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Título: Sistemas semióticos em contexto de aprendizagem : criança com Síndrome de Down - professora do AEE - jogo matemático
Autor(es): Vale, Vilma Gonçalves do
Orientador(es): Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Crianças
Síndrome de Down - crianças
Salas de recursos generalistas
Atendimento educacional especializado
Síndrome de Down
Jogos educativos
Data de publicação: 19-Mai-2020
Referência: VALE, Vilma Gonçalves do. Sistemas semióticos em contexto de aprendizagem: criança com Síndrome de Down - professora do AEE - jogo matemático. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Desde o nascimento, a criança vive em contextos repletos de objetos e seus usos pragmáticos e significações são apresentadas, geralmente, pelos adultos que a cerca. Neste cenário, pode-se observar vários episódios interacionais sob a ótica da tríade criança, adulto e objeto, revelando a (re)construção do conhecimento humano ao longo da sua existência. Essas interações também ocorrem em muitos espaços escolares, dentre eles, nas salas de recursos generalista (SRG) existentes nas instituições escolares públicas da educação básica do Distrito Federal (DF). Esse ambiente é garantido por dispositivos legais que dispõem sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência na perspectiva inclusiva. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a interação triádica criança com Síndrome de Down, professora do AEE e jogo matemático na SRG para compreender quais são os sistemas semióticos construídos na interação triádica e como a tríade colabora no protagonismo da criança pré-linguística na própria aprendizagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujas informações foram acessadas por videogravações, em caráter longitudinal, complementadas pelo diário de bordo e documentos específicos do AEE. As informações coletadas foram selecionadas e analisadas microgeneticamente com o software Eudico Linguistic Annotador (ELAN) 5.5 do Max Planck Institute e organizadas no programa R. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP-CHS), pretendeu-se com esse estudo melhor compreensão do desenvolvimento e aprendizagem sobre o uso de objetos pedagógicos e a construção de significados na infância, por meio da relação triádica, e como crianças com desenvolvimento atípico, e suas estruturações de pensamento subjetivas, podem expressar seus mecanismos psíquicos de aprendizagem e protagonismo, tal qual outra criança de desenvolvimento típico expressa-se. Verificamos que a tríade nos convida a revisitar conceitos que trazem o status de deficiente como impeditivo de desenvolvimento, com vistas ao aumento de tempo-espaço de protagonismo das crianças com Síndrome de Down, mesmo com fala incipiente. A comunicação pautada na produção de gestos, expressões faciais e corporais amenizaram dificuldades na ausência da fala da criança. À medida que a criança se apropria do conhecimento apresentado pela professora, menor sua necessidade em produzir gestos indexicais de apontar-tocar e/ou apontar, e maior a produção de gestos ostensivos de mostrar a si nas funções exploratória e privada. Consequentemente, o fenômeno de autorregulação aumenta e a atenção às propostas de usos dos objetos demonstradas pela professora, porque a criança protagoniza os usos do objeto por experiências prévias e/ou por sua atenção ao que a professora realiza.
Abstract: Adults usually present the child lives in contexts full objects and their pragmatic uses and meanings from birth. In this scenario, one can observe several interactional episodes from the perspective of the triad child- adult-object, revealing the (re) construction of human knowledge throughout its existence. These interactions also occur in many school spaces, including generalist resource rooms (SRGs) in public elementary schools in the District Federal District (DF). Legal provisions on Specialized Educational Assistance (SEA) guarantee this environment for students with disabilities in an inclusive perspective. The main objective of this work was to analyze the triadic interaction with Down syndrome child-SEA teacher-mathematical game in SRG to understand what the semiotic systems are building in the triadic interaction and how the triad contributes to the protagonism of the pre-linguistic children in their own learning. This is a qualitative research, whose information were accessed by videotaping, longitudinally, complemented by the logbook and specific documents of the ESA. The information collected were selected and microgenetically analyzed with the Eudico Linguistic Annotator (ELAN) 5.5 software of the Max Planck Institute and organized in the R program. Approved by the Ethics Committee for Human Research (CEP-CHS), this study was intended better understanding of the development and learning about the use pedagogical objects and construction of meanings in childhood through the triadic relationship. In addition, how children with atypical development and their subjective thinking structures, can express their psychic mechanisms of learning and protagonism, as any other child of typical development expresses himself. We found that the triad invites us to revisit concepts that bring the status of disabled as a developmental impediment, with a view to increasing the time- space of protagonism of children with Down syndrome, even with incipient speech. Communication based on the production of gestures, facial and body expressions alleviated difficulties in the absence of the child's speech. As the child appropriates the knowledge presented by the teacher, the lower the need to produce indexical gestures of pointing-touching and / or pointing, and the greater the production of ostensible gestures of showing oneself in the exploratory and private functions. Consequently, the phenomenon of self- regulation increases and the attention to the proposed uses of objects demonstrated by the teacher, because the child act to uses of the object by previous experiences and / or by their attention to what the teacher performs.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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