http://repositorio.unb.br/handle/10482/37928
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_InfluenciaLetramentoInformacional.pdf | 469,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
Autor(es): | Macedo, Murillo de Melo Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
Assunto: | Aprendizagem Educação básica Letramento informacional |
Data de publicação: | 2018 |
Editora: | Universidade de Brasília |
Referência: | MACEDO, Murillo de Melo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, p. 5-22, 1 fev. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020. |
Resumo: | Analisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) - ISSN 1983-5213 - Uma publicação da Universidade de Brasília - UnB - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.