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http://repositorio.unb.br/handle/10482/38307
Título : | Análise histórico-comparada do desenvolvimento do mercado de vinho em três regiões produtoras no Brasil |
Autor : | Bonato, Isabella Teixeira |
Orientador(es):: | Brisola, Marlon Vinícius |
Assunto:: | Vinho - Brasil |
Fecha de publicación : | 26-jun-2020 |
Data de defesa:: | 20-mar-2020 |
Citación : | BONATO, Isabella Teixeira. Análise histórico-comparada do desenvolvimento do mercado de vinho em três regiões produtoras no Brasil. 2020. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Os mercados vitivinícolas brasileiros observaram uma expansão nas últimas
décadas, alcançando inclusive regiões com climas não tradicionais para a
elaboração de vinhos. Paralelo a esse crescimento, a pressão internacional de
produtos alavancou a demanda por vinhos de melhor qualidade. Regiões
tradicionais refinaram seus processos e regiões não tradicionais surgiram
pautadas na busca por vinhos de qualidade. O objetivo geral do presente
trabalho foi avaliar os fatores, no viés da dimensão mercadológica, que
influenciaram no desenvolvimento da produção de vinhos finos de qualidade no
Vale dos Vinhedos, no Vale do Rio São Francisco e na região da Serra da
Mantiqueira, fazendo um comparativo entre as três regiões. Para solucionar o
presente objetivo de pesquisa foi realizada uma anális3e histórico comparada
entre as três regiões produtoras de vinhos no Brasil. Para tanto, os
procedimentos de pesquisa utilizados foram a pesquisa documental e
bibliográfica triangulados com entrevistas. A análise comparada foi feita
aplicando a técnica Qualitative Comparative Analysis (QCA) com adaptações
para o estudo histórico-comparado de ‘casos’, seguindo o prescrito por Ragin
(1987) e replicado nos estudos de Brisola (2013). Os achados desta pesquisa
evidenciam que o suporte organizacional e institucional está presente e é
importante para o fomento de regiões que desenvolveram a vitivinicultura. A
valorização territorial a partir das indicações geográficas e do enoturismo são
tendências mundiais que se mostram efetivas na valorização do produto
nacional. O componente marketing e divulgação também se mostrou
fundamental para o mercado vitivinícola, uma vez que as escolhas dos
consumidores por diversas vezes são baseadas em valores hedônicos. |
Abstract: | The Brazilian wine markets have watched a growth for the last decades, reaching
even regions with non-traditional climate for wine making. Parallel to this rise, the
international pressure for products boosted the demand for better quality wines.
Traditional regions refined its procedures and non-traditional regions emerged
guided by the search for high quality wine. The main goal of this article was to
evaluate the factors, in the marketing extent bias, that had an influence in the
development of quality fine wine production in Vale dos Vinhedos, Vale do Rio
São Francisco and in the region of Serra da Mantiqueira, making a comparative
study among the three regions. To determine the aforementioned goal of the
research, an historic comparative analysis was made amongst these three wine
producing regions in Brazil. For this purpose, the research procedures used were
the documentary and bibliographical research triangulated with interviews. The
comparative analysis was made applying the Qualitative Comparative Analysis
(QCA) technique with adaptions for the historical-comparative study of the
“cases”, following the prescribed by Ragin (1987) and repeated in Brisola’s
studies (2013). Hte findings of this research highlight that the organizational and
institutional support is present and is important for the promotion of regions that
developed wine making. The territorial appreciation from geographic indications
and enotourism are world trends that showed to be efficient on the appreciation
of the national product. The marketing and promotion component also showed
itself to be of major importance to the wine market, once the costumers’ choices
are widely based on hedonic values. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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