http://repositorio.unb.br/handle/10482/38262
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_DéboraGonçalvesdeBastos.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Organização do trabalho pedagógico no 3° ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal : desafios e possibilidades |
Autor : | Bastos, Débora Gonçalves de |
Orientador(es):: | Silva, Edileuza Fernandes |
Assunto:: | Ensino fundamental Organização do trabalho Pedagogia - prática Escolas - organização e administração |
Data de defesa:: | 10-dic-2019 |
Citación : | BASTOS, Débora Gonçalves de. Organização do trabalho pedagógico no 3° ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal : desafios e possibilidades. 2019. 242 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Na esteira das transformações sociais e educacionais que incidem sobre o cenário brasileiro e do Distrito Federal, orientadas por legislações, projetos e políticas públicas, o trabalho pedagógico escolar requer o constante repensar de sua organização, desenvolvimento e avaliação. A partir dessa constatação, o objetivo desta pesquisa foi analisar como a organização do trabalho pedagógico no 3o ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal é compreendida e implementada pelos sujeitos envolvidos. Para o alcance de tal intento, a perspectiva crítico-dialética, fundamentada nos pressupostos do materialismo histórico- dialético, foi a opção para a realização do processo investigativo, delineado pela abordagem qualitativa, com estudo de caso. O levantamento dos dados foi realizado em uma escola, escolhida por estar entre as cinco primeiras a aderirem ao ciclo nos anos finais do Ensino Fundamental em 2013. Foram utilizados: análise documental, observação, entrevistas com um gestor da equipe diretiva, duas coordenadoras pedagógicas e um professor regente de cada componente curricular, além de grupo focal com quatro estudantes do 3o ciclo. A análise das narrativas produzidas nas entrevistas e no grupo focal foi sistematizada a partir de núcleos de significação em busca dos significados e sentidos constituídos pelos participantes acerca da organização do trabalho pedagógico que realizam. Os resultados da pesquisa sinalizam que o trabalho pedagógico é considerado como o processo intencional de construção do saber escolar, contudo, essa compreensão se pauta pela consciência comum, tornando a práxis um desafio aos que o organizam. Quanto ao projeto político-pedagógico, documento de identidade da escola, os resultados indicam a necessidade de avaliação do trabalho pedagógico pela própria escola para melhor coerência entre os pressupostos teóricos, o diagnóstico, os objetivos e ações, possibilitando maior unidade entre a OTP da escola e a de sala de aula. A apropriação dos pressupostos teórico-metodológicos (Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural) assumidos no Currículo da Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal constitui um desafio a ser enfrentado, diante do desconhecimento pelos docentes acerca dos pressupostos e do recurso aos conteúdos do currículo prescrito para organização do currículo vivido e avaliado em sala de aula. As compreensões sobre o desenvolvimento do currículo oscilam entre a lógica conteudista da escola seriada, contraditória à avaliação formativa e à progressão continuada das aprendizagens, e, a lógica das pedagogias invisíveis que possibilitam maior liberdade para o planejamento e desenvolvimento curricular. Algumas estratégias didático- pedagógicas vivenciadas por estudantes e professores revelam aproximações da integração curricular por meio da unicidade teórico-prática, da interdisciplinaridade e contextualização, e da flexibilização. Os projetos didático-pedagógicos previstos no PPP e desenvolvidos na escola são oportunos para o planejamento curricular integrado, ainda não alcançado e apontado pelos docentes como necessário para o trabalho no 3o ciclo. A avaliação formativa sinalizada como prática em sala de aula, favorece a inclusão dos estudantes no processo de aprendizagem e contribui para a reorganização do trabalho por meio da função diagnóstica e do feedback produzido e compartilhado. As avaliações externas são consideradas estranhas aos alunos, indicando a necessidade de um processo de legitimação no interior da escola para que possam servir às aprendizagens. O pré-conselho e Conselho de Classe tornaram-se espaços-tempos de participação, avaliação e aprendizagem a partir da organização em ciclos e são considerados fundamentais para a reflexão e reorientação do trabalho pedagógico. A avaliação institucional não é realizada de forma sistemática na escola, acontecendo apenas alguns momentos pontuais de avaliação do trabalho da escola por ela mesma. A compreensão sobre o princípio do 3o ciclo assume perspectivas diferenciadas que variam entre a promoção automática, a necessidade da reprovação e a progressão continuada das aprendizagens. A reprovação é considerada por alguns docentes como garantia das aprendizagens, forma de pressionar, motivar ou obrigar os estudantes a se envolverem nos estudos. No entanto, ficou evidente que a ameaça da reprovação não produz o desejo de aprender e nem o envolvimento no processo educativo, mas, um trabalho pedagógico organizado de forma articulada com a vida, que considere a finalidade social de democratização dos saberes escolares. A existência da reprovação nos 7o e 9o anos contraria o princípio da progressão continuada das aprendizagens e a da avaliação formativa praticada em sala de aula. A construção das categorias de análise, a partir da interlocução do trabalho empírico e do referencial teórico que fundamentou a pesquisa permitiu não só identificar desafios e possibilidades da organização do trabalho pedagógico no 3o ciclo, como também contribuir com a implementação dessa política na rede pública de ensino do Distrito Federal. A escassez de produções científico-acadêmicas acerca do trabalho pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental organizados em ciclos, e, a universalização dos ciclos no EF estabelecida no Plano Distrital de Educação do Distrito Federal 2015-2024 ratificam a relevância desta pesquisa em suas dimensões política, social, pedagógica e acadêmica. |
Abstract: | In the wake of the social and educational transformations that affect the Brazilian and Federal District scenario, guided by laws, projects and public policies, school pedagogical work requires the constant rethinking of its organization, development and evaluation. From this finding, the objective of this research was to analyze how the organization of pedagogical work in the 3rd cycle of elementary school of a public school in the Federal District is understood and implemented by the subjects involved. To achieve this goal, the critical-dialectical perspective, based on the assumptions of historical-dialectical materialism, was the option for carrying out the investigative process, outlined by the qualitative approach, with case study. Data collection was performed in a school, chosen to be among the first five to join the cycle in the final years of elementary school in 2013. We used: document analysis, observation, interviews with a manager of the management team, two pedagogical coordinators and a conducting teacher of each curricular component, as well as a focus group with four students of the 3rd cycle. The analysis of the narratives produced in the interviews and in the focus group was systematized from meaning nuclei in search of the meanings and meanings constituted by the participants about the organization of the pedagogical work they perform. The research results indicate that the pedagogical work is considered as the intentional process of construction of the school knowledge, however, this understanding is guided by the common conscience, making praxis a challenge to those who organize it. Regarding the political-pedagogical project, the school's identity document, the results indicate the need for evaluation of the pedagogical work by the school itself for better coherence between the theoretical assumptions, the diagnosis, the objectives and actions, enabling greater unity between the school's OTP. and the classroom one. The appropriation of the theoretical-methodological assumptions (Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology) assumed in the Curriculum of Basic Education of the public school of the Federal District constitutes a challenge to be faced, due to the teachers' lack of knowledge about the assumptions and the resource. curriculum content prescribed for organization of curriculum lived and evaluated in the classroom. Understandings about curriculum development oscillate between the content logic of the serial school, contradictory to formative assessment and the continued progression of learning, and the logic of invisible pedagogies that allow greater freedom for curriculum planning and development. Some didactic-pedagogical strategies experienced by students and teachers reveal approaches to curricular integration through theoretical and practical uniqueness, interdisciplinarity and contextualization, and flexibility. The didactic-pedagogical projects foreseen in the PPP and developed in the school are opportune for the integrated curriculum planning, not yet reached and pointed by the teachers as necessary for the work in the 3rd cycle. The formative assessment signaled as classroom practice favors the inclusion of students in the learning process and contributes to the reorganization of the work through the diagnostic function and the feedback produced and shared. External evaluations are considered foreign to students, indicating the need for a process of legitimation within the school so that they can serve learning. The pre-council and class council have become spaces-times for participation, evaluation and learning from the organization in cycles and are considered fundamental for the reflection and reorientation of the pedagogical work. Institutional evaluation is not carried out systematically at school, but there are only a few moments of evaluation of the school work itself. Understanding the 3rd cycle principle assumes different perspectives ranging from automatic promotion, the need for failure and the continued progression of learning. Disapproval is considered by some teachers as a guarantee of learning, a way to pressure, motivate or compel students to engage in studies. However, it became evident that the threat of failure does not produce the desire to learn or involvement in the educational process, but a pedagogical work organized in articulation with life, which considers the social purpose of democratization of school knowledge. Failure in grades 7 and 9 contradicts the principle of continuous learning progression and the formative assessment practiced in the classroom. The construction of the analysis categories, based on the interlocution of the empirical work and the theoretical framework that supported the research, allowed not only to identify challenges and possibilities of the organization of the pedagogical work in the 3rd cycle, but also to contribute to the implementation of this policy in the public school system. Federal District teaching. The scarcity of scientific-academic productions about pedagogical work in the final years of elementary school organized in cycles, and the universalization of cycles in the Elementary School established in the District Education Plan of the Federal District 2015-2024 ratify the relevance of this research in its political dimensions social, pedagogical and academic. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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