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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38258
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Title: O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica
Authors: Serra, Letícia Salazar
Orientador(es):: Alfinito, Solange
Assunto:: Comportamento do consumidor
Turismo
Modelos alternativos
Turismo comunitário
Issue Date: 26-Jun-2020
Citation: SERRA, Letícia Salazar. O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC: Uma perspectiva não-mercadológica. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O Turismo de Base Comunitária (TBC) não é um segmento turístico, mas um modelo alternativo de desenvolvimento do turismo que reforça o protagonismo das comunidades receptoras. Pesquisas que vislumbram abarcar a perspectiva dos turistas nesses novos modelos representam uma tentativa de preencher uma lacuna na literatura, haja visto que a natureza endógena do TBC contribui para o aprofundamento de investigações sob a perspectiva da oferta. Assim sendo, a presente investigação objetivou compreender o comportamento ambientalmente responsável do turista, acrescentando a visão dos residentes sobre o fenômeno. Para isso, duas etapas foram realizadas: uma direcionada à demanda, enquadrada como levantamento de opinião, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, e outra, direcionada à oferta, de abordagem qualitativa, por intermédio de entrevistas semiestruturadas. A coleta se deu entre os meses de maio e julho de 2019. Como principais resultados, verificou-se que os turistas possuem potenciais traços de consciência ambiental, e o comportamento ambientalmente responsável afeta positiva e significativamente o comportamento declarado em viagem desses consumidores. Ademais, os residentes veem o turismo de forma benéfica e mantêm uma boa relação com os visitantes, posicionando-se de forma distinta no mercado. Em suma, os resultados deste estudo fornecem contribuições em diferentes esferas. Sob a égide sócio-política identifica áreas de atenção para as políticas públicas. Gerencialmente, proporciona subsídios para a comercialização do TBC. E, por fim, contribui para a literatura especializada e demais interessados na gestão de um turismo mais responsável ao discutir uma temática carente de maiores aprofundamentos, sob uma perspectiva não-mercadológica.
Abstract: The community-based tourism (CBT) is not a tourist segment, it is an alternative model for tourism enhancement that reinforces the receiving communities as protagonists. Researches that aim to concern about tourist’s perspectives related to these new models represent an attempt to fill a literature gap about this subject, considering that the CBT endogenous nature contributes to intensify the investigations under the offer perspective. Therefore, this research aimed to comprehend the environmentally tourist behavior, adding the residents’ point of view related to this phenomenon. Then, two steps of the same study were made: the first one driven to the demand, classified as opinion survey, characterized as descriptive research with a quantitative approach, and another driven to the offer, with a quality approach, through semi-structured interviews. As main results, it was found that tourists have potential environmental awareness traits, and environmentally responsible behavior that positively and significantly influences the travel behavior of these consumers. In addition, residents see tourism in a beneficial way and maintain a good relationship with visitors, positioning themselves differently in the market. In short, the results of this study provide contributions on many spots. In relation to the socio-political perspective, it identifies areas that deserve public policies attention. About management of destine, it provides subsidies for the CBT commercialization. And, finally, it contributes to the specialized literature and others interested in the management of a more responsible tourism by discussing a theme that needs further study, under a nonmarket perspective.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
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