Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38277
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JuanicePereiraSantosSilva.pdf11,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Possibilidades e desafios para o ensino de geografia em atividades práticas de hortas escolares : experiências com alunos do ensino fundamental anos finais diagnosticados com deficiência intelectual
Autor(es): Silva, Juanice Pereira Santos
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Deficiência intelectuaI
Geografia - estudo e ensino
Horta escolar
Educação inclusiva
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: SILVA, Juanice Pereira Santos. Possibilidades e desafios para o ensino de geografia em atividades práticas de hortas escolares: experiências com alunos do ensino fundamental anos finais diagnosticados com deficiência intelectual. 2019. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa de dissertação investiga as possibilidades e os desafios no processo de ensino e aprendizagem de Geografia em atividades práticas de horta escolar aos alunos com deficiência intelectual do 6o e 9o ano do ensino regular inclusivo no Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama-DF. O interesse pelo tema surgiu, a partir das situações vivenciadas pela pesquisadora, ao acompanhar as dificuldades dos professores de Geografia em ministrar e preparar aulas com práticas pedagógicas que favorecessem o aluno com deficiência intelectual a compreender os conteúdos geográficos. O respectivo estudo, de abordagem qualitativa como metodologia, tem o objetivo em analisar o uso das atividades práticas na horta como recurso didático-pedagógico aplicado pelo professor de Geografia no processo de ensino e aprendizagem dos alunos deficientes intelectuais do 6o e 9o ano do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Faz se necessário refletir sobre como são desenvolvidas as habilidades e competências dos temas trabalhados em sala de aula e pautar essa investigação como recurso e meio de incentivo para a construção do conhecimento científico, no processo ensino- aprendizagem para aluno com deficiência intelectual. Pretendeu-se promover aprendizagem significativa dos conteúdos geográficos aos alunos com deficiência intelectual, desenvolvidos nas atividades práticas da horta escolar e apresentar um roteiro didático-pedagógico com procedimentos para implantação de horta, técnicas de manejo e sugestões de atividades, realizadas com os alunos durante a investigação. O roteiro dispõe de questões baseadas nos conceitos geográficos que contribuíram para atingir melhor o potencial e a capacidade de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. Os resultados da pesquisa constataram que os alunos alcançaram diferentes aprendizados extracurriculares nas experiências em atividades práticas na horta escolar, interagiram com os conceitos geográficos em outras disciplinas e melhoraram nas relações interpessoais.
Abstract: This dissertation research investigates the possibilities and challenges in the process of teaching and learning Geography in practical activities of school garden to students with intellectual disabilities of the 6o and 9o grade of inclusive mainstream education in Elementary School Center 03 of Gama-DF. The interest about the subject arose from the situations experienced by the researcher, following the difficulties of Geography teachers in teaching and preparing lessons with pedagogical practices that favor the student with intellectual disabilities to understand the Geographic contents. The respective study, with a qualitative approach like methodology, aims to analyze the use of practical activities in the garden as a didactic-pedagogical resource applied by the Geography teacher in the teaching and learning process of students with intellectual disabilities in the 6o and 9o grade of elementary school final years of the public school system of the Federal District. It’s necessary to reflect about how the skills and competences of the themes worked in the classroom are developed and to base this investigation as a resource and form of incentive for the construction of scientific knowledge, in the teaching-learning process for students with intellectual disabilities. It was intended to promote meaningful learning of the geographic contents to students with intellectual disabilities, developed in the practical activities of the school garden and to present a didactic-pedagogical script with procedures for the implantation of the garden, management techniques and activity suggestion, performed with the students during the investigation. The script has questions based on geographical concepts that have contributed to better achieve the learning potential and learning ability of students with intellectual disabilities. The survey results found that students achieved different extracurricular learning experiences in practical activities in the school garden, interacted with geographical concepts in others subjects and improved interpersonal relationships.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.