Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Josenia Antunes | - |
dc.contributor.author | França, Stella Hadassa Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T14:01:16Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T14:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-01-16 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Stella Hadassa Ferreira. Texto multimodal na cibercultura: o fenômeno fanfiction. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38250 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fanfiction é um gênero textual narrativo presente na cibercultura. Consiste na apropriação e na
recriação literária de enredos e de personagens de uma determinada obra ficcional, geralmente
pertencente à cultura de massa. Esse gênero emergente será analisado à luz de conceitos da
Análise de Discurso Crítica. Por desenvolver-se em plataformas virtuais que abrem espaço para
múltiplas possibilidades semióticas, um dos aspectos mais relevantes da fanfiction é o seu
caráter multimodal, que será investigado com base na Teoria Social Semiótica da
Multimodalidade (TSSM), defendida por Kress e van Leeuwen ([1996]; 2006). A fanfiction, gênero
virtual situado no âmbito da intertextualidade e da multimodalidade, configura-se como prática
discursiva e social crescente na cibercultura. A escassez de estudos sobre o tema é perceptível,
principalmente no Brasil. A investigação aqui proposta pode abrir caminhos para novas formas
de letramentos aplicáveis ao ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Texto multimodal na cibercultura : o fenômeno fanfiction | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fanfiction | pt_BR |
dc.subject.keyword | Texto multimodal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cibercultura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Fanfiction is a narrative textual genre present in cyberculture. It consists in the appropriation and
re-creation of the plot and characters of a particular fictional work, usually belonging to mass
culture. This emerging genre will be analyzed in light of the concepts of Critical Discourse
Analysis. One of the most relevant aspects of fanfiction is its multimodal aspect, which will be
investigated based on the Semiotic Social Theory of Multimodality (SSTM), defended by Kress
and van Leeuwen ([1996];2006). Fanfiction, a virtual genre within the scope of intertextuality and
multimodality, is a growing discursive and social practice in cyberculture. The scarcity of studies
on the subject is perceptible, mainly in Brazil. The research proposed here may open the way to
new forms of literacy applicable to the school environment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|