Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38256
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianadaCostaGomesdeSouza.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A arquitetura de paisagens e os parques nacionais nos EUA e no Brasil
Autor(es): Souza, Juliana da Costa Gomes de
Orientador(es): Franco, José Luiz de Andrade
Assunto: Arquitetura paisagística
Parques nacionais
Proteção ambiental
Paisagismo
Referência: SOUZA, Juliana da Costa Gomes de. A arquitetura de paisagens e os parques nacionais nos EUA e no Brasil. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desta dissertação é compreender a história da arquitetura de paisagens e de seus precursores e verificar como a sua relação com a criação dos primeiros parques nacionais contribui para um debate mais consistente sobre a conservação da natureza e a sustentabilidade no presente. Não há estudos na literatura que relacionem diretamente arquitetura de paisagens, parques nacionais, identidade nacional e os arquitetos de paisagens pioneiros da profissão. A descrição interdisciplinar densa e interpretativa desenvolvida aqui pode integrar esses conhecimentos dentro do estudo da história ambiental. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental inserida nas metodologias da história ambiental, complementada por entrevistas, pesquisa de campo e registros iconográficos. Como resultado, alcançou-se um melhor entendimento de valores, representações, ideias, concepções e visões de mundo dos precursores da arquitetura de paisagens sobre a natureza.
Abstract: The aim of this dissertation is to understand the history of landscape architecture and its precursors and to verify how its relationship with the creation of the first national parks contributes to a more consistent debate about nature conservation and sustainability in the present. There are no studies in the literature that directly relate landscape architecture, national parks, national identity and the pioneering landscape architects of the profession. The dense and interpretive interdisciplinary description developed here can integrate this knowledge into the study of environmental history. For this, a bibliographic and documentary research was inserted in the methodologies of the environmental history, complemented by interviews, field research and iconographic records. As a result, a better understanding of the values, representations, ideas, conceptions and worldviews of landscape architecture precursors on nature has been achieved.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.