http://repositorio.unb.br/handle/10482/38137
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_LuizNolascodeRezendeJunior.pdf | 8,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Valores e histórias de vida no ambiente socioeducativo : uma proposta de intervenção em unidades de internação do DF |
Autor : | Rezende Júnior, Luiz Nolasco de |
Orientador(es):: | Pato, Claudia Márcia Lyra |
Assunto:: | Valores de adolescentes Socioeducação Educação ambiental Ecologia humana Histórias de vida |
Fecha de publicación : | 25-jun-2020 |
Data de defesa:: | 2-dic-2019 |
Citación : | REZENDE JÚNIOR, Luiz Nolasco de. Valores e histórias de vida no ambiente socioeducativo : uma proposta de intervenção em unidades de internação do DF. 2019. 232 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | A conduta delituosa de adolescentes é um problema social mundial. Compreender suas motivações pode ser um caminho para a integração social. Este estudo misto teve como objetivo mapear os valores e projetos de vida de jovens infratores, a fim de desenvolver uma intervenção pedagógica para promover valores pró-sociais. Uma amostra de 404 adolescentes que cumpriam uma medida socioeducativa de internação no Distrito Federal, Brasil, respondeu à pesquisa. Todos eram homens, com média de idade de 17,26 anos (σ = 1,25), com atraso escolar médio de quatro anos, oriundos de regiões de maior vulnerabilidade social. A análise fatorial confirmatória e a escala multidimensional confirmaram o modelo teórico: Estresse-1 = 0,141; DAF = 0,980; TCC = 0,990. Os valores predominantes da amostra foram: Autotranscendência (4,61) e Abertura à Mudança (4,63). A Classificação Hierárquica Descendente dos segmentos de texto das respostas às perguntas abertas sobre Sonhos / Projetos de Vida e Arrependimento / Aconselhamento sugeriu que os participantes desejavam obter formação para ter uma profissão, realização pessoal e melhoria de vida; e expressou desalento para a realização desses sonhos e projetos. Pela intervenção foi realizada uma triangulação concomitante pelo uso de narrativas autobiográficas para mudança de valores associados a atitudes pró-sociais e éticas e um teste de hipótese não paramétrico sobre o efeito da intervenção sobre possíveis mudanças nos valores dos adolescentes em uma unidade de internação socioeducativa do Distrito Federal. A amostra foi de 8 adolescentes durante quatro meses, com 26 encontros, buscando reforçar, por meio de autorrelatos biográficos, valores associados a atitudes pró-sociais e éticas. Após intervenção foram realizados testes não paramétricos de impacto do efeito pós-intervenção. A hipótese nula foi confirmada em 18 valores e nas 4 dimensões do modelo teórico. O Teste de Wilcoxon identificou um aumento significativo (p<0.05) para o Valor Poder Domínio, associado a atitudes agressivas, sugerindo a toxidade do ambiente para a promoção de atitudes pró-sociais. Os resultados estão alinhados aos estudos sobre valores de adolescentes, e sugerem que esses adolescentes possuem valores semelhantes aos encontrados em qualquer outro adolescente; apontam para: a importância de intervenções pedagógicas que colaborem para sua reintegração social; a necessidade de revisão das práticas desenvolvidas no ambiente socioeducativo, para maior ativação de valores pró- sociais; a maior aproximação de práticas pedagógicas ali desenvolvidas com as motivações e necessidades pessoais dos adolescentes infratores. |
Abstract: | Adolescent misconduct is a worldwide social problem. Understanding your motivations can be a path to social integration. This mixed study aimed to map the values and life projects of young offenders in order to develop a pedagogical intervention to promote prosocial values. A sample of 404 adolescents complying with a judicial restraint measure in the Federal District, Brazil, responded to the survey. All were men, with a mean age of 17.26 years (σ = 1.25), with average school delay of 4 years, coming from regions of greater social vulnerability. Confirmatory factor analysis and multidimensional scale confirmed the theoretical model: Stress-1 = 0.141; DAF = 0.980; TCC = 0.990. The predominant values of the sample were: Self-transcendence (4.61) and Openness to Change (4.63). The Descending Hierarchical Classification of the text segments of the answers to open-ended questions about Dreams / Life Projects and Repentance / Counseling suggested that participants wanted to be trained to havea profession, personal fulfillment and life improvement; and expressed dismay at the realization of these dreams and projects. Through the intervention, a concomitant triangulation was performed by autobiographical narratives to change values associated with prosocial and ethical attitudes and a non-parametric hypothesis test on the effect of the intervention on possible changes in adolescent values in a Distrito Federal’s freedom restriction unit. The sample consisted of 8 adolescents during four months, with 26 meetings, seeking to reinforce by biographical self-reports values associated with prosocial and ethical attitudes. After intervention, nonparametric post-impact tests were performed. The null hypothesis was confirmed in 18 values and in the 4 dimensions of the theoretical model. The Wilcoxon Test identified a significant increase (p <0.05) for the Domain Power Value, associated with aggressive attitudes, suggesting environmental toxicity to promote prosocial attitudes. The results are in line with studies on adolescent values, and suggest that adolescents have values similar to those found in any other adolescent; point to the importance of pedagogical interventions that collaborate in the social reintegration of these young people; the need to review practices developed for greater prosocial activation in the socio-educational environment; and closer approximation of pedagogical practices developed there with the motivations and personal needs of adolescent offenders. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.