Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Laranja, Ruth Elias de Paula | - |
dc.contributor.author | Silva, Juanice Pereira Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T15:21:50Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T15:21:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juanice Pereira Santos. Possibilidades e desafios para o ensino de geografia em atividades práticas de hortas escolares: experiências com alunos do ensino fundamental anos finais diagnosticados com deficiência intelectual. 2019. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38277 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de dissertação investiga as possibilidades e os desafios no
processo de ensino e aprendizagem de Geografia em atividades práticas de horta
escolar aos alunos com deficiência intelectual do 6o e 9o ano do ensino regular
inclusivo no Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama-DF. O interesse pelo tema
surgiu, a partir das situações vivenciadas pela pesquisadora, ao acompanhar as
dificuldades dos professores de Geografia em ministrar e preparar aulas com práticas
pedagógicas que favorecessem o aluno com deficiência intelectual a compreender os
conteúdos geográficos. O respectivo estudo, de abordagem qualitativa como
metodologia, tem o objetivo em analisar o uso das atividades práticas na horta como
recurso didático-pedagógico aplicado pelo professor de Geografia no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos deficientes intelectuais do 6o e 9o ano do Ensino
Fundamental Anos Finais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Faz se
necessário refletir sobre como são desenvolvidas as habilidades e competências dos
temas trabalhados em sala de aula e pautar essa investigação como recurso e meio
de incentivo para a construção do conhecimento científico, no processo ensino-
aprendizagem para aluno com deficiência intelectual. Pretendeu-se promover
aprendizagem significativa dos conteúdos geográficos aos alunos com deficiência
intelectual, desenvolvidos nas atividades práticas da horta escolar e apresentar um
roteiro didático-pedagógico com procedimentos para implantação de horta, técnicas
de manejo e sugestões de atividades, realizadas com os alunos durante a
investigação. O roteiro dispõe de questões baseadas nos conceitos geográficos que
contribuíram para atingir melhor o potencial e a capacidade de aprendizagem do aluno
com deficiência intelectual. Os resultados da pesquisa constataram que os alunos
alcançaram diferentes aprendizados extracurriculares nas experiências em atividades
práticas na horta escolar, interagiram com os conceitos geográficos em outras
disciplinas e melhoraram nas relações interpessoais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e desafios para o ensino de geografia em atividades práticas de hortas escolares : experiências com alunos do ensino fundamental anos finais diagnosticados com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectuaI | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation research investigates the possibilities and challenges in the process of teaching
and learning Geography in practical activities of school garden to students with intellectual
disabilities of the 6o and 9o grade of inclusive mainstream education in Elementary School Center
03 of Gama-DF. The interest about the subject arose from the situations experienced by the
researcher, following the difficulties of Geography teachers in teaching and preparing lessons
with pedagogical practices that favor the student with intellectual disabilities to understand the
Geographic contents. The respective study, with a qualitative approach like methodology, aims
to analyze the use of practical activities in the garden as a didactic-pedagogical resource applied
by the Geography teacher in the teaching and learning process of students with intellectual
disabilities in the 6o and 9o grade of elementary school final years of the public school system of
the Federal District. It’s necessary to reflect about how the skills and competences of the themes
worked in the classroom are developed and to base this investigation as a resource and form of
incentive for the construction of scientific knowledge, in the teaching-learning process for students
with intellectual disabilities. It was intended to promote meaningful learning of the geographic
contents to students with intellectual disabilities, developed in the practical activities of the school
garden and to present a didactic-pedagogical script with procedures for the implantation of the
garden, management techniques and activity suggestion, performed with the students during the
investigation. The script has questions based on geographical concepts that have contributed to
better achieve the learning potential and learning ability of students with intellectual disabilities.
The survey results found that students achieved different extracurricular learning experiences in
practical activities in the school garden, interacted with geographical concepts in others subjects
and improved interpersonal relationships. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|