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Título: A ficção como processo : personagens, manipulações e perturbações
Autor(es): Castro, Clarissa Coelho de
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Exposições
Personagem
Arte contemporânea
Data de publicação: 25-Jun-2020
Referência: CASTRO, Clarissa Coelho de. A ficção como processo: personagens, manipulações e perturbações. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta dissertação pretende compreender a ficção como processo poético a partir de cinco exposições realizadas no contexto brasileiro contemporâneo. As exposições Marcelo do Campo (2003) de Dora Longo Bahia, Geijitsu Kakuu (2006) de Yuri Firmeza, A de Arte – Coleção Duda Miranda (2006) de Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta, A Sociedade Cavalieri: 1585-1914 (2015-2016) de Pierre Lapalu e inventário; arte outra (2016) de Gustavo von Ha articulam a ficção na linguagem própria do sistema que mimetizam e assim discutem questões pertinentes a uma realidade crítica. As exposições observadas permitem a análise dos processos propostos por esses artistas que apresentam como poética ficcional a criação de personagens, a manipulação de uma situação de exposição e o manuseio das estratégias do próprio sistema da arte. As relações entre o existente e o inventado desdobram-se por toda a pesquisa e não se esgotam nela, uma vez que, à medida que a poética ficcional se infiltra no sistema, os processos artísticos pluralizam-se, proporcionando novas inclusões entre o real e o ficcional.
Abstract: This dissertation seeks to understand fiction as a poetic process based on five exhibitions held in the contemporary Brazilian art context. The exhibitions Marcelo do Campo (2003) by Dora Longo Bahia, Geijitsu Kakuu (2006) by Yuri Firmeza, A de Arte – Coleção Duda Miranda (2006) by Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta, A Sociedade Cavalieri: 1585-1914 (2015-2016) by Pierre Lapalu e inventário; arte outra (2016); by Gustavo von Ha articulate fiction in the language of the system that they mimic and thus discuss issues that are relevant to a critical reality. The observed exhibitions allow for the analysis of the fictional processes proposed by these artists who present the creation of characters, the manipulation of an exhibition situation and the handling of strategies of the art system itself. The relationship between the existing and the invented unfolds throughout the research and does not exhaust itself. As fictional poetics infiltrate the system, the artistic processes pluralize themselves, providing new inclusions between the real and the fictional.
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