Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37913
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoliticaEducacionalPobreza.pdf149,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Política educacional y pobreza en Brasília : un análisis crítico del plan distrital de educación
Autor(es): Pinelli, Laís Vieira
Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Pobreza
Educação e Estado - Distrito Federal
Igualdade
Data de publicação: Dez-2019
Editora: Centro de Estudios de Ciudad, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires
Referência: PINELLI, Laís Vieira; YANNOULAS, Silvia Cristina. Política educacional y pobreza en Brasília: un análisis crítico del plan distrital de educación. Cuestión Urbana, v. 3, n. 6, p. 33-46, dez. 2019. Disponível em: https://publicaciones.sociales.uba.ar/index.php/cuestionurbana/article/view/5321. Acesso em: 29 maio 2020.
Resumo: Este artículo reúne resultados de investigación sobre las formas en que la pobreza es abordada en el Plan Distrital de Educación de Brasilia. Utilizó el método materialista histórico y dialéctico. Las técnicas utilizadas incluyeron relevamiento bibliográfico, análisis documental y entrevistas con 8 interlocutores clave en el proceso de elaboración y aprobación del Plan. En este artículo presentamos fundamentalmente los resultados relativos al análisis documental. La primera parte del análisis documental buscó identificar la concepción de desigualdades educacionales, fracaso escolar, pobreza y desigualdad social, identificando también las propuestas de enfrentamiento para esas cuestiones. La segunda parte presenta las posibilidades y límites de una educación pública de calidad socialmente referenciada, en el sentido de constituirse en herramienta para la superación de la pobreza.
Abstract: Este artigo a presenta os resultados de pesquisa sobre as formas pelas quais a pobreza é tratada no Plano do Distrito Educacional de Brasília. Usou-se o método materialista histórico e dialético. As técnicas utilizadas incluem pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com 8 interlocutores chaves no processo de preparação e aprovação do Plano. Neste artigo, apresentamos fundamentalmente os resultados relacionados à análise documental. A primeira parte da análise documental buscou identificar as concepções de desigualdades educacionais, fracasso escolar, pobreza e desigualdade social, identificando também as estratégias de enfretamento dessas questões. A segunda parte apresenta as possibilidades e limites de uma educação pública de qualidade socialmente referenciada, no sentido de se tornar uma ferramenta para superação da pobreza.
Resumen: This article gathers research results on the ways in which poverty is addressed in the District Education Plan of Brasilia. He used the historical and dialectical materialistic method. The techniques used included bibliographic survey, documentary analysis and interviews with eight key interlocutors in the process of preparing and approving the Plan. In this article, we present fundamentally the results related to the documentary analysis. The first part of the documentary analysis sought to identify the conception of educational in equalities, school failure, poverty and social inequality, also identifying the proposals for confrontation for these issues. The second part presents the possibilities and limits of a public education of socially referenced quality, in the sense of becoming a tool for overcoming poverty.
Licença: Se permite y alienta la copia y utilización de todos los contenidos de este sitio web bajo los términos de una licencia Creative Commons BY-NC-SA 3.0.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.