Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Ricardo Bomfim | - |
dc.contributor.author | Fraga, Giselle Bianca Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T13:05:35Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T13:05:35Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.citation | FRAGA, Giselle Bianca Silva. Infraestruturas lineares e fragmentação de hábitat: análise da paisagem para modelagem espacial de linhas de transmissão. 2019. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38348 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Linhas de transmissão de energia são caracterizadas por contribuir para a fragmentação
de hábitat, sendo este um dos principais impactos da ação humana sobre a biodiversidade.
A fragmentação de hábitat pode ser definida como a ruptura da conectividade do hábitat
afetando a capacidade de dispersão das espécies. Podendo resultar em subpopulações
isoladas e vulneráveis a flutuações populacionais ou até mesmo em extinções locais. As
linhas de transmissão são submetidas à Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), que visa
prever os possíveis impactos socioambientais decorrentes da sua instalação e operação, e
avaliar a viabilidade ambiental do projeto. A modelagem espacial pode ser uma
ferramenta útil para a definição de opções locacionais de infraestruturas lineares, pois
permite conciliar diferentes fatores ambientais, sociais e econômicos. Contudo, em
relação à fragmentação de hábitat, este impacto é comumente mensurado apenas
quantificando a área de vegetação nativa a ser afetada pelo empreendimento, o que pode
levar a interpretações equivocadas, subestimando sua relevância. Assim, buscamos
incorporar à modelagem de linhas de transmissão uma análise sobre a conectividade da
paisagem, fundamentada pelos princípios da Ecologia de Paisagens. Para tanto, foi
selecionado como estudo de caso a Linha de Transmissão Xingu – Terminal Rio.
Aplicamos as métricas clustering, clustering coeficiente, node degree e razão-área. Para
a modelagem de um traçado alternativo, foi utilizada a ferramenta Least-cost Path
Analysis (LCPA), buscando conciliar fatores ecológicos, econômicos, sociais e critérios
de segurança operacional. A linha licenciada e o traçado modelado foram comparados
quanto ao custo ambiental, à extensão e à sinuosidade. O traçado modelado apresentou
menor custo para os cinco indicadores de custo utilizado. Os valores médios desses
indicadores não diferiram entre a linhas (licenciada e modelada). Quanto à sinuosidade e
à extensão, o traçado modelado excedeu o limite de variação definido como insignificante
em 9%. A partir dos resultados obtidos, verificamos que a adição dessa nova perspectiva
de análise resultou em um traçado otimizado, com menor custo ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Infraestruturas lineares e fragmentação de hábitat : análise da paisagem para modelagem espacial de linhas de transmissão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linhas de transmissão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impacto ambiental - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem ambiental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Power lines, contribute to habitat fragmentation, one of the main human impacts on
biodiversity. Habitat fragmentation can be defined as a habitat connectivity disruption
affecting species dispersal capacity. May result in isolated and vulnerable subpopulations
in population fluctuations or even local extensions.
Power lines are submitted to an Environmental Impact Assessment (EIA), which aims to
predict potential social and environmental impacts resulting from their installation and
operation, and evaluate project environmental viability. Spatial modeling can be a useful
tool for defining linear infrastructure location options, as it allows reconciliation of
involved environmental, social and economic factors. However, the impact of habitat
fragmentation is commonly measured only by quantifying the area of native vegetation
to be affected by this infrastructure, an approach which may lead to underestimation of
its impact and misinterpretation of its significance. Accordingly, we seek to incorporate
into transmission line modeling an analysis of landscape connectivity, based on the
principles of landscape ecology. For this purpose, the Power Line Xingu - Rio was
selected as a case study. This infrastructure is about 2,500 kilometers long and intersects
three biomes: the Amazon, Cerrado and Atlantic Forest. The following metrics were
applied: clustering, clustering coefficient, node degree and area ratio. We use de tool
Least-cost Path Analysis (LCPA) for modeling a optmal route of the Xingu – Rio power
line. This modelling tool was used to reconcile ecological, economic, social and
operational safety criteria. The two routes (licensed and modeled) were compared for
environmental cost, length and sinuosity. The modeled route gave a lower cost for the
five cost indicators used, while average values of these cost indicators did not differ
between the routes (licensed and modeled). As for sinuosity and length, the modeled route
was 9% longer than the licensed route. From the results obtained, we showed that the use
of this new analysal perspective resulted in an optimized route, one with lower
environmental costs. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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