Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37928
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfluenciaLetramentoInformacional.pdf469,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Murillo de Melo-
dc.contributor.authorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
dc.date.accessioned2020-06-01T13:36:58Z-
dc.date.available2020-06-01T13:36:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMACEDO, Murillo de Melo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, p. 5-22, 1 fev. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37928-
dc.description.abstractAnalisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordLetramento informacionalpt_BR
dc.rights.licenseRevista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) - ISSN 1983-5213 - Uma publicação da Universidade de Brasília - UnB - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.