http://repositorio.unb.br/handle/10482/38177
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2019_VeraLúciaCardosodeSousa.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | " A Dinâmica da Inovação no CDT/UNB : Uma Análise sob a Óptica do Modelo Hélice Tríplice" |
Authors: | Sousa, Vera Lúcia Cardoso de |
Orientador(es):: | Oliveira, Luiz Guilherme de |
Assunto:: | Inovação Neoschumpeteriano Hélice Tríplice Área do conhecimento Universidade de Brasília |
Issue Date: | 25-Jun-2020 |
Data de defesa:: | 27-Nov-2019 |
Citation: | SOUSA, Vera Lúcia Cardoso de . " A Dinâmica da Inovação no CDT/UNB : Uma Análise sob a Óptica do Modelo Hélice Tríplice". 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | A globalização tecnológica introduziu ao setor econômico uma dinâmica perspicaz ao contemplar o surgimento de novos arranjos institucionais como motor ao desenvolvimento econômico, expondo a importância dos processos inovativos. Nesse contexto, surgiram modelos de sistema inovativos apoiados na inovação como o alicerce fundamental. Assim, a presente pesquisa se propôs a analisar a dinâmica da inovação estabelecida no CDT/UnB sob a óptica do modelo de sistema inovativo Hélice Tríplice, no que concerne a execução de projetos de pesquisa nas áreas do conhecimento, baseando-se na apuração do quantitativo de projetos executados e expressividade da participação das instituições financiadoras nos dispêndios investidos em pesquisas durante o interstício de 2006 até 2018. Os resultados foram obtidos mediante pesquisa qualitativa com estratégia documental e indicaram que os financiamentos em pesquisas científicas tecnológicas possuem uma acentuada dependência da participação das organizações públicas; mostraram predominância da área do conhecimento Engenharia e Ciências Exatas na execução de projetos de pesquisas e, consequentemente, na captação de recursos; em contraponto, apontaram nível extremamente baixo de registros de patentes de invenção nessa modalidade. O levantamento dessas questões tem como pretensão auxiliar a UnB na elaboração e definição de estratégias para adesão de pesquisadores e financiadores para as pesquisas desenvolvidas nas áreas do conhecimento e executadas pelo NIT da universidade. |
Abstract: | The technological globalization has introduced an insightful dynamic to the economic business area as it contemplates the arise of new institutional arrangements as a driving force for economic development, exposing the importance of innovative processes. In this context, innovative system models have emerged based on innovation as the fundamental foundation. Therefore this research aimed to analyze the innovation dynamics established in the CDT/UnB from the perspective of the Triple Helix innovative system model, in relation with the execution of research projects in knowledge areas, based on the determination of the quantitative projects executed and in the expressiveness of the participation of the financing institutions in the invested expenditures on researches during 2006 to 2018. The results were obtained through qualitative research with documentary strategy and they indicated that funding for technological scientific research is highly dependent on the participation of public organizations. The results showed predominance of Engineering and Exact Science knowledge area in the execution of research projects and in fundraising consequently. In contrast, the results indicated an extremely low level of invention patent filings in this modality. The survey of these questions aims to support UnB in the elaboration and definition of strategies for the adhesion of researchers and financers to the researches developed in the knowledge areas and executed by the university's NIT. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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