Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Castro, Clarissa Coelho de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T11:56:51Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T11:56:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Clarissa Coelho de. A ficção como processo: personagens, manipulações e perturbações. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38145 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação pretende compreender a ficção como processo poético a partir de
cinco exposições realizadas no contexto brasileiro contemporâneo. As exposições
Marcelo do Campo (2003) de Dora Longo Bahia, Geijitsu Kakuu (2006) de Yuri
Firmeza, A de Arte – Coleção Duda Miranda (2006) de Marilá Dardot e Matheus Rocha
Pitta, A Sociedade Cavalieri: 1585-1914 (2015-2016) de Pierre Lapalu e inventário;
arte outra (2016) de Gustavo von Ha articulam a ficção na linguagem própria do
sistema que mimetizam e assim discutem questões pertinentes a uma realidade
crítica. As exposições observadas permitem a análise dos processos propostos por
esses artistas que apresentam como poética ficcional a criação de personagens, a
manipulação de uma situação de exposição e o manuseio das estratégias do próprio
sistema da arte. As relações entre o existente e o inventado desdobram-se por toda a
pesquisa e não se esgotam nela, uma vez que, à medida que a poética ficcional se
infiltra no sistema, os processos artísticos pluralizam-se, proporcionando novas
inclusões entre o real e o ficcional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A ficção como processo : personagens, manipulações e perturbações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exposições | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to understand fiction as a poetic process based on five
exhibitions held in the contemporary Brazilian art context. The exhibitions Marcelo do
Campo (2003) by Dora Longo Bahia, Geijitsu Kakuu (2006) by Yuri Firmeza, A de Arte
– Coleção Duda Miranda (2006) by Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta, A Sociedade
Cavalieri: 1585-1914 (2015-2016) by Pierre Lapalu e inventário; arte outra (2016); by
Gustavo von Ha articulate fiction in the language of the system that they mimic and
thus discuss issues that are relevant to a critical reality. The observed exhibitions allow
for the analysis of the fictional processes proposed by these artists who present the
creation of characters, the manipulation of an exhibition situation and the handling of
strategies of the art system itself. The relationship between the existing and the
invented unfolds throughout the research and does not exhaust itself. As fictional
poetics infiltrate the system, the artistic processes pluralize themselves, providing new
inclusions between the real and the fictional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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