Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38069
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarolinaCamposMuniz.pdf5,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHanna, Elenice Seixas-
dc.contributor.authorMuniz, Carolina Campos-
dc.date.accessioned2020-06-22T12:38:02Z-
dc.date.available2020-06-22T12:38:02Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.date.submitted2019-11-19-
dc.identifier.citationMUNIZ, Carolina Campos. Efeitos do treino de mães e professoras como aplicadoras de um programa de ensino de leitura de histórias infantis. 2019. [88] f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38069-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo comparar o efeito do treino de professoras e mães para aplicarem o Módulo 3 do programa de ensino “Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos - ALEPP”. Foi verificado se o tipo de aplicador (professor e mãe) e o treinamento do aplicador tiveram efeito sobre o desempenho dos aprendizes no Módulo 3 e nos DLEs 3, e nas categorias comportamentais dos aplicadores. Participaram oito alunos de 4º ou 5º ano de uma escola pública, 4 professoras e 4 mães das crianças. Dez dos 15 livros do Módulo 3 – ALEPP foram lidos pelas crianças e monitorados pela mãe ou professora. As aplicadoras receberam instruções escritas iguais antes da leitura do Livro 1 e treinamento, com modelação e feedback sobre as intervenções anteriores, no Livro 4 ou no Livro 6. A leitura com compreensão foi avaliada antes e depois da aplicação do módulo e do treinamento das aplicadoras. Os resultados mostraram que o tipo de aplicadora não teve efeito nos desempenhos dos aprendizes. O treino das aplicadoras influenciou o desempenho dos aprendizes, com aumento de acertos e diminuição de erros, e os comportamentos dos aplicadores, com aumento das categorias “adequadas” e diminuições das “inadequadas”. O presente estudo mostrou a relevância das interações entre aplicador e aprendiz para favorecer o desenvolvimento de habilidades importantes para a criança, como a leitura com compreensão e autonomia na execução das tarefas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos do treino de mães e professoras como aplicadoras de um programa de ensino de leitura de histórias infantispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTreino parentalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - capacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - compreensãopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed compare the effect of teacher and mother training when applying teaching program "Learning to Read and Write in Small Steps", Module 3. It was verified if the applicator type (teacher or mother) and the applicator training had effect on the performance of the learners in Module 3 and in the DLEs 3, and in the behavioral categories of the applicators. The participants of the study were eight students from the 4th or 5th grade of a public school, 4 teachers and 4 mothers of the children. Ten of the 15 books in Module 3 - ALEPP were read by one child and monitored by her mother or teacher. Applicants received equal written instruction prior to reading Book 1 and training with modeling and feedback on previous interventions in Book 4 or Book 6. Comprehensive reading was assessed before and after application of the module and training of applicators. The results showed that the type of applicator had no effect on the learners' performances. The training of the applicators influenced the performance of the apprentices, by the increasing hits and decreasing errors, and also influenced the behaviors of applicators, by increasing “adequate” categories and decreasing “inadequate” categories. As conclusion, this study showed the relevance of interactions between applicator and learner in favor of the development of important skills for the child, such as reading with understanding and autonomy in the execution of tasks.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.