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dc.contributor.advisorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.contributor.authorCastro, Clarissa Coelho de-
dc.date.accessioned2020-06-25T11:56:51Z-
dc.date.available2020-06-25T11:56:51Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.date.submitted2019-08-02-
dc.identifier.citationCASTRO, Clarissa Coelho de. A ficção como processo: personagens, manipulações e perturbações. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38145-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende compreender a ficção como processo poético a partir de cinco exposições realizadas no contexto brasileiro contemporâneo. As exposições Marcelo do Campo (2003) de Dora Longo Bahia, Geijitsu Kakuu (2006) de Yuri Firmeza, A de Arte – Coleção Duda Miranda (2006) de Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta, A Sociedade Cavalieri: 1585-1914 (2015-2016) de Pierre Lapalu e inventário; arte outra (2016) de Gustavo von Ha articulam a ficção na linguagem própria do sistema que mimetizam e assim discutem questões pertinentes a uma realidade crítica. As exposições observadas permitem a análise dos processos propostos por esses artistas que apresentam como poética ficcional a criação de personagens, a manipulação de uma situação de exposição e o manuseio das estratégias do próprio sistema da arte. As relações entre o existente e o inventado desdobram-se por toda a pesquisa e não se esgotam nela, uma vez que, à medida que a poética ficcional se infiltra no sistema, os processos artísticos pluralizam-se, proporcionando novas inclusões entre o real e o ficcional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA ficção como processo : personagens, manipulações e perturbaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordExposiçõespt_BR
dc.subject.keywordPersonagempt_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation seeks to understand fiction as a poetic process based on five exhibitions held in the contemporary Brazilian art context. The exhibitions Marcelo do Campo (2003) by Dora Longo Bahia, Geijitsu Kakuu (2006) by Yuri Firmeza, A de Arte – Coleção Duda Miranda (2006) by Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta, A Sociedade Cavalieri: 1585-1914 (2015-2016) by Pierre Lapalu e inventário; arte outra (2016); by Gustavo von Ha articulate fiction in the language of the system that they mimic and thus discuss issues that are relevant to a critical reality. The observed exhibitions allow for the analysis of the fictional processes proposed by these artists who present the creation of characters, the manipulation of an exhibition situation and the handling of strategies of the art system itself. The relationship between the existing and the invented unfolds throughout the research and does not exhaust itself. As fictional poetics infiltrate the system, the artistic processes pluralize themselves, providing new inclusions between the real and the fictional.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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