos da educação a distância.
Abstract: This thesis addresses the theme of Distance Education in vocational education, having as its object the management of e-learning in Federal Institutes of Education, Science and Technology. From the perspective of historical-dialectical materialism, the critical approach of comparative education, the reflection on distance education in the Knowledge Society and its implications in the reconfiguration of the demands of training for work, we will try to problematize the following questions: how the Institutes Do Federal Education, Science and Technology manage e-learning courses, considering the regulatory frameworks and practices of the subjects involved in the materiality of the courses offered? What senses and meanings of distance education are revealed from the different forms of distance learning management found in the Federal Institutes? To what extent do the meanings and meanings revealed about distance education indicate the tensions and contradictions of management in the process of implementation and operationalization of courses? From these questions, the general objective was to investigate the management perspectives of distance learning courses adopted by five Federal Institutes of Education, Science and Technology, considering the regulatory frameworks, the practices of the subjects involved and the way the e-learning is assumed by the different Institutes Distance education is part of most Federal Institutes. To define the sample, a Federal Institute from each region of the country was chosen. The choice by region was defined by comparing the management perspectives adopted by the different Federal Institutes, considering the criterion of the diversity of the organizational structures of distance education so that it is possible to perform the comparative analysis of the studied realities. In light of the categories of historical-dialectical materialism (praxis, contradiction, wholeness and mediation) and the empirical categories that come from the Significance Cores, the results show that the management perspectives of the Federal Institutes surveyed constitute distinct organizational forms, but with similarities. related to distance education in its broadest sense, which reveal the distancing between planning and execution, the duality between consent and denial to distance education and the process of institutionalization of the modality. We also concluded that the intensification of work and training to work in e-learning are recurrent points in all observed realities. The intensification of work is manifested in the high demand of distance education management, which is not compatible with the existing structure, besides the high productivity as a way of showing the existence of distance education to the Federal Institute in which it is part. The training is also a strategic point to show distance education to the rest of the institution and signal that it is necessary to have a specialized knowledge to act in the sport. Moreover, we indicate the category of praxis as essential to overcome the duality between thinking and doing within the activities of distance education management.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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