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Título: Inovando o ensino de botânica por meio de práticas de produção de mudas nativas do Cerrado e montagem de um caderno de práticas botânicas
Autor(es): Magalhães, Emival Alves Ramos
Orientador(es): Silva, Lucia Helena Soares e
Assunto: Árvores nativas
Botânica - estudo e ensino
Preservação ambiental
Biologia - estudo e ensino
Mudas - cerrados
Produção de mudas
Data de publicação: 19-Mai-2020
Referência: MAGALHÃES, Emival Alves Ramos. Inovando o ensino de botânica por meio de práticas de produção de mudas nativas do Cerrado e montagem de um caderno de práticas botânicas. 2019. 123 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Se nos encontramos no bioma Cerrado por que não utilizar espécies do Cerrado para a arborização urbana? Tanto melhor se utilizarmos o processo de produção de mudas para dinamizar o ensino de Botânica, aproveitando o espaço para aulas práticas. Os objetivos do projeto foram: 1) Produzir mudas de árvores nativas do Cerrado à serem plantadas no município de Turvânia-Goiás, com o auxílio dos alunos do ensino médio, do Colégio Estadual Herculino Gomes Arantes. Foram aproveitas algumas etapas do processo para discutir temas botânicos; 2) Criar um “Caderno de práticas botânicas”, para estimular professores à inserirem mais aulas práticas em seus programas de biologia. Foram escolhidas dez espécies (9 arbóreas e 1 palmeira) para coleta de frutos e sementes: marmelada-de-bezerro, baru, jenipapo, ipê-rosa, ipê-amarelo, ingá-de-quatro-folhas, canzileiro, guapeva, cafezinho e gueroba. As coletas foram realizadas em propriedades particulares e/ou reservas nativas, entre os meses de outubro/ e julho/2018, com autorização dos proprietários e, em alguns casos, como dos “ipês” mudas jovens foram removidas de vias públicas, onde germinaram espontaneamente, mas não teriam condições de se estabelecerem. O beneficiamento de frutos/sementes, semeadura, construção dos canteiros, acompanhamento do desenvolvimento das mudas e manutenção da produção tiveram a participação ativa dos estudantes, promovendo significância no aprendizado de Botânica. O plantio das mudas ocorreu em área urbana pouco arborizada, próximo a pista de cooper e em áreas de nascentes e de matas de galeria, em propriedades particulares. No total, foram plantadas 1.332 mudas. Embelezamento da cidade, prazer estético, sombreamento, bem-estar para os moradores, alimentação e abrigo para fauna, além de promoção da conservação genética de espécies nativas, serão alguns benefícios proporcionados ao município pelo projeto, a curto prazo. Para o Caderno de práticas botânicas, foram propostas 10 aulas práticas, utilizando materiais simples e de baixo custo e possíveis de serem montadas independentes da existência de um laboratório de Biologia na escola. Todas as práticas foram montadas, testadas e aperfeiçoadas, com a participação dos alunos do Colégio, entre março e junho/2019. Cada uma conta com referencial teórico, como base para o professor, bibliografia de referência atualizada, material necessário, modo de preparo e resultados esperados. Foram aplicados questionários avaliativos, estruturados fechados, aos alunos e aos professores de Biologia, para verificar a aceitação das práticas, pelos professores de Biologia. Após publicação, o material será distribuído a professores, como ferramenta-auxiliar na melhoria do ensino de Botânica.
Abstract: If we are in the Cerrado biome why not use Cerrado species for urban afforestation? All the better if we use the seedling production process to streamline the teaching of botany, taking advantage of the space for practical classes. The objectives of the project were: 1) To produce seedlings of native Cerrado trees to be planted in the municipality of Turvânia-Goiás, with the help of high school students from the Herculino Gomes Arantes State College. Some steps of the process were taken to discuss botanical issues; 2) Create a “Botanical Practice Booklet” to encourage teachers to insert more practical classes into their biology programs. Ten species (9 trees and 1 palm) were selected to collect fruits and seeds: marmelada-de-bezerro, baru, babosa-branca, jenipapo, ipe rosa, ipe amarelo, ingá-de-quatro-folhas, canzileiro, guapeva and gueroba. The collections were carried out on private properties and / or native reserves, between October / July and 2018, with the permission of the owners and, in some cases, as the “ipês” young seedlings were removed from public roads, where they spontaneously germinated. but would not be able to settle down. The processing of fruits / seeds, sowing, construction of beds, monitoring of seedling development and maintenance of production had the active participation of students, promoting significance in learning Botany. Seedlings were planted in lightly wooded urban areas near the jogging track and in springs and gallery forests on private properties. In total, 1,332 seedlings were planted. Beautification of the city, aesthetic pleasure, shading, welfare for residents, food and shelter for wildlife, as well as promotion of genetic conservation of native species, will be some benefits provided to the municipality by the project in the short term. For the Notebook of Botanical Practices, 10 practical classes were proposed, using simple and inexpensive materials that could be assembled regardless of the existence of a biology laboratory in the school. All practices were assembled, tested and refined, with the participation of the students from March to June / 2019. Each one has a theoretical framework, such as teacher background, updated reference bibliography, necessary material, preparation method and expected results. Closed structured assessment questionnaires were applied to Biology students and teachers to verify the acceptance of the practices by Biology teachers. After publication, the material will be distributed to teachers as an auxiliary tool in improving the teaching of botany.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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