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Título : O Whatsapp e o desenvolvimento da argumentação escrita : a produção textual no ensino de língua materna e as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão
Autor : Martins, Erikson de Carvalho
Orientador(es):: Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Tecnologias digitais de informação
Comunicação e expressão
Leitura e escrita
WhatsApp
Argumentação
Ensino e aprendizagem
Fecha de publicación : 24-jun-2020
Citación : MARTINS, Erikson de Carvalho. O Whatsapp e o desenvolvimento da argumentação escrita: a produção textual no ensino de língua materna e as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão. 2019. 414 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : A presente pesquisa insere-se nas discussões acerca da educação linguística mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), que alteraram profundamente as relações que estudantes e professores estabelecem com as práticas sociais de leitura e escrita. Atividades de leitura e escrita desenvolvidas no âmbito das TICE podem aproximar os estudantes das práticas cotidianas de uso da linguagem, bem como auxiliar o desenvolvimento de competências e habilidades imprescindíveis para uma efetiva aprendizagem e uso social da língua. Nesse sentido, as TICE apresentam muitos espaços de escrita onde são possíveis a expressão de posicionamento crítico e a construção de sentenças argumentativas para defendê-lo, como, por exemplo, o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, mensageiro bastante popular entre os nossos estudantes. Partindo desses pressupostos, esta pesquisa visou responder ao seguinte questionamento: como o desenvolvimento de atividades pedagógicas de discussão em grupos do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp pode aprimorar a argumentação escrita dos estudantes? A investigação em torno dessa questão teve por objetivo geral explorar as potencialidades interativas, linguísticas, multimidiáticas e hipermidiáticas do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp como recursos pedagógicos para o desenvolvimento da argumentação escrita dos estudantes. O desdobramento desse propósito delineou-se em três objetivos específicos: a) entender as relações que se estabelecem entre as práticas sociais de leitura e escrita e as novas tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão; b) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas direcionadas ao uso do WhatsApp como dispositivo para o desenvolvimento da argumentação escrita de estudantes em situações de ensino e aprendizagem; c) avaliar se atividades de produção textual do gênero chat em grupos do aplicativo WhatsApp podem aprimorar a argumentação escrita dos estudantes. Com relação ao referencial teórico que fundamenta esta pesquisa, buscamos o suporte de pesquisadores que investigam acerca das tecnologias digitais aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem e às novas práticas de leitura e escrita nos ambientes da rede, especialmente as desenvolvidas no WhatsApp. Ademais, apoiamo-nos em teóricos que apresentam estudos voltados para o campo da argumentação e para o desenvolvimento da competência argumentativa na produção textual. Como fio condutor do desenvolvimento metodológico, adotamos a metodologia da pesquisa-ação como forma de investigação da própria prática docente por meio do desenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio técnico integrado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos o diário de bordo; produções textuais do gênero chat desenvolvidas no WhatsApp; produções do gênero artigo de opinião e questionários respondidos pelos estudantes para avaliação da proposta de intervenção pedagógica. Os dados coletados foram organizados e analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que o aplicativo WhatsApp e a exploração de seus recursos multimidiáticos e hipermidiáticos são capazes de aprimorar o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos estudantes, contribuindo, ainda, para a interação e para a construção colaborativa do conhecimento.
Abstract: This research is part of discussions about language education mediated by Digital Information, Communication and Expression Technologies (TICE), which profoundly altered the relationships that students and teachers establish with the social practices of reading and writing. Reading and writing activities developed within the scope of TICE can bring students closer to everyday language use practices, as well as assisting in the development of competences and skills that are essential for effective language learning and use. In this sense, TICE presents many writing spaces where it is possible to express critical positioning and the construction of argumentative sentences to defend it, such as the instant messaging application WhatsApp, a popular messenger among our students. Based on these assumptions, this research aimed to answer the following question: How can the development of pedagogical group discussion activities of the WhatsApp instant messaging application improve students' written arguments? The research around this issue aimed to explore the interactive, linguistic, multimedia and hypermedia capabilities of the WhatsApp instant messaging application as pedagogical resources for the development of students' written arguments. The unfolding of this purpose was outlined in three specific objectives: a) to understand the relations that are established between the social practices of reading and writing and the new digital technologies of information, communication and expression; b) develop a set of pedagogical activities directed to the use of WhatsApp as a device for the development of students' written arguments in teaching and learning situations; c) evaluate whether textual production activities of the chat genre in WhatsApp application groups can enhance students' written argumentation. Regarding the theoretical framework that underlies this research, we seek the support of researchers who investigate about digital technologies applied to teaching and learning processes and new reading and writing practices in network environments, especially those developed in WhatsApp. Moreover, we rely on theorists who present studies focused on the field of argumentation and the development of argumentative competence in textual production. As a guiding thread of the methodological development, we adopted the action research methodology as a way of investigating the teaching practice itself through the development of a pedagogical intervention proposal applied to a 3rd year integrated technical high school class. As data collection instruments, we use the logbook; textual productions of the chat genre developed in WhatsApp; productions of the opinion article genre and questionnaires answered by the students to evaluate the pedagogical intervention proposal. The collected data were organized and analyzed from the perspective of content analysis. The research results indicate that the WhatsApp application and the exploitation of its multimedia and hypermedia resources are able to improve the development of students' argumentation skills, contributing to the interaction and collaborative construction of knowledge.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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