Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Fabrícia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Naves, Renata Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T11:40:19Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T11:40:19Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.citation | NAVES, Renata Magalhães. Experiência estética e posicionamento ético : a arte com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. 2019. 194 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38143 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como as atividades artísticas, desenvolvidas em uma ONG que
trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, se relacionam com as variadas
experiências dos participantes e o desencadear de posicionamentos éticos. Consideramos relevante realizar esta
pesquisa a partir da perspectiva da Psicologia Cultural e da abordagem Dialógica. Participaram do estudo oito
crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. O referencial metodológico foi o paradigma qualitativo, e a
construção de dados foi delineada em três fases no decorrer do ano de 2017 – início, meio e fim do ano, a partir de
observações das interações no contexto da ONG, e realização de sete encontros, videogravados, utilizando o
procedimento de roda de conversa mediada por filmes, desenhos e poesias, com o intuito de atingir o objetivo
proposto. As análises foram baseadas no Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à
Psicologia e organizadas em mapas temáticos semióticos, com o auxílio do software XMind 8 Update 7. Neste
estudo, foi evidenciado que a participação das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, em
atividades relacionadas com a arte, difere significativamente das ações que realizam no cotidiano, gera
aprendizagens e oportunidades com as quais, antes, eles/elas não tinham contato. Isso se deve ao processo de
mediação estética que promove, por meio da imaginação, a expansão da experiência e possibilita: a experiência
estética, a compreensão de regras e normas, o questionamento de padrões, valores, concepções e
posicionamentos éticos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experiência estética e posicionamento ético : a arte com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Posicionamento ético | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aimed to analyze how the artistic activities developed in an NGO that works with socially
vulnerable children and adolescents relate to the varied experiences of the participants and trigger ethical positions.
We consider relevant to conduct this research from the perspective of Cultural Psychology and the Dialogical
approach. Eight children and adolescents aged 10 to 14 years participated in the study. The methodological
framework was designed according to the qualitative paradigm, and data construction was delineated in three
phases during the year 2017 - beginning, middle and end of the year, based on observations of interactions in the
context and the conduction of seven video-recorded meetings, using the procedure of conversation circle mediated
by films, drawings and poetry, in order to achieve the proposed objective. The analyzis was based on the Dialogical
Thematic Analysis Method of Conversation adapted to psychology and organized in semiotic thematic maps with the
aid of the XMind 8 Update 7 software. In this study, it was evidenced that the participation of children and
adolescents, in a situation of social vulnerability, in art-related activities, differs significantly from the actions they
perform in their daily lives, generating learning and opportunities with which they had not previously had contact. This
is due to the process of aesthetic mediation that fosters the expansion of experience through imagination and
enables: aesthetic experience, the understanding of rules and norms, the questioning of standards, values,
conceptions, and ethical positioning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|