Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38250
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_StellaHadassaFerreiraFrança.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Josenia Antunes-
dc.contributor.authorFrança, Stella Hadassa Ferreira-
dc.date.accessioned2020-06-26T14:01:16Z-
dc.date.available2020-06-26T14:01:16Z-
dc.date.issued2020-06-26-
dc.date.submitted2020-01-16-
dc.identifier.citationFRANÇA, Stella Hadassa Ferreira. Texto multimodal na cibercultura: o fenômeno fanfiction. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38250-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.pt_BR
dc.description.abstractFanfiction é um gênero textual narrativo presente na cibercultura. Consiste na apropriação e na recriação literária de enredos e de personagens de uma determinada obra ficcional, geralmente pertencente à cultura de massa. Esse gênero emergente será analisado à luz de conceitos da Análise de Discurso Crítica. Por desenvolver-se em plataformas virtuais que abrem espaço para múltiplas possibilidades semióticas, um dos aspectos mais relevantes da fanfiction é o seu caráter multimodal, que será investigado com base na Teoria Social Semiótica da Multimodalidade (TSSM), defendida por Kress e van Leeuwen ([1996]; 2006). A fanfiction, gênero virtual situado no âmbito da intertextualidade e da multimodalidade, configura-se como prática discursiva e social crescente na cibercultura. A escassez de estudos sobre o tema é perceptível, principalmente no Brasil. A investigação aqui proposta pode abrir caminhos para novas formas de letramentos aplicáveis ao ambiente escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTexto multimodal na cibercultura : o fenômeno fanfictionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFanfictionpt_BR
dc.subject.keywordTexto multimodalpt_BR
dc.subject.keywordGênero virtualpt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Fanfiction is a narrative textual genre present in cyberculture. It consists in the appropriation and re-creation of the plot and characters of a particular fictional work, usually belonging to mass culture. This emerging genre will be analyzed in light of the concepts of Critical Discourse Analysis. One of the most relevant aspects of fanfiction is its multimodal aspect, which will be investigated based on the Semiotic Social Theory of Multimodality (SSTM), defended by Kress and van Leeuwen ([1996];2006). Fanfiction, a virtual genre within the scope of intertextuality and multimodality, is a growing discursive and social practice in cyberculture. The scarcity of studies on the subject is perceptible, mainly in Brazil. The research proposed here may open the way to new forms of literacy applicable to the school environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.